quarta-feira, 13 de março de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 5,31-47 - 14.03.2024

Liturgia Diária


14 – QUINTA-FEIRA 

4ª SEMANA DA QUARESMA


(roxo – ofício do dia)



Evangelho: João 5,31-47 

Antífona:

Na revelação divina, encontra-se o testemunho da verdade. As obras são luz, guiando-nos à vida eterna. Que os corações se abram para a glória celestial, aceitando a palavra que nos conduz à fé autêntica.


João 5,31-47 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31 “Se eu dou testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.

32 Há outro que dá testemunho de mim e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.

33 Vós mandastes mensageiros a João e ele deu testemunho da verdade.

34 Não é de um homem que falo. Mas digo isso para a vossa salvação.

35 Ele era a lâmpada que ardia e iluminava, e vós vos quisestes alegrar um momento com a sua luz.

36 Mas eu tenho um testemunho maior que o de João. As obras que o Pai me concedeu realizar, essas obras que eu faço, testemunham a meu respeito de que o Pai me enviou.

37 E o Pai que me enviou, ele mesmo deu testemunho de mim. Nunca ouvistes a sua voz nem vistes a sua face.

38 E a sua palavra não permanece em vós, porque não credes naquele que ele enviou.

39 Vós pesquisais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! Elas são as que testemunham a meu respeito.

40 Contudo, não quereis vir a mim para terdes a vida!

41 Glória que vem dos homens, não a procuro.

42 Mas bem sei que não tendes em vós o amor de Deus.

43 Eu vim em nome de meu Pai e não me recebeis; se outro viesse em seu próprio nome, a esse receberíeis.

44 Como podereis crer, vós que aceitais glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus?

45 Não penseis que serei eu quem vos acusará diante do Pai. Vosso acusador é Moisés, no qual colocais vossa esperança.

46 Pois se crêsseis em Moisés, creríeis também em mim, porque foi a meu respeito que ele escreveu.

47 Mas se não dais crédito aos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?” - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Vós pesquisais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! Elas são as que testemunham a meu respeito." (João 5:39)


Neste trecho do Evangelho segundo João, Jesus enfrenta a incredulidade dos judeus, destacando que sua própria testemunha não seria considerada suficiente. Ele aponta para as obras que realiza como testemunho do Pai que o enviou. Jesus convida as pessoas a crerem nele para encontrar a vida eterna, mas lamenta que muitos buscam a glória dos homens e não a glória de Deus. Ele os desafia a olhar para as Escrituras, pois estas testificam a seu respeito. No entanto, Jesus percebe a falta de amor e fé genuínos nos corações daqueles que buscam justificação em tradições e na reputação dos homens. Ele os convida a crer nas suas palavras, revelando que Moisés, em quem depositavam sua esperança, também falou a respeito dele. Essa passagem nos lembra da importância de olharmos para além das tradições e reconhecermos a verdadeira fonte de vida e salvação em Jesus Cristo.


HOMILIA

 "A Verdade Revelada: Encontrando Cristo nas Escrituras"


Queridos irmãos e irmãs em Cristo,


Hoje, neste encontro sagrado, somos chamados a mergulhar nas profundezas da Palavra de Deus, especificamente nas palavras do Evangelho segundo João, capítulo 5, versículos 31 a 47. Neste trecho, Jesus não apenas nos revela sua divindade, mas também nos oferece um convite profundo e transformador para compreendermos a verdadeira essência das Escrituras Sagradas.

No coração deste ensinamento está a verdadeira natureza da autoridade de Jesus. Ele começa desafiando a ideia de que seu testemunho sobre si mesmo é suficiente. Em vez disso, Ele aponta para outro testemunho, um testemunho que transcende o humano e emerge da própria vontade do Pai. Jesus afirma que as obras que realiza testemunham da sua origem divina, uma afirmação extraordinária de sua natureza e missão.

Mas então Jesus nos leva a um nível mais profundo de compreensão. Ele aponta para as Escrituras, que os judeus estudavam diligentemente, e revela que elas testemunham a seu respeito. Aqui, somos convidados a entender as Escrituras não apenas como um registro histórico ou um conjunto de mandamentos, mas como um testemunho vivo de Cristo. Elas são como uma bússola que nos guia para o encontro com o próprio Deus.

Ao examinar as Escrituras, somos convidados a ver além das palavras escritas e a reconhecer nelas a presença viva de Cristo. Elas nos apontam para sua vida, seus ensinamentos, seus milagres e, em última instância, para sua morte e ressurreição redentoras. Quando entendemos as Escrituras dessa maneira, elas se tornam uma fonte inesgotável de sabedoria e inspiração, alimentando nossa fé e guiando nosso caminho para a salvação.

No entanto, Jesus também nos alerta para um perigo: o perigo de buscar a glória dos homens em vez da glória de Deus. Ele lamenta que muitos estão mais preocupados com a aprovação dos outros do que com a verdadeira adoração e serviço a Deus. Este é um lembrete importante para todos nós. Devemos nos perguntar constantemente onde estamos buscando nossa validação e reconhecimento: nas opiniões dos outros ou na vontade de Deus?

Portanto, queridos amigos, que este encontro com a Palavra de Deus nos inspire a mergulhar mais fundo na nossa fé. Que possamos ler as Escrituras com olhos abertos para ver Cristo nelas. Que possamos buscar a glória de Deus em todas as nossas ações e decisões. E que possamos, finalmente, encontrar a vida eterna que só pode ser encontrada em Jesus Cristo, o Verbo encarnado, a Palavra viva de Deus.

Que assim seja. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário