sexta-feira, 8 de março de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 3,14-21 - 10.03.2024

Liturgia Diária


10 – DOMINGO 

4º DA QUARESMA


(roxo ou róseo, creio – 4ª semana do saltério)



Evangelho: João 3,14-21 

Antífona:

"Elevado como a serpente no deserto, o Filho do Homem traz a luz. O amor de Deus se revela na salvação, não em condenação. Aqueles que creem são guiados à vida eterna, enquanto os que rejeitam a luz permanecem nas trevas."


 João 3,14-21 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 14. "E do mesmo modo que Moisés elevou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja elevado,

15. para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.

16. Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

17. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.

18. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus.

19. Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

20. Com efeito, todo o homem que pratica o mal odeia a luz e não se aproxima dela, para que suas obras não sejam reprovadas.

21. Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas obras são realizadas em Deus." - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3,16)


Neste trecho do Evangelho de João, Jesus faz uma analogia entre sua própria crucificação e o episódio do deserto, quando Moisés ergueu uma serpente de bronze para curar o povo. Assim como olhar para a serpente no deserto significava cura e vida, crer em Jesus e olhar para Ele crucificado significa vida eterna para todos que creem. Deus ama o mundo de tal maneira que envia seu próprio Filho, não para condenar, mas para salvar. No entanto, essa salvação é uma escolha: aqueles que creem são salvos, enquanto os que rejeitam a luz de Cristo permanecem em condenação. A mensagem é clara: escolher a verdade e a luz de Cristo é escolher a vida eterna.


HOMILIA

A Luz que Revela o Amor Divino


Meus amados irmãos e irmãs em Cristo, hoje somos chamados a contemplar o profundo mistério do amor de Deus, revelado de forma sublime no Evangelho segundo João, capítulo 3, versículos 14 a 21.

Neste trecho das Escrituras, somos convidados a refletir sobre o ato supremo de amor divino: "Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3,16). Aqui reside o âmago da nossa fé cristã, a essência do Evangelho, a manifestação suprema do amor de Deus pela humanidade.

É uma verdade que ultrapassa a compreensão humana: o Criador do universo, em sua infinita misericórdia, enviou seu próprio Filho ao mundo não para condená-lo, mas para salvá-lo. Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado, veio como luz ao mundo, para dissipar as trevas do pecado e da morte, e nos conduzir à vida eterna.

Contudo, a resposta a esse amor divino é uma escolha que cada um de nós deve fazer. A luz de Cristo brilha sobre todos, mas alguns escolhem permanecer nas trevas, porque suas obras são más. O Evangelho nos adverte que aqueles que rejeitam a luz permanecem na condenação, pois recusam a salvação oferecida gratuitamente por Deus.

No entanto, não se trata apenas de uma questão de crença intelectual, mas de uma entrega profunda do coração. Crer em Jesus Cristo não é apenas aceitar uma doutrina, mas permitir que sua luz penetre em nossas vidas, transformando-nos completamente. É seguir seus passos, viver de acordo com sua verdade e amor, e deixar que sua graça nos molde à sua imagem.

Assim, irmãos e irmãs, somos desafiados a examinar nossos corações diante deste Evangelho. Será que verdadeiramente aceitamos o presente divino da salvação? Estamos dispostos a abandonar as obras das trevas e nos aproximar da luz de Cristo? Permitimos que sua verdade nos guie em todas as áreas de nossas vidas?

Que possamos, hoje e sempre, abrir nossos corações ao amor redentor de Deus, que nos é oferecido através de Jesus Cristo. Que possamos nos deixar transformar pela sua luz e viver em conformidade com a sua vontade. Que possamos, assim, experimentar a plenitude da vida eterna que Ele nos prometeu.

Que o Espírito Santo nos ilumine e nos fortaleça nesta jornada de fé, para que, ao final de nossas vidas terrenas, possamos contemplar face a face o amor eterno de Deus, que nos foi revelado em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário