terça-feira, 5 de março de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: Lucas 11,14-23 - 07.03.2024

Liturgia Diária


7 – QUINTA-FEIRA 

3ª SEMANA DA QUARESMA


(roxo – ofício do dia)



Evangelho: Lucas 11,14-23 

Antífona:

Em meio às multidões, Jesus expulsa demônios, surpreendendo a todos. Ele desafia aqueles que duvidam, mostrando a unidade do Reino e a vitória sobre o mal. Quem não está com Ele, está contra Ele.


Lucas 11,14-23 (Bíblia de Jerusalém)

14. Leitura do livro do profeta Jeremias – Assim fala o Senhor: Estava Jesus expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas.

15. Mas alguns deles disseram: "Ele expulsa os demônios pelo poder de Beelzebu, príncipe dos demônios".

16. Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu.

17. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e uma casa cairá sobre outra.

18. Ora, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como seu reino subsistirá? Pois dizeis que eu expulso os demônios pelo poder de Beelzebu.

19. Se eu expulso os demônios pelo poder de Beelzebu, por quem os vossos discípulos os expulsam? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes.

20. Mas se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, então chegou para vós o Reino de Deus.

21. Quando um homem forte e bem armado guarda a sua própria casa, seus bens estão seguros.

22. Mas quando chega um mais forte do que ele e o vence, arranca-lhe as armas em que confiava e distribui seus despojos.

23. Quem não está comigo está contra mim; e quem não recolhe comigo dispersa." - Palavra da Salvação.


Reflexão:

 "Quem não está comigo está contra mim; e quem não recolhe comigo dispersa" (Lucas 11:23)


Neste trecho do Evangelho segundo Lucas, Jesus é confrontado por aqueles que duvidam de sua autoridade e tentam desacreditá-lo atribuindo seus milagres ao poder de Satanás. Jesus responde com uma série de argumentos lógicos e ilustrações, mostrando que suas ações estão em linha com a vontade divina e que ele está de fato trazendo o Reino de Deus à Terra.

A metáfora do homem forte e bem armado guarda sua casa, representando Satanás, e a chegada de um mais forte, representando Jesus, que o vence e toma sua casa, é uma imagem poderosa que ilustra a vitória de Cristo sobre as forças do mal. Jesus deixa claro que aqueles que não estão com ele estão contra ele, e que não há neutralidade na fé.

Essa passagem nos desafia a refletir sobre nossa própria postura em relação a Jesus. Estamos ao seu lado, comprometidos com seu Reino e seus ensinamentos, ou estamos contra ele, permitindo que nossas próprias vontades ou outras influências nos afastem da verdade? A decisão de seguir a Cristo é crucial, e este Evangelho nos lembra da importância de escolher o caminho que nos leva à vida eterna.


HOMILIA

Escolhas Definidoras: Estar com Cristo ou Contra Ele


Queridos irmãos e irmãs em Cristo,


Hoje, no Evangelho segundo Lucas (11:14-23), somos confrontados com uma passagem que vai além da narrativa de um simples milagre. Este relato nos leva a refletir sobre as escolhas que fazemos em nossas vidas e as consequências profundas dessas escolhas.

Jesus, em sua missão de amor e redenção, expulsa um demônio de um homem mudo. No entanto, em vez de reconhecerem o poder divino manifesto em sua ação, alguns acusam Jesus de realizar milagres pelo poder de Satanás. Aqui, encontramos um momento crucial de decisão: a quem vamos atribuir o poder e a autoridade de Jesus?

A resposta de Jesus é clara e direta: "Quem não está comigo está contra mim; e quem não recolhe comigo dispersa" (Lucas 11:23). Essas palavras não são apenas uma declaração de autoridade, mas também uma chamada à ação para todos nós. Jesus está nos desafiando a escolher um lado, a tomar uma posição definitiva em relação a Ele.

Estar com Cristo não é uma questão de mera adesão superficial ou identificação nominal. É uma adesão do coração, uma entrega total de nossas vidas a Ele. Significa aceitar seu senhorio sobre nós e comprometer-nos com sua causa de amor, justiça e misericórdia. Significa viver em conformidade com seus ensinamentos e exemplo, buscando sempre a vontade do Pai.

Por outro lado, estar contra Cristo é escolher o caminho da oposição e da rebelião. É rejeitar sua mensagem de salvação e recusar-se a submeter-se a seu senhorio. É seguir os ditames do egoísmo, do orgulho e do pecado, ignorando as consequências devastadoras dessa escolha.

É importante compreender que não há meio-termo nesta questão. Não podemos ficar em cima do muro quando se trata de seguir a Cristo. Ele exige uma resposta definitiva, uma decisão que moldará o curso de nossas vidas e determinará nosso destino eterno.

Hoje, somos desafiados a examinar sinceramente nossos corações e a considerar em que lado estamos. Estamos verdadeiramente com Cristo, comprometidos com sua causa e dispostos a segui-lo onde quer que nos leve? Ou estamos nos dispersando, seguindo nossos próprios interesses e desejos egoístas?

Que possamos responder ao chamado de Jesus com coragem e convicção, escolhendo estar com Ele em todas as circunstâncias. Que possamos renunciar a tudo o que nos separa dele e nos empenhar sinceramente em construir o Reino de Deus aqui na terra. Que nossas vidas sejam testemunhas vivas do seu amor e da sua graça, para a glória do Pai.

Que assim seja. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário