quinta-feira, 28 de março de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: Marcos 16,1-7 - 30.03.2024

Liturgia Diária


30 – SÁBADO 

VIGÍLIA PASCAL


(branco, glória, prefácio da Páscoa I – ofício próprio)



Evangelho: Marcos 16,1-7 

Antífona:

No sepulcro vazio, a esperança floresce,

A alvorada revela o vulto da vida.

Em busca do Salvador, encontramos a verdade,

Anunciada pelos mensageiros celestiais:

"Ele ressuscitou, não está aqui!"

Nossa fé se fortalece na promessa cumprida.


Marcos 16,1-7 (Bíblia de Jerusalém)

1.Passado o sábado, Maria de Magdala, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para irem embalsamar o corpo de Jesus.

2.E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao nascer do sol, dirigiram-se ao túmulo.

3.Diziam entre si: “Quem nos retirará a pedra da entrada do túmulo?”.

4.Mas, olhando, viram que a pedra, que era muito grande, tinha sido removida.

5.Entrando no túmulo, viram um jovem sentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram assustadas.

6.Mas ele disse-lhes: “Não vos assusteis! Procurais a Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ressuscitou, não está aqui; eis o lugar onde o depositaram.

7.Ide, pois, dizer a seus discípulos e a Pedro que ele vos precede na Galileia. Lá o vereis, como vos disse”.

- Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Ele lhes disse: 'Não tenham medo. Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o colocaram.'" (Mc 16,6)


O relato da ressurreição de Jesus, conforme registrado no Evangelho de Marcos, é um momento de grande impacto e mistério. As mulheres que vão ao túmulo encontram a pedra removida e um jovem vestido de branco, que anuncia a ressurreição de Jesus. Este evento é central para a fé cristã, pois marca a vitória sobre a morte e confirma a promessa de vida eterna para aqueles que creem. A mensagem do anjo às mulheres, para que anunciem aos discípulos a ressurreição de Jesus, destaca o papel crucial das testemunhas da ressurreição na proclamação do evangelho. Assim, somos convidados a refletir sobre a importância da ressurreição de Jesus em nossa própria vida e a compartilhar essa esperança com os outros, como testemunhas vivas da obra redentora de Cristo.


HOMILIA

"O Poder Transformador da Ressurreição: Uma Jornada da Dúvida à Fé"


Queridos irmãos e irmãs em Cristo,


Hoje, nos reunimos para contemplar um dos eventos mais transformadores na história da humanidade: a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. No Evangelho de Marcos, somos levados a testemunhar este momento de profunda significância, onde as mulheres vão ao sepulcro para ungir o corpo de Jesus, apenas para se depararem com algo inesperado e glorioso.

Ao chegarem ao túmulo, elas encontram a pedra removida e um jovem vestido de branco dentro do sepulcro vazio. Este mensageiro celestial as surpreende com palavras que ecoam até os nossos dias: "Não tenham medo. Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o colocaram."

Essas palavras, tão simples e yet tão profundas, ecoam através dos séculos, convidando-nos a refletir sobre a natureza do nosso próprio encontro com Cristo ressuscitado. Assim como as mulheres no Evangelho, muitas vezes somos confrontados com a dúvida, o medo e a incerteza em nossas vidas. Mas é precisamente neste momento de incerteza que somos chamados a encontrar a verdadeira fonte de esperança e renovação.

A ressurreição de Jesus não é apenas um evento histórico distante; é uma realidade viva que continua a ecoar em nossas vidas hoje. Ela nos convida a transcender nossas próprias limitações e a abraçar a promessa de vida eterna que Jesus nos oferece. É uma lembrança poderosa de que, mesmo nos momentos mais sombrios de nossas vidas, há sempre uma luz de esperança que brilha, uma luz que não pode ser apagada pela morte ou pelo desespero.

Portanto, queridos irmãos e irmãs, neste dia sagrado da Páscoa, sejamos renovados em nossa fé na ressurreição de Cristo. Deixemos que essa fé nos guie em nossas jornadas pessoais da dúvida à certeza, do medo à coragem, da morte para a vida eterna. Que possamos nos abrir para a presença viva e transformadora de Jesus ressuscitado em nossas vidas, permitindo que Ele nos conduza em direção à plenitude da vida que Ele veio nos oferecer.


Que a luz da ressurreição brilhe em nossos corações hoje e sempre. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário