sábado, 16 de março de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 8,1-11 - 18.03.2024

Liturgia Diária


18 – SEGUNDA-FEIRA 

5ª SEMANA DA QUARESMA


(roxo, prefácio da paixão I, – ofício do dia)



Evangelho: João 8,1-11

Antífona:

Na manhã, Jesus ensinou no Templo. Uma mulher foi trazida diante dele, acusada de adultério. Ele disse: "Quem estiver sem pecado, atire a primeira pedra". Todos partiram, e Jesus disse à mulher: "Nem eu te condeno. Vai, e não peques mais".


João, Capítulo 8, Versículos 1-11 (Bíblia de Jerusalém):

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 1.Jesus foi para o monte das Oliveiras.

2.De madrugada, voltou novamente ao Templo. Todo o povo vinha ter com ele. Sentou-se e começou a ensiná-los.

3.Os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério. Colocaram-na no meio deles

4.e disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério.

5.Na Lei, Moisés nos mandou apedrejar mulheres como esta. E Tu, o que dizes?”

6.Perguntavam isso para o experimentar, a fim de terem de que o acusar. Jesus, porém, inclinou-se e começou a escrever com o dedo na terra.

7.Mas, como eles insistissem na pergunta, Jesus endireitou-se e disse: “Quem dentre vós estiver sem pecado, atire-lhe a primeira pedra!”

8.Inclinou-se novamente e continuou a escrever na terra.

9.E, ouvindo isso, eles se foram, um por um, começando pelos mais velhos. Jesus ficou sozinho com a mulher, que permaneceu no meio.

10.Jesus endireitou-se e perguntou-lhe: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?”

11.Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Jesus então lhe disse: “Nem eu te condeno. Vai, e não tornes a pecar.”

- Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Quem dentre vós estiver sem pecado, atire-lhe a primeira pedra" (João 8:7)


Este episódio da mulher pega em adultério é uma lição poderosa sobre a misericórdia e o perdão de Jesus Cristo. Enquanto os escribas e fariseus estavam prontos para julgar e condenar, Jesus ofereceu compaixão e uma oportunidade para a transformação interior. Sua resposta à acusação foi uma provocação silenciosa à consciência dos acusadores. Ao desafiar aquele que estivesse sem pecado a lançar a primeira pedra, ele não apenas evitou uma execução, mas também levou cada um a uma profunda reflexão sobre suas próprias falhas e pecados.

Quando Jesus disse à mulher "Nem eu te condeno. Vai, e não tornes a pecar", ele não estava ignorando a gravidade do pecado, mas oferecendo uma chance de arrependimento e renovação. Ele não apenas a liberou da condenação física, mas também a libertou do peso do pecado, convidando-a a uma vida transformada.

Essa história nos lembra que somos todos pecadores necessitados da graça e misericórdia de Deus. Nos desafia a não sermos rápidos em julgar os outros, mas a olhar para dentro de nós mesmos e reconhecer nossa própria necessidade de perdão e transformação. Jesus nos convida a seguir seu exemplo de compaixão e perdão, oferecendo a todos uma chance de recomeçar, independentemente de seus erros passados.


HOMILIA

"A Graça da Misericórdia"


Queridos irmãos e irmãs em Cristo,


Hoje, mergulhamos nas profundezas da graça divina ao contemplar o Evangelho segundo João, capítulo 8, versículos de 1 a 11. Neste relato tocante, somos convidados a refletir sobre a essência da misericórdia de Deus e a nossa resposta a ela.

Imaginemos a cena: Jesus está no Templo, ensinando multidões, quando os escribas e fariseus trazem diante dele uma mulher apanhada em adultério. Em vez de responder prontamente ao desafio deles, Jesus se abaixa e escreve na terra. Esse gesto aparentemente simples é repleto de significado. Ele nos lembra da calma de Jesus diante da injustiça e sua disposição em ouvir, mesmo quando confrontado com acusações.

Então, Jesus desafia aqueles que estavam prontos para condenar a mulher: "Quem dentre vós estiver sem pecado, atire-lhe a primeira pedra". Essa frase ecoa através dos séculos, confrontando-nos com a nossa própria necessidade de misericórdia e perdão. Nos lembra de que nenhum de nós está isento de pecado, e que a verdadeira justiça só pode ser alcançada através da humildade e compaixão.

Ao ver todos os acusadores se retirarem, um por um, somos confrontados com a verdade da condição humana: todos nós falhamos, todos nós precisamos da misericórdia de Deus. E então, Jesus se volta para a mulher e diz as palavras que ecoam até os confins da eternidade: "Nem eu te condeno. Vai, e não tornes a pecar". Essa é a essência do Evangelho, a mensagem central do ministério de Jesus: o perdão gratuito e incondicional oferecido a todos os que se arrependem e buscam uma vida renovada em Deus.

Como discípulos de Cristo, somos chamados a viver essa mensagem de misericórdia em nossas próprias vidas. Devemos seguir o exemplo de Jesus, buscando sempre o perdão e a reconciliação, tanto em nossas relações pessoais quanto em nossa sociedade. Devemos ser agentes de transformação, espalhando a luz do amor divino em meio à escuridão do mundo.

Que possamos nos lembrar sempre da graça da misericórdia que nos é oferecida em Cristo. Que possamos nos esforçar para viver vidas dignas desse presente precioso, buscando sempre a justiça, a compaixão e a reconciliação. E que possamos compartilhar essa mensagem de esperança e salvação com todos aqueles que encontramos em nosso caminho.

Que Deus nos abençoe e nos fortaleça para vivermos como verdadeiros filhos da luz, refletindo o amor e a misericórdia que recebemos de nosso Pai celestial. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário