sexta-feira, 22 de março de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: Marcos 11,1-10 - 24.03.2024

Liturgia Diária


24 – DOMINGO 

RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR


(vermelho, creio, prefácio próprio – 2ª semana do saltério)



Evangelho: Marcos 11,1-10 

Antífona:

"O Rei dos reis entra triunfante em Jerusalém, aclamado pelo povo com ramos e louvores. Hosana ao Filho de Davi! Bendito aquele que vem em nome do Senhor!"


Marcos 11:1-10 (Bíblia de Jerusalém)

Naquele tempo,1.Quando se aproximavam de Jerusalém, de Betfagé e de Betânia, junto do monte das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos

2.e disse-lhes: "Ide à aldeia que está diante de vós; logo que lá entrardes, achareis amarrado um jumentinho, em que ninguém ainda montou. Desamarrai-o e trazei-o.

3.E se alguém vos disser: 'Por que fazeis isso?' Respondereis: 'O Senhor precisa dele, mas logo o devolverá'."

4.Eles foram e acharam um jumentinho amarrado fora, junto de uma porta, no encontro de dois caminhos, e desamarraram-no.

5.Alguns dos que estavam ali disseram-lhes: "Que fazeis, desamarrando o jumentinho?"

6.Eles responderam-lhes como Jesus tinha dito; e deixaram-nos.

7.Trouxeram o jumentinho a Jesus e lançaram-lhes sobre ele os mantos; e Jesus montou nele.

8.Muitos estendiam seus mantos pelo caminho; outros, ramagens que iam cortando nos campos.

9.Os que iam adiante e os que seguiam gritavam: "Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor!

10.Bendito o Reino que vem, de nosso pai Davi! Hosana nas alturas!" - Palavra da Salvação.


Reflexão:

 "Bendito o que vem em nome do Senhor!" (Mc 11,10)


O relato da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, conforme registrado em Marcos 11:1-10, é um momento de grande significado e simbolismo. Jesus, consciente de sua missão redentora, escolhe deliberadamente entrar na cidade montado em um jumentinho, em cumprimento da profecia do Antigo Testamento (Zacarias 9:9).

Este evento é celebrado com entusiasmo pelo povo, que estende seus mantos pelo caminho e proclama louvores a Jesus, reconhecendo-O como aquele que vem em nome do Senhor e saudando o Reino de Deus que Ele traz consigo.

Entretanto, essa aclamação triunfal também carrega consigo uma dose de ironia, pois em poucos dias a multidão que hoje O aclama estará clamando por Sua crucificação. Isso nos lembra da natureza volúvel e instável da fé humana, que pode oscilar entre a adoração e a rejeição diante das circunstâncias.

Para nós, esta passagem nos convida a refletir sobre nossa própria resposta a Jesus. Será que O acolhemos de coração aberto em nossa vida cotidiana, ou somos como a multidão que O aclamou naquele dia, mas logo O abandonou? Que possamos acolher Jesus em nossos corações com sinceridade e devoção, reconhecendo-O como nosso Senhor e Salvador, não apenas nos momentos de triunfo, mas também nos tempos de desafio e provação.


HOMILIA

"A Entrada Triunfal: Recebendo Jesus como Nosso Rei"


Meus irmãos e irmãs em Cristo,


Hoje, ao meditarmos sobre o Evangelho segundo Marcos (11,1-10), somos transportados para um momento de grande significado na vida de Jesus e na história da salvação. Este trecho narra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento cheio de simbolismo e profecia cumprida.

Ao se aproximar de Jerusalém, Jesus instrui dois de seus discípulos a trazerem um jumentinho que encontrariam, como previamente indicado por ele. Esse gesto simples, mas carregado de significado, ecoa as profecias do Antigo Testamento, especialmente Zacarias 9:9, que fala do Rei que vem, humilde e montado em um jumentinho. Aqui, Jesus revela sua natureza messiânica e o cumprimento das Escrituras.

À medida que Jesus entra em Jerusalém, uma multidão o acolhe com entusiasmo, estendendo seus mantos pelo caminho e espalhando ramos de palmeira, símbolos de vitória e exaltação. Eles proclamam: "Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor!", expressando sua esperança messiânica e sua fé naquele que veio trazer a salvação.

No entanto, essa entrada triunfal é mais do que uma mera demonstração pública de apoio. Ela marca o início da Semana Santa, o caminho de Jesus em direção ao cumprimento de sua missão redentora. Ele sabe que sua jornada o levará ao Calvário, onde ele será crucificado, mas também ressuscitará para a vida eterna.

Assim, somos convidados a refletir sobre o significado desse evento em nossas próprias vidas. Assim como o povo de Jerusalém acolheu Jesus com júbilo, nós também devemos recebê-lo em nossos corações, reconhecendo-o como nosso Rei e Salvador. Devemos estender nossas vidas diante dele, como os mantos estendidos no chão, prontos para servi-lo em humildade e amor.

Esta passagem também nos desafia a considerar nossas próprias expectativas em relação a Jesus. Muitas vezes, queremos um messias poderoso que nos livre de nossos problemas terrenos, mas Jesus veio para nos libertar do pecado e da morte, oferecendo-nos a verdadeira vida em comunhão com Deus.

Que, ao contemplarmos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, sejamos renovados em nossa fé e compromisso com ele. Que possamos acolhê-lo em nossos corações com a mesma alegria e devoção, reconhecendo-o como o Rei que vem em nome do Senhor.

Que essa Semana Santa seja para nós um tempo de renovação espiritual e encontro com o Cristo ressuscitado, que vive e reina para sempre. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário