terça-feira, 19 de março de 2024

LITURGIAE HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 8,51-59 - 21.03.2024

Liturgia Diária


21 – QUINTA-FEIRA 

5ª SEMANA DA QUARESMA


(roxo, prefácio da paixão I – ofício do dia)



Evangelho: João 8,51-59 

Antífona:

"Guardando suas palavras, encontramos vida eterna. Jesus, o Eterno, revela-se antes de Abraão. Sua glória, do Pai procede. Nele, encontramos a verdadeira liberdade. Hosana ao Filho de Deus!"


João 8, 51-59, (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51."Em verdade, em verdade, vos digo: se alguém guardar minha palavra, jamais verá a morte."

52.Os judeus disseram então: "Agora sabemos que estás possesso. Abraão morreu, assim como os profetas, e tu dizes: 'Se alguém guardar minha palavra, jamais provará a morte'.

53.És acaso maior do que nosso pai Abraão, que morreu? Também os profetas morreram. Quem pretendes ser?"

54.Jesus respondeu: "Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que dizeis ser vosso Deus,

55.mas que não conheceis. Eu, porém, o conheço e se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso como vós. Mas o conheço e guardo sua palavra.

56.Abraão, vosso pai, exultou por ver meu dia. Viu-o e alegrou-se."

57.Disseram-lhe, então, os judeus: "Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?"

58.Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade, vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou."

59.Então pegaram em pedras para atirar nele. Mas Jesus se ocultou e saiu do Templo. - Palavra da Salvação.


Reflexão:

 "Em verdade, em verdade, vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou." (João 8:58)


Neste trecho do Evangelho de João, vemos Jesus confrontando os judeus sobre sua identidade divina. Ele afirma sua preexistência antes de Abraão, usando a expressão "Eu Sou", que evoca a revelação divina a Moisés no Antigo Testamento. Isso causa uma reação forte entre os judeus, que não conseguem compreender ou aceitar a reivindicação de Jesus.

A reflexão aqui nos leva a considerar a nossa própria compreensão da identidade de Jesus. Ele não é apenas um grande mestre ou líder espiritual; ele é Deus encarnado. Como os judeus da época, muitos ainda lutam para entender plenamente essa verdade. No entanto, é fundamental para nossa fé reconhecer que Jesus é o Filho de Deus, aquele que veio para trazer salvação e vida eterna para todos que creem Nele. Que possamos buscar conhecê-lo mais profundamente e confiar em sua palavra, mesmo quando enfrentamos desafios em nossa compreensão.


HOMILIA

 "A Eternidade de Cristo: Fonte da Liberdade e da Verdade"


Meus irmãos e irmãs na fé, ao contemplarmos o Evangelho segundo João, capítulo 8, versículos 51 a 59, somos convidados a mergulhar nas profundezas da identidade de Cristo e na liberdade que Ele nos oferece. Hoje, somos desafiados a refletir sobre a afirmação audaciosa de Jesus: "Em verdade, em verdade, vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou" (João 8:58).

Nesta passagem, Jesus não apenas revela Sua divindade, mas também nos aponta para a essência da nossa própria existência. Ele não é apenas um mestre ou profeta; Ele é o próprio Deus, a fonte de toda a vida e verdade. Ao proclamar "Eu Sou", Jesus nos conecta com a revelação divina dada a Moisés no monte Sinai. Ele é a manifestação viva da presença eterna de Deus no meio de nós.

Essa declaração não é apenas uma questão teológica, mas tem implicações profundas para nossa vida diária. Ao reconhecer Jesus como o "Eu Sou", somos convidados a nos render a Ele completamente, confiando em Sua autoridade e sabedoria divinas. Em um mundo cheio de incertezas e falsas promessas de liberdade, Jesus nos oferece a verdadeira liberdade que vem de guardar Sua palavra.

Guardar a palavra de Cristo não significa apenas obedecer a um conjunto de regras, mas sim viver em comunhão íntima com Ele. É mergulhar na profundidade do Seu amor e deixar que Sua verdade transforme nossas vidas. É através dessa comunhão que encontramos a verdadeira liberdade - liberdade do pecado, do medo e da morte.

No entanto, como os judeus da época de Jesus, muitas vezes resistimos a essa verdade. Preferimos confiar em nossas próprias forças e entender as coisas à nossa maneira. Mas Jesus nos desafia a ir além de nossas limitações humanas e a confiar plenamente Nele.

Que hoje possamos nos render à autoridade divina de Cristo, reconhecendo-O como o "Eu Sou" que nos liberta. Que possamos guardar Sua palavra em nossos corações e permitir que Sua verdade nos guie em cada passo do caminho. E que, ao fazê-lo, experimentemos a plenitude da vida que Ele veio nos dar. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário