segunda-feira, 11 de março de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 5,1-16 - 12.03.2024

Liturgia Diária


12 – TERÇA-FEIRA 

4ª SEMANA DA QUARESMA


(roxo – ofício do dia)



Evangelho: João 5,1-16

Antífona:

Numa festa dos judeus, em Jerusalém, Jesus encontrou um homem enfermo havia 38 anos. Com compaixão, o curou num sábado, desafiando tradições. Após a cura, o homem foi instruído a não pecar mais.


João 5,1-16 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – 01. Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.

02. Ora, em Jerusalém existe, próximo da porta das Ovelhas, um tanque chamado em hebraico Betesda, que tem cinco pórticos.

03. Nestes jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos e paralíticos, esperando o movimento da água.

04. Porque um anjo descia de tempos em tempos, agitando-a; e o primeiro que aí descia, depois do movimento da água, era curado de qualquer enfermidade que tivesse.

05. Achava-se ali um homem enfermo havia trinta e oito anos.

06. Vendo-o deitado e sabendo que estava enfermo havia tanto tempo, Jesus perguntou-lhe: "Queres ser curado?"

07. Respondeu-lhe o enfermo: "Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; enquanto estou a caminho, desce outro antes de mim."

08. Disse-lhe Jesus: "Levanta-te, pega tua cama e anda."

09. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua enxerga e começou a andar. Ora, aquele dia era um sábado.

10. Por isso, diziam os judeus ao homem que tinha sido curado: "É sábado! Não te é permitido carregar tua enxerga."

11. Ele respondeu-lhes: "Aquele que me curou disse: 'Pega tua enxerga e anda'."

12. Perguntaram-lhe então: "Quem é o homem que te disse: 'Pega tua enxerga e anda'?"

13. Mas o que tinha sido curado não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado, havendo muita gente naquele lugar.

14. Mais tarde, Jesus encontrou-o no Templo e disse-lhe: "Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te aconteça coisa pior."

15. O homem foi então contar aos judeus que era Jesus quem o tinha curado.

16. E foi por isso que os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas no sábado.

- Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Levanta-te, pega tua cama e anda." (João 5:8)


Este relato do Evangelho de João nos mostra um momento em que Jesus demonstra sua compaixão e poder de cura. Ele se aproxima de um homem que estava doente há décadas e, em vez de esperar pelo movimento da água no tanque de Betesda, oferece-lhe uma cura instantânea.

A resposta do homem doente mostra uma mentalidade de resignação, como se estivesse preso à sua condição sem esperança de mudança. No entanto, Jesus o desafia a desejar a cura e a acreditar que isso é possível, superando as barreiras físicas e emocionais que o prendiam.

A cura desencadeada por Jesus também nos lembra que Ele não está limitado pelas regras e tradições humanas. Mesmo no dia de sábado, considerado sagrado para os judeus, Jesus age em favor do bem-estar e da restauração das pessoas.

Além disso, a advertência de Jesus para que o homem não peque mais após sua cura nos lembra da importância do arrependimento e da mudança de vida. A cura física é apenas uma parte do quadro completo; Jesus se preocupa também com a saúde espiritual de cada indivíduo.

Assim, este episódio nos desafia a reconhecer nossa necessidade de cura, tanto física quanto espiritual, e a confiar na capacidade transformadora de Jesus em nossas vidas. Ele é aquele que oferece cura, libertação e nova vida para todos os que O buscam com fé e sinceridade.


HOMILIA

"A Cura que Desafia Tradições e Convida à Transformação"


Queridos irmãos e irmãs,


O Evangelho que acabamos de ouvir nos apresenta um momento poderoso na vida de Jesus, um episódio que vai além da mera cura física. Nele, somos convidados a contemplar a profundidade do amor e da misericórdia de Cristo, bem como a ser desafiados em nossa própria jornada de fé e transformação.

Neste texto, encontramos Jesus em Jerusalém durante uma festa dos judeus. Ele se dirige a um local conhecido como Tanque de Betesda, onde uma multidão de enfermos, cegos, coxos e paralíticos aguardava um suposto movimento de cura das águas. Em meio a essa cena, destaca-se um homem enfermo há 38 longos anos.

O encontro entre Jesus e esse homem é marcado por uma pergunta profunda e transformadora: "Queres ser curado?" Essa simples pergunta nos convida a refletir sobre nossos próprios anseios de cura e transformação. Muitas vezes, podemos nos encontrar presos em nossas próprias limitações, esperando por uma mudança que parece inatingível. Mas Jesus nos chama a sair da resignação e a desejar a cura, a libertação e a plenitude que Ele oferece.

A resposta do homem revela não apenas sua condição física, mas também sua resignação e falta de esperança. Ele expressa sua incapacidade de se curar sozinho, de encontrar ajuda para alcançar o tanque no momento certo. No entanto, Jesus não se detém nas desculpas ou nas limitações humanas. Ele emite uma ordem poderosa: "Levanta-te, pega tua enxerga e anda."

Essas palavras não são apenas um convite à cura física, mas também um chamado à transformação espiritual. Jesus desafia não apenas a condição física do homem, mas também sua disposição interior. Ele convida-o a superar não apenas suas limitações físicas, mas também suas barreiras emocionais e espirituais.

O encontro com Jesus não apenas cura o corpo, mas também renova a alma. No entanto, essa renovação não é sem responsabilidade. Jesus adverte o homem curado a não pecar mais, reconhecendo que a verdadeira cura vai além da restauração física; ela também exige uma mudança de coração e uma vida orientada pela vontade de Deus.

Queridos irmãos e irmãs, este Evangelho nos desafia a refletir sobre nossa própria busca por cura e transformação. O encontro com Jesus nos convida a sair da resignação e a desejar a plenitude que Ele oferece. Ele nos chama a superar nossas limitações e a abraçar a vida em sua plenitude, vivendo de acordo com sua vontade e sendo instrumentos de sua graça neste mundo.

Que possamos, como o homem curado, responder ao convite de Jesus com fé e determinação, buscando não apenas a cura física, mas também a transformação interior que Ele oferece. Que possamos abrir nossos corações para o amor e a misericórdia de Cristo, permitindo que Ele nos conduza à verdadeira plenitude e vida abundante.

Que assim seja. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário