domingo, 17 de março de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: Mateus 1,16.18-21.24 - 19.03.2024

Liturgia Diária


19 – TERÇA-FEIRA 

SÃO JOSÉ


ESPOSO DE MARIA E PADROEIRO DA IGREJA


(branco, glória, creio, pref. próprio – ofício da solenidade)



Evangelho: Mateus 1,16.18-21.24 

Antifona:

Nasceu de Maria, por obra divina, o Salvador, nomeado Jesus. José, em sua justiça, acolheu Maria como esposa, cumprindo o desígnio de Deus. O Espírito Santo, em Maria, gerou o Filho de Deus, e José, obediente, realizou o plano celestial.


Mateus 1, 16.18-21.24 (Bíblia de Jerusalém):

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus –16.Jacó foi pai de José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.

18.Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava desposada com José; antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo.

19.José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente.

20.Enquanto assim pensava, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: "José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo.

21.Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados."

24.Levantando-se José do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa. 

- Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados." (Mateus 1:21)


Este trecho do Evangelho de Mateus nos oferece uma visão profunda do nascimento de Jesus e do papel de José na história. José, sendo justo, enfrentou uma situação difícil quando descobriu que Maria estava grávida antes de coabitarem. Seu primeiro impulso foi separar-se dela discretamente para não expô-la à vergonha pública. Porém, quando o anjo do Senhor apareceu a ele em um sonho, explicou-lhe o plano divino e instou-o a aceitar Maria como sua esposa.

José exemplifica a obediência e a confiança em Deus. Ele não compreendia totalmente o que estava acontecendo, mas escolheu confiar no plano de Deus e agir conforme as instruções divinas. Sua obediência foi fundamental para a realização das profecias messiânicas.

Além disso, o nome "Jesus" significa "Deus salva". Através deste nome, podemos perceber o propósito divino da vinda de Jesus ao mundo: a salvação da humanidade dos seus pecados. Isso nos leva a refletir sobre o grande amor e misericórdia de Deus, que enviou seu Filho para redimir a humanidade e oferecer a todos a oportunidade de reconciliação e vida eterna.

Portanto, ao contemplar este relato, somos convidados a imitar a fé e a obediência de José, confiando nos planos de Deus mesmo quando não os entendemos completamente, e a celebrar a maravilhosa dádiva da salvação que recebemos através de Jesus Cristo.


HOMILIA

A Obediência Silenciosa de José: Um Testemunho de Fé e Serviço


Queridos irmãos e irmãs em Cristo,


Hoje, somos convidados a contemplar o Evangelho segundo Mateus (1,16.18-21.24), que nos apresenta a figura de São José, o justo esposo de Maria e guardião do Menino Jesus. Este trecho das Escrituras revela-nos um dos episódios mais profundos e significativos da história da salvação, marcado pela obediência silenciosa e pela fé inabalável de José.

Em primeiro lugar, somos confrontados com a realidade da concepção virginal de Jesus. Maria, sendo prometida a José, concebe por obra do Espírito Santo antes de coabitar com ele. Este evento extraordinário ressalta a intervenção direta de Deus na história humana, anunciando o nascimento do Salvador, que veio para redimir a humanidade de seus pecados.

Contudo, o foco desta passagem não recai apenas sobre Maria, mas também sobre José. José, homem justo, enfrenta um dilema angustiante ao descobrir a gravidez de Maria. Sua reação inicial, de separar-se dela em segredo, demonstra sua bondade e integridade. No entanto, ao ser interpelado pelo anjo em um sonho, José é chamado a um serviço maior: acolher Maria como sua esposa e assumir a paternidade de Jesus.

Aqui, encontramos uma lição poderosa sobre a importância da obediência e da confiança em Deus, mesmo diante das circunstâncias mais desconcertantes. José, sem entender completamente o plano divino, submete-se à vontade de Deus com humildade e coragem. Sua resposta ao chamado celestial é um testemunho de fé exemplar, caracterizada pela prontidão para servir e obedecer.

Além disso, a figura de José nos ensina sobre a importância do silêncio e da humildade na jornada da fé. José não buscou reconhecimento ou glória terrena por sua fidelidade; ao contrário, ele agiu discretamente, permitindo que sua vida testemunhasse o poder transformador da obediência a Deus.

Neste tempo de Advento, somos convidados a refletir sobre a vida e o exemplo de São José. Que possamos imitar sua disposição para servir, sua prontidão para obedecer e sua fé inabalável na providência divina. Que possamos também aprender com sua humildade e seu silêncio, reconhecendo que, assim como José, somos chamados a desempenhar nosso papel na história da salvação, confiando na graça e na orientação de Deus.

Que o exemplo de São José nos inspire a acolher Jesus em nossas vidas e a segui-Lo com coragem e fidelidade. Que ele interceda por nós junto ao seu Filho, para que possamos, como ele, responder com generosidade ao chamado de Deus e cooperar com sua obra redentora no mundo.

Que assim seja. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário