terça-feira, 26 de março de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 13,1-15 - 28.03.2025

Liturgia Diária


28 – QUINTA-FEIRA 

MISSA DA CEIA DO SENHOR (missa vespertina)


(branco, glória, prefácio da Eucaristia – ofício próprio)



Evangelho: João 13,1-15 

Antífona:

Na mesa da ceia, Jesus expressa amor supremo, lavando os pés de seus discípulos. Humildade exemplar, ensina que o verdadeiro líder é servo de todos. Aprendamos com Ele a servir com amor.


João 13,1-15 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – 1. Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

2. Durante a ceia, quando o demônio já tinha posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, a ideia de traí-lo,

3. Jesus, que sabia que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava,

4. levantou-se da mesa, tirou o manto e, tomando uma toalha, amarrou-a à cintura.

5. Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha que trazia na cintura.

6. Chegou assim a Simão Pedro. Pedro disse-lhe: "Senhor, vais lavar-me os pés?"

7. Respondeu Jesus: "Agora, não compreendes o que estou fazendo; mais tarde, compreenderás."

8. Disse-lhe Pedro: "Tu nunca me lavarás os pés!" Mas Jesus respondeu-lhe: "Se eu não te lavar, não terás parte comigo."

9. Simão Pedro disse-lhe: "Senhor, não só os pés, mas também as mãos e a cabeça."

10. Jesus respondeu-lhe: "Quem tomou banho não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos."

11. Ele sabia quem o ia trair. Foi por isso que disse: "Nem todos estais limpos."

12. Depois de lhes lavar os pés, tomou o manto, sentou-se novamente à mesa e disse-lhes: "Compreendeis o que vos fiz?

13. Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.

14. Portanto, se eu, que sou vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros.

15. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, façais também vós." - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Se eu, que sou vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros." (João 13:14)


Este poderoso relato nos mostra a humildade e o amor incondicional de Jesus Cristo. Ele, o Filho de Deus, se abaixa para lavar os pés de seus discípulos, um ato que normalmente seria reservado aos servos mais baixos na hierarquia social da época.

Essa ação simbólica não apenas demonstra a profunda humildade de Jesus, mas também nos ensina uma lição valiosa sobre o verdadeiro significado do serviço e da liderança. Jesus não apenas fala sobre amor e serviço; Ele os exemplifica em suas próprias ações.

Ao lavar os pés de seus discípulos, Jesus está ensinando que o verdadeiro líder é aquele que está disposto a servir os outros, mesmo em tarefas humildes e aparentemente insignificantes. Ele nos lembra que, para ser grande no Reino de Deus, devemos ser servos de todos.

Além disso, ao abordar Pedro, que inicialmente resistiu ao gesto de Jesus, Ele nos ensina sobre a importância da humildade e da submissão à vontade de Deus. Devemos estar dispostos a permitir que Jesus nos limpe e nos purifique, mesmo quando não entendemos completamente Seus propósitos.

Que possamos aprender com o exemplo de humildade e serviço de Jesus, buscando imitá-Lo em nossas próprias vidas, servindo uns aos outros com amor e humildade, seguindo Seu exemplo e vivendo de acordo com Seus ensinamentos.


HOMILIA

A Lição da Humildade e do Serviço


Queridos irmãos e irmãs,


Hoje, ao contemplarmos o Evangelho de João 13,1-15, somos convidados a mergulhar nas profundezas do amor e da humildade manifestados por Jesus Cristo na Última Ceia.

Neste momento sagrado, Jesus, sabendo que a hora de sua partida se aproximava, surpreende seus discípulos ao assumir o papel de um servo humilde. Ele se levanta da mesa, veste-se como um servo e começa a lavar os pés dos seus próprios discípulos, incluindo aquele que em breve o trairia.

Esta ação aparentemente simples contém uma mensagem poderosa e transformadora. Jesus, o Filho de Deus, o Senhor e Mestre de todos, humilha-se diante de seus seguidores, ensinando-nos que o verdadeiro poder reside na humildade e no serviço desinteressado aos outros.

Ao lavar os pés dos discípulos, Jesus não apenas demonstra a natureza do verdadeiro amor, mas também desafia nossas concepções sobre liderança e autoridade. Ele nos lembra que, na economia do Reino de Deus, o maior é aquele que serve, o mais importante é aquele que se humilha.

Além disso, Jesus nos ensina a importância da humildade receptiva. Quando Pedro se opõe ao gesto de Jesus, o Senhor gentilmente o corrige, explicando-lhe que, sem o lavar dos pés, ele não poderia ter parte com Ele. Isso nos lembra que devemos estar dispostos a receber o serviço amoroso de Jesus em nossas vidas, permitindo que Ele nos purifique e nos renove.

Portanto, queridos irmãos e irmãs, somos chamados a imitar o exemplo de Jesus em nossas próprias vidas. Devemos buscar oportunidades para servir uns aos outros com amor e humildade, colocando as necessidades dos outros antes das nossas próprias. Devemos estar dispostos a nos humilhar diante de Deus e dos outros, reconhecendo que é no serviço abnegado que encontramos verdadeira grandeza.

Que possamos aprender com a lição da humildade e do serviço de Jesus na Última Ceia, e que isso transforme nossos corações e nossas vidas, capacitando-nos a viver como verdadeiros discípulos do Senhor.

Que o Espírito Santo nos conceda a graça de vivermos em humildade e serviço, seguindo o exemplo de Jesus, hoje e sempre. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário