segunda-feira, 18 de março de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 8,31-42 - 20.03.2024

Liturgia Diária


20 – QUARTA-FEIRA 

5ª SEMANA DA QUARESMA


(roxo, prefácio da paixão I – ofício do dia)



Evangelho: João 8,31-42 

Antífona:

"Na verdade permanecei, discípulos meus, e sereis libertos. Conheceis a verdade que vos liberta. Filhos de Abraão, discerni vossa paternidade. O pecado escraviza, mas o Filho vos liberta. Deus é Pai, amai-vos e reconhecei a verdade."


João 8,31-42 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 31.Dizia então Jesus aos judeus que tinham acreditado nele: "Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos;

32.conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

33.Responderam-lhe: "Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: 'Sereis livres'?"

34.Jesus replicou: "Em verdade, em verdade vos digo: todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.

35.O escravo não fica na família para sempre, mas o filho permanece para sempre.

36.Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.

37.Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não penetra em vós.

38.Eu falo do que vi junto do Pai, e vós fazeis o que ouvistes de vosso pai."

39.Eles responderam-lhe: "Nosso pai é Abraão." Disse-lhes Jesus: "Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.

40.Mas, agora, procurais matar-me, a mim que vos disse a verdade que ouvi de Deus. Isso, Abraão não o fez.

41.Vós fazeis as obras do vosso pai." Disseram-lhe eles: "Não fomos nós que nascemos da prostituição; um só é nosso pai: Deus."

42.Respondeu-lhes Jesus: "Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou. - Palavra da Salvação.


Reflexão:

 "Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos; conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8,31-32).


Neste diálogo entre Jesus e os judeus, vemos uma importante lição sobre a verdadeira liberdade. Jesus declara que aqueles que permanecem em sua palavra serão verdadeiramente livres. Ele não se refere apenas à liberdade física, mas à liberdade espiritual que vem através do conhecimento da verdade e do seguimento de seus ensinamentos.

Entretanto, os judeus que ouviam Jesus estavam presos a uma visão limitada de liberdade, confiando apenas em sua descendência de Abraão como garantia de liberdade. Eles não compreendiam a escravidão do pecado que os mantinha cativos. Jesus aponta que a verdadeira filiação a Abraão não é apenas uma questão de linhagem física, mas também de praticar suas obras.

Jesus revela a verdadeira identidade espiritual daqueles que o rejeitam, sugerindo que eles são filhos daquele que se opõe a Deus. Ele desafia suas alegações de filiação divina, convidando-os a demonstrar amor genuíno, que é o verdadeiro sinal de pertencimento a Deus.

Esta passagem nos lembra que a verdadeira liberdade está em conhecer e seguir a verdade de Cristo, que nos liberta do pecado e nos conduz à vida plena em comunhão com Deus. É um chamado para examinarmos onde colocamos nossa confiança e como vivemos em relação à verdade divina, buscando não apenas uma liberdade passageira, mas a verdadeira liberdade que só Cristo pode oferecer.


HOMILIA

"A Verdade que Liberta: Permanecendo em Cristo"


Queridos irmãos e irmãs,


Hoje, somos convidados a refletir sobre o profundo significado da verdade que liberta, conforme nos é revelado no Evangelho de João 8,31-42. Neste trecho, Jesus dirige-se aos judeus que acreditaram nele, oferecendo-lhes uma lição sobre a verdadeira liberdade que só pode ser encontrada em um relacionamento íntimo com Ele.

Jesus começa afirmando: "Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos". Aqui, ele nos lembra da importância de não apenas ouvir sua palavra, mas de permanecer nela, de viver de acordo com ela, de deixar que ela guie nossas vidas. É um chamado para uma comunhão constante com Cristo, que nos leva a um profundo conhecimento da verdade.

E qual é essa verdade? Jesus nos diz que é Ele próprio. Ele é a verdade encarnada, a revelação do amor de Deus ao mundo. Conhecer a verdade não é apenas adquirir conhecimento intelectual, mas é entrar em um relacionamento vivo com Cristo, que transforma e liberta.

No entanto, os judeus não compreendem plenamente o que Jesus está ensinando. Eles confiam em sua linhagem física como descendentes de Abraão, mas Jesus aponta que a verdadeira filiação a Abraão não é apenas uma questão de sangue, mas de praticar suas obras. Eles estão presos a uma visão limitada de liberdade, não compreendendo a escravidão do pecado que os aprisiona.

Jesus revela então a verdadeira identidade espiritual daqueles que o rejeitam, sugerindo que são filhos daquele que se opõe a Deus. Ele os desafia a examinar suas próprias vidas, a reconhecer suas ações e a quem verdadeiramente servem.

E nós, queridos irmãos e irmãs, somos chamados a nos questionar: Em quem estamos confiando para nossa libertação? Estamos verdadeiramente permanecendo na palavra de Cristo, deixando que ela transforme nossas vidas e nos conduza à verdadeira liberdade?

Que possamos responder a esse chamado com corações abertos, permanecendo firmes na palavra de Cristo, conhecendo a verdade que nos liberta e vivendo como verdadeiros discípulos d'Ele, para a glória de Deus e a salvação de nossas almas.

Que assim seja. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário