terça-feira, 5 de março de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: Mateus 5,17-19 - 06.03.2024

Liturgia Diária


6 – QUARTA-FEIRA 

3ª SEMANA DA QUARESMA


(roxo – ofício do dia)



Evangelho: Mateus 5,17-19 

Antífona:

"Jesus veio não para abolir, mas cumprir a Lei. Todo mandamento será válido. Aquele que os pratica e ensina será grande no Reino dos Céus. Que nossa justiça supere a dos fariseus."


Mateus 5,17-19 (Bíblia de Jerusalém):

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:17. "Não julgueis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para os abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento.

18. Em verdade, eu vos digo: Antes que passem o céu e a terra, não será omitido da Lei nem um só iota ou um só ponto. Tudo, portanto, o que mandarem os mandamentos da Lei, será declarado válido, e aquele que os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

19. Ora, eu vos digo: Se vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus."

- Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Não julgueis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para os abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento." (Mateus 5:17)


Neste trecho do Evangelho segundo Mateus, Jesus esclarece que sua vinda não tem por objetivo abolir a Lei e os Profetas, mas sim dar-lhes pleno cumprimento. Ele ressalta a importância da observância dos mandamentos da Lei e afirma que até o menor detalhe dela deve ser levado em consideração. Portanto, os seguidores de Jesus devem praticar e ensinar esses mandamentos, sendo assim reconhecidos no Reino dos Céus. Jesus também adverte sobre a necessidade de uma justiça que vá além da dos escribas e fariseus, indicando que o cumprimento da Lei não se limita apenas à sua observância exterior, mas requer uma transformação interior, uma justiça que emane do coração.


HOMILIA

"O Cumprimento da Lei: Uma Chamada à Verdadeira Justiça"


Queridos irmãos e irmãs em Cristo,


Hoje, somos chamados a refletir sobre as palavras do Senhor, proferidas no Evangelho segundo Mateus, capítulo 5, versículos 17 a 19. Neste trecho, Jesus nos revela a verdadeira essência de sua missão: não veio para abolir a Lei e os Profetas, mas para dar-lhes pleno cumprimento.

Em um mundo onde a justiça muitas vezes é distorcida, é crucial entendermos o significado profundo dessas palavras. Jesus nos convida a uma reflexão sobre a autenticidade de nossa fé e a sinceridade de nossas ações.

Ao afirmar que veio para cumprir a Lei, Jesus nos lembra que cada mandamento, cada palavra dos profetas, tem um propósito divino que transcende nossa compreensão humana. Ele nos convida a mergulhar na profundidade da Lei, não apenas em sua observância externa, mas também em sua aplicação interior, em nossos corações e mentes.

Nossa justiça não deve ser apenas uma fachada externa, mas sim uma expressão genuína de nossa relação com Deus e com nosso próximo. Jesus nos desafia a superar a justiça dos escribas e fariseus, que muitas vezes se limitava a um cumprimento superficial da Lei, desprovido de amor e misericórdia.

Portanto, irmãos e irmãs, somos chamados a uma vida de autenticidade e integridade. Devemos buscar uma justiça que emane do amor de Deus, uma justiça que transcende as exigências externas da Lei e se manifesta na compaixão, na misericórdia e no perdão.

Que possamos, então, responder ao chamado do Senhor com humildade e fervor, buscando sempre cumprir sua vontade em nossas vidas. Que nossas ações e palavras testemunhem ao mundo a verdadeira justiça do Reino de Deus, onde o amor e a misericórdia reinam supremos.

Que o Espírito Santo nos guie e fortaleça nesta jornada de fé, para que, em tudo o que fizermos, possamos glorificar o nome do Senhor e realizar sua vontade. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário