sábado, 9 de março de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 4,43-54 - 11.03.2024

Liturgia Diária


11 – SEGUNDA-FEIRA 

4ª SEMANA DA QUARESMA


(roxo – ofício do dia)



Evangelho: João 4,43-54

Antífona:

Naquele tempo, Jesus partiu para a Galileia, onde realizou milagres e ensinou com autoridade. Sua palavra curou e transformou corações, revelando o amor divino.


 João 4,43-54 (Bíblia de Jerusalém):

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 43.Passados os dois dias, partiu Jesus dali e foi para a Galileia. 

44. Jesus mesmo tinha declarado que um profeta não é honrado em sua própria terra. 

45. Ao chegar à Galileia, os galileus o receberam bem, pois tinham visto tudo o que ele fizera em Jerusalém, durante a festa. Pois eles também tinham ido à festa.

46.Jesus voltou a Caná da Galileia, onde tinha transformado a água em vinho. Havia em Cafarnaum um funcionário do rei, cujo filho estava doente. 

47. Ouvindo que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia, foi ter com ele e pediu-lhe que fosse curar seu filho, que estava à morte. 

48. Disse-lhe Jesus: "Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais". 49. O funcionário do rei insistiu: "Senhor, desce, antes que meu filho morra". 

50. Jesus lhe disse: "Vai, teu filho está vivo". O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu.

51.Enquanto descia para Cafarnaum, seus servos vieram-lhe ao encontro e lhe disseram que seu filho estava vivo. 

52. Perguntou-lhes, então, a que horas ele se sentira melhor. Responderam-lhe: "A febre o deixou ontem, à hora sétima". 

53. O pai reconheceu que era exatamente naquela hora em que Jesus lhe dissera: "Teu filho está vivo". E abraçou a fé, ele e toda a sua família. 

54. Foi este o segundo sinal que Jesus fez, quando veio da Judeia para a Galileia. - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Vai, teu filho está vivo" (João 4:50)


Este relato do Evangelho de João apresenta um episódio marcante da interação de Jesus com um funcionário real cujo filho estava à beira da morte. Jesus, com sua palavra, curou o filho à distância, demonstrando seu poder divino sobre a vida e a morte. No entanto, a fé do funcionário real é destacada aqui. Apesar de não ter testemunhado milagres antes de pedir a Jesus que cure seu filho, ele confia plenamente na palavra de Jesus e parte para casa crendo que seu filho foi curado. Essa história nos lembra da importância da fé, mesmo diante das circunstâncias mais desafiadoras. É um convite a confiarmos na palavra de Jesus e acreditarmos em seu poder transformador em nossas vidas, mesmo quando não compreendemos totalmente seus caminhos.


HOMILIA

O Poder Transformador da Fé


Queridos irmãos e irmãs,


O Evangelho segundo João nos apresenta hoje um relato poderoso, onde Jesus demonstra seu poder de cura e transformação através da fé. Neste trecho, encontramos não apenas um milagre físico, mas também uma profunda revelação sobre a natureza da fé e o alcance do amor divino em nossas vidas.

Jesus, após sua estadia em Jerusalém, retorna à Galileia. Ele é recebido pelos galileus, que haviam testemunhado seus sinais e milagres. Entre esses, um funcionário real de Cafarnaum procura Jesus em desespero, implorando pela cura de seu filho enfermo. Este homem, apesar de sua posição de autoridade, se prostra diante de Jesus com humildade e fé, reconhecendo a autoridade divina do Mestre.

A resposta de Jesus ao pedido desesperado do funcionário real é emblemática: "Vai, teu filho está vivo". Essas palavras transcendem a distância física entre Jesus e o filho do homem; elas revelam o poder da palavra de Cristo, capaz de trazer vida onde há doença e morte. Aqui, encontramos um convite à fé inabalável, mesmo diante das circunstâncias mais sombrias.

A fé do funcionário real é um exemplo para todos nós. Ele acreditou na palavra de Jesus e partiu com confiança, antes mesmo de testemunhar o milagre. Sua fé não estava baseada em sinais visíveis, mas na autoridade e no amor de Cristo. Esta é uma lição profunda para nós: confiar na palavra de Deus, mesmo quando não entendemos seus caminhos.

A história continua com a confirmação do milagre: o filho do funcionário real é curado no exato momento em que Jesus pronuncia sua palavra de vida. Esta é uma manifestação poderosa do amor e da misericórdia de Deus. Nos momentos de desespero, devemos lembrar que Jesus está presente em nossas vidas, pronto para nos curar e nos fortalecer com sua palavra de esperança.

Esta passagem nos convida a refletir sobre nossa própria fé. Será que confiamos plenamente no poder de Deus em nossas vidas? Será que buscamos a cura e a transformação que só Ele pode oferecer? Que possamos aprender com o exemplo do funcionário real, colocando nossa confiança inabalável no amor e na providência de Deus.

Que o Espírito Santo nos conceda a graça de uma fé profunda e inabalável, para que possamos testemunhar os milagres de Deus em nossas vidas e sermos instrumentos de sua paz e amor neste mundo. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário