quarta-feira, 6 de março de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: Marcos 12,28-34 - 08.03.2024

Liturgia Diária


8 – SEXTA-FEIRA 

3ª SEMANA DA QUARESMA


(roxo – ofício do dia)



Evangelho: Marcos 12,28-34 

Antífona:

"Escuta, Israel, Deus é único Senhor, ama-O com todo teu ser. E o próximo como a ti mesmo, é o mandamento supremo. Amar a Deus sobre tudo, é mais que sacrifícios. Estamos próximos do Reino com este amor pleno."


Marcos 12,28-34 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 28 Um dos escribas que os ouvira disputar, sabendo que lhes tinha respondido bem, aproximou-se dele e perguntou-lhe: "Qual é o primeiro de todos os mandamentos?"

29 Jesus respondeu: "O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

30 Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças.

31 E o segundo é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes."

32 O escriba disse-lhe: "Muito bem, Mestre, com razão disseste que ele é o único e que não há outro além dele.

33 Amar a Deus de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios."

34 Jesus, vendo que ele havia respondido sabiamente, disse-lhe: "Não estás longe do Reino de Deus." E ninguém mais ousava fazer-lhe perguntas. - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Marcos 12:30-31)


Neste trecho do Evangelho segundo Marcos, Jesus responde a uma pergunta crucial sobre os mandamentos mais importantes da Lei. Ele destaca o amor a Deus sobre todas as coisas e o amor ao próximo como a si mesmo como os mandamentos principais. Essa ênfase no amor resume toda a Lei e os Profetas.

A reflexão aqui nos leva a ponderar sobre a profundidade do amor que Jesus ensina. Ele não apenas instrui sobre o amor a Deus e ao próximo, mas também enfatiza a integridade e a totalidade desse amor, que deve emanar de todo o nosso ser: coração, alma, mente e forças.

Além disso, Jesus reconhece a sabedoria da resposta do escriba, destacando que compreender e viver esses mandamentos nos aproxima do Reino de Deus. É uma chamada à ação, para que possamos buscar constantemente viver em amor e em conformidade com os mandamentos de Deus, reconhecendo que esse é o caminho para uma vida verdadeiramente abundante e significativa.


HOMILIA

 O Chamado ao Amor Supremo


Queridos irmãos e irmãs em Cristo,


Hoje, mergulhamos no Evangelho de Marcos (12:28-34), onde somos convidados a refletir sobre o maior mandamento, um ensinamento que ressoa através dos séculos e ecoa em nossos corações até os dias de hoje.

O escriba, buscando conhecimento, questiona Jesus sobre qual é o mandamento mais importante de todos. E a resposta de Jesus, embora simples em palavras, é profundamente significativa em sua essência. Ele nos direciona para o âmago da existência humana, revelando o caminho do amor.

"Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças", proclama Jesus. Aqui, somos chamados a um compromisso total com o amor a Deus. Não apenas com palavras vazias, mas com a totalidade de nosso ser. É um amor que transcende o intelecto e mergulha nas profundezas do nosso ser, moldando cada pensamento, palavra e ação.

E, em seguida, Jesus nos instrui a amar nosso próximo como a nós mesmos. Este é um chamado ao amor prático e compassivo. É um convite para estender a mão em compaixão, para ver o rosto de Cristo em cada pessoa que encontramos. É amar sem limites, sem fronteiras, sem condições.

Esses dois mandamentos, o amor a Deus e ao próximo, estão intrinsecamente entrelaçados. Pois como podemos afirmar que amamos a Deus, a quem não vemos, se não amamos aqueles que estão diante de nós? Como podemos professar devoção a Deus, se nosso coração está fechado para as necessidades dos outros?

Ao reconhecer a profundidade e a vastidão desses mandamentos, somos confrontados com o desafio de viver uma vida de amor autêntico. Um amor que não é fácil, um amor que muitas vezes nos leva além de nossa própria vontade, um amor que nos chama ao sacrifício.

Mas, ao mesmo tempo, é um amor que nos liberta. Pois é somente no amor que encontramos a plenitude da vida. É somente através do amor que experimentamos a verdadeira alegria e paz. É somente no amor que nos tornamos verdadeiramente semelhantes a Deus, que é amor.

Neste mundo marcado pela divisão e pelo ódio, somos chamados a ser portadores do amor de Deus. Somos chamados a ser luzes que brilham em meio às trevas, testemunhando ao mundo o poder transformador do amor divino.

Portanto, que neste dia e em todos os dias de nossas vidas, possamos nos comprometer com o maior mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos. Que este amor seja a força que guia nossas ações, que molda nossos relacionamentos e que define nossa existência.

Que assim seja. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário