domingo, 30 de março de 2025

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 5:1-16 - 01.04.2025

 Liturgia Diária


1 – TERÇA-FEIRA

4ª SEMANA DA QUARESMA


(roxo – ofício do dia da 4ª semana do saltério)


Todos os que estais com sede vinde buscar água, diz o Senhor; quem não tem dinheiro venha também e beba com alegria (Is 55,1).


Buscando as fontes da verdade que jorram nesta comunhão do Verbo e do Pão, elevemos nosso anseio pela plenitude do ser. Que sejamos desatados de todas as amarras que restringem nosso caminhar na senda da transcendência, onde a consciência se alarga e a vontade se ilumina. Na fusão do espírito com a luz primordial, avancemos livres, orientados pelo fulgor do eterno, discernindo, com reta razão, os caminhos que conduzem à realização plena. Que nenhuma sombra de servidão obscureça nosso horizonte, pois no desvelar da verdade reside a força que nos guia à suprema harmonia da existência.



Lectio sancti Evangelii secundum Ioannem 5,1-16

1 Post hæc erat dies festus Iudæorum, et ascendit Iesus Ierosolymam.
Depois disso, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.

2 Est autem Ierosolymis probatica piscina, quæ cognominatur hebraice Bethsaida, quinque porticus habens.
Ora, em Jerusalém, há uma piscina junto à Porta das Ovelhas, chamada em hebraico Betesda, que tem cinco pórticos.

3 In his iacebat multitudo magna languentium, cæcorum, claudorum, aridorum, exspectantium aquæ motum.
Neles jazia uma grande multidão de enfermos, cegos, mancos e paralíticos, esperando o movimento da água.

4 Angelus autem Domini descendebat secundum tempus in piscinam, et movebatur aqua. Et qui prior descendisset in piscinam post motionem aquæ, sanus fiebat a quacumque detinebatur infirmitate.
Pois um anjo do Senhor descia de tempos em tempos à piscina e agitava a água. O primeiro que entrava na piscina após a movimentação da água ficava curado de qualquer enfermidade que tivesse.

5 Erat autem quidam homo ibi, triginta et octo annos habens in infirmitate sua.
Estava ali um homem que há trinta e oito anos padecia de sua enfermidade.

6 Hunc cum vidisset Iesus iacentem, et cognovisset quia iam multum tempus habet, dicit ei: Vis sanus fieri?
Vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, Jesus lhe disse: Queres ficar curado?

7 Respondit ei languidus: Domine, hominem non habeo, ut, cum mota fuerit aqua, mittat me in piscinam; dum venio enim ego, alius ante me descendit.
Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha na piscina quando a água é agitada; e enquanto vou, outro desce antes de mim.

8 Dicit ei Iesus: Surge, tolle grabatum tuum et ambula.
Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.

9 Et statim sanus factus est homo ille: et sustulit grabatum suum, et ambulabat. Erat autem sabbatum in die illo.
E imediatamente aquele homem ficou curado, tomou o seu leito e começou a andar. Ora, aquele dia era um sábado.

10 Dicebant ergo Iudæi illi qui sanatus fuerat: Sabbatum est, non licet tibi tollere grabatum tuum.
Então os judeus disseram ao homem que havia sido curado: Hoje é sábado, não te é permitido carregar o teu leito.

11 Respondit eis: Qui me sanum fecit, ille mihi dixit: Tolle grabatum tuum, et ambula.
Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou disse-me: Toma o teu leito e anda.

12 Interrogaverunt ergo eum: Quis est ille homo qui dixit tibi: Tolle grabatum tuum, et ambula?
Perguntaram-lhe: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda?

13 Is autem qui sanus fuerat effectus, nesciebat quis esset. Iesus enim declinavit a turba constituta in loco.
Mas o que havia sido curado não sabia quem era, pois Jesus se havia retirado da multidão que ali estava.

14 Postea invenit eum Iesus in templo, et dixit illi: Ecce sanus factus es; iam noli peccare, ne deterius tibi aliquid contingat.
Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Eis que estás curado; não peques mais, para que não te suceda algo pior.

15 Abiit ille homo, et nuntiavit Iudæis quia Iesus esset qui fecit eum sanum.
O homem foi e contou aos judeus que fora Jesus quem o curara.

16 Propterea persequebantur Iudæi Iesum, quia hæc faciebat in sabbato.
Por isso os judeus perseguiam Jesus, porque fazia essas coisas no sábado.

Reflexão:

"Dicit ei Iesus: Surge, tolle grabatum tuum et ambula."
"Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda." (Jo 5:8)

Essa frase simboliza a transformação interior, a libertação e a responsabilidade do indivíduo sobre sua própria jornada. Jesus não apenas cura, mas chama o homem à ação, ao movimento, à autossuficiência na busca da verdade e da plenitude.

O homem à beira da piscina aguardava um milagre externo, sem perceber que a força da transformação habitava nele. Jesus, ao curá-lo, não apenas restitui sua saúde, mas o desperta para a responsabilidade sobre sua própria existência. Não há crescimento sem a coragem de caminhar por si mesmo. A estrada da verdade não é trilhada na espera passiva, mas na decisão de erguer-se e avançar. A liberdade se encontra no movimento, na ousadia de assumir a própria caminhada, pois apenas aquele que se levanta para a vida descobre o horizonte onde a plenitude se revela.


HOMILIA

O Chamado para a Plenitude do Ser

Na piscina de Betesda, um homem jaz prostrado há trinta e oito anos, esperando que algo externo o conduza à transformação. Sua condição reflete uma espera indefinida, uma dependência de forças exteriores que, segundo ele, não lhe permitem alcançar a mudança desejada. Quando Jesus lhe pergunta se quer ser curado, a resposta não é um "sim" imediato, mas uma explicação sobre sua impossibilidade de alcançar o que tanto espera.

Diante dessa hesitação, Jesus não lhe oferece um discurso sobre as dificuldades do mundo ou sobre as razões de sua condição. Simplesmente diz: "Levanta-te, toma o teu leito e anda" (Jo 5,8). Não há mais justificativas a dar, nem circunstâncias a lamentar. O que se apresenta ali é a oportunidade de assumir a própria existência, de erguer-se para além das limitações que o aprisionavam.

Aquele que permanece à espera de um agente externo para a sua realização perderá de vista a força interior que lhe foi concedida desde sempre. A vida não se revela na passividade, mas no impulso para a ação, no despertar para a liberdade do ser. Jesus não apenas cura, mas conduz ao entendimento de que a verdadeira restauração exige um movimento próprio. Não se trata de um milagre que impõe uma nova realidade sem esforço; é um chamado para que cada um tome posse de si mesmo e caminhe.

A plenitude não é uma dádiva que simplesmente recai sobre nós, mas uma conquista daquele que ousa responder ao chamado da existência. No momento em que o homem se levanta e caminha, não apenas seu corpo é restaurado, mas também sua essência é resgatada. A estrada da verdade e da realização está diante de nós, esperando apenas que, ao invés de esperar que algo nos leve até ela, tenhamos a coragem de erguer-nos e avançar.


EXPLICAAÇÃO TEOLÓGICA

"Levanta-te, toma o teu leito e anda" (Jo 5,8): A Chamada à Plenitude do Ser

A ordem de Jesus ao paralítico à beira da piscina de Betesda não é apenas um milagre físico, mas uma revelação profunda da vocação humana à plenitude. Cada palavra dessa frase contém um chamado teológico essencial que ressoa na dinâmica da salvação, da liberdade e da responsabilidade pessoal diante da graça divina.

1. "Levanta-te" – O Despertar para a Vida Verdadeira

O verbo "levantar-se" (ἔγειρε, egeire), no contexto bíblico, não significa apenas um movimento físico, mas frequentemente alude à ressurreição e à transformação espiritual. É o mesmo verbo usado para descrever a ressurreição de Jesus (Mc 16,6). Aqui, Jesus não apenas cura um corpo enfermo, mas desperta uma alma adormecida para a realidade de sua dignidade e liberdade. O homem estava há trinta e oito anos esperando uma mudança vinda de fora, preso à ideia de que apenas o movimento das águas poderia salvá-lo. Jesus lhe mostra que o verdadeiro movimento não está na água, mas na resposta da alma ao chamado divino.

2. "Toma o teu leito" – A Assunção da Própria História

O leito, que antes era símbolo de imobilidade e dependência, agora se torna um testemunho de superação. Jesus não manda o homem simplesmente abandonar sua antiga condição, mas assumir sua própria história. Ele deve carregar o que antes o carregava. Isso indica que a cura não é uma ruptura com o passado, mas uma integração de tudo o que foi vivido, agora sob uma nova luz. O leito não é descartado, mas tomado como um sinal de transformação.

Teologicamente, isso nos ensina que a graça não destrói a natureza, mas a eleva. A ação divina não nos anula, mas nos capacita a assumirmos nossa jornada com um novo sentido. O paralítico não é chamado a esquecer quem foi, mas a testemunhar quem se tornou.

3. "E anda" – A Caminhada da Liberdade

O último imperativo "anda" (περιπάτει, peripatei) tem um significado que ultrapassa o simples ato de caminhar. No contexto bíblico, "andar" está associado ao modo de vida, ao seguimento do caminho de Deus (Sl 1,1; Ef 5,8). Jesus não apenas liberta aquele homem da paralisia, mas o convida a trilhar um novo caminho.

Isso significa que a salvação não é um estado estático, mas um dinamismo. O homem não foi curado para permanecer no mesmo lugar, mas para caminhar. A vida espiritual exige movimento, crescimento e busca constante. Cristo não apenas nos tira da condição de paralisia espiritual, mas nos envia a percorrer um caminho de maturidade e verdade.

Conclusão: A Salvação Como Resposta Ativa

A frase "Levanta-te, toma o teu leito e anda" revela que a salvação é um chamado à liberdade e à responsabilidade. Jesus concede a graça, mas exige uma resposta ativa. Não basta receber a cura; é necessário levantar-se, assumir a própria vida e caminhar para a plenitude do ser.

O paralítico de Betesda representa toda a humanidade prostrada diante das circunstâncias, esperando uma solução externa. Mas Jesus nos recorda que o verdadeiro movimento vem de dentro, da decisão de acolher sua palavra e dar o primeiro passo. Esse primeiro passo é sempre um ato de fé. E, uma vez dado, abre-se diante de nós o caminho da vida verdadeira.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

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Santo do dia

Oração Diária

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