Liturgia Diária
13 – SEGUNDA-FEIRA
1ª SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia da 1ª semana do saltério)
Vi um homem sentado num trono excelso; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo nome e império permanecem eternamente.
Ao adentrarmos o mistério do Tempo Comum, elevemos nossa contemplação à Fonte Eterna, que, desde a aurora da existência, revelou-se ao ser humano como Sabedoria viva. Em Jesus, o Logos encarnado, o Reino se manifestou não apenas como presença, mas como a vibração do Eterno entre nós. Celebremos este fluxo transcendente que une o princípio e o fim em um único movimento de graça.
Marcos 1:14-20 (Vulgata)
14 Postquam autem traditus est Ioannes, venit Iesus in Galilaeam praedicans Evangelium regni Dei,
14 Depois que João foi preso, Jesus veio para a Galileia, proclamando o Evangelho do Reino de Deus.
15 et dicens: Impletum est tempus, et appropinquavit regnum Dei; paenitemini, et credite Evangelio.
15 E dizia: Cumpriu-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no Evangelho.
16 Et praeteriens secus mare Galilaeae, vidit Simonem et Andream fratrem Simonis mittentes retia in mare: erant enim piscatores.
16 Passando à beira do mar da Galileia, viu Simão e André, irmão de Simão, lançando redes ao mar, pois eram pescadores.
17 Et dixit eis Iesus: Venite post me, et faciam vos fieri piscatores hominum.
17 E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e vos farei pescadores de homens.
18 Et protinus, relictis retibus, secuti sunt eum.
18 E imediatamente, deixando as redes, seguiram-no.
19 Et progressus pusillum, vidit Iacobum Zebedaei, et Ioannem fratrem eius, et ipsos in navi componentes retia;
19 E, avançando um pouco, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes.
20 Et statim vocavit illos. Et relicto patre suo Zebedaeo in navi cum mercenariis, secuti sunt eum.
20 E imediatamente os chamou. E, deixando seu pai Zebedeu no barco com os empregados, seguiram-no.
Reflexão:
Impletum est tempus, et appropinquavit regnum Dei; paenitemini, et credite Evangelio.
Cumpriu-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no Evangelho. (Mc 1:15)
Essa frase sintetiza a essência da mensagem de Jesus, marcando o início de sua pregação e o chamado à conversão para acolher o Reino de Deus.
Ao contemplarmos este chamado, vemos que o Reino de Deus é uma presença que atravessa o tempo, manifestando-se como uma força que nos convida a abandonar o que é transitório em busca do eterno. Jesus revela que o Reino não é apenas próximo, mas uma dimensão sempre presente, que exige de nós uma resposta de liberdade e adesão. Os discípulos deixam redes, barcos e o conhecido, simbolizando a ruptura necessária para transcender as limitações do mundo. Assim como as redes foram deixadas, somos chamados a abandonar os vínculos que nos impedem de evoluir rumo ao Ponto Omega, onde o divino e o humano se unificam na plenitude do Amor.
HOMILIA
O Chamado que Transforma o Tempo
Caríssimos irmãos e irmãs, ao contemplarmos o Evangelho de hoje, encontramos Jesus iniciando sua missão, proclamando: "Cumpriu-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no Evangelho." Estas palavras ecoam profundamente nos nossos dias, marcados por desafios que, embora diferentes na forma, guardam uma essência semelhante àquela vivida pelos primeiros discípulos.
Vivemos tempos de incertezas, onde as "redes" que lançamos ao mar da vida frequentemente nos prendem em ciclos de rotina, ansiedade e superficialidade. Assim como Simão, André, Tiago e João, somos chamados a deixar essas redes — os vínculos que nos mantêm presos ao que é meramente material ou efêmero — para seguir Aquele que nos conduz a uma nova dimensão de existência.
Jesus não os chama apenas para abandonar algo, mas para transformar a própria perspectiva de vida. De pescadores de peixes, eles se tornam pescadores de homens. Esse chamado é também para nós: somos convocados a nos tornar agentes de transformação em meio ao caos, irradiando esperança e amor na construção de um mundo mais unido e solidário.
Nos dias atuais, vemos divisões, crises ambientais, conflitos e um vazio espiritual crescente. Jesus nos lembra que o Reino de Deus não é um lugar distante, mas uma realidade que emerge quando nos abrimos à conversão, ao arrependimento sincero e à fé. É um chamado para deixar para trás o egoísmo e acolher o próximo como parte de um todo que caminha rumo à plenitude.
Sigamos, pois, o exemplo dos discípulos, respondendo com prontidão e coragem. Ao deixarmos nossas redes, descobriremos que o verdadeiro sentido da vida está em servir, em amar e em sermos co-criadores de um Reino que já está entre nós, mas que só se realiza plenamente quando nos entregamos a essa divina aventura de transformação. Que esta Palavra nos inspire a dar o nosso "sim" ao chamado de Cristo, hoje e sempre. Amém.
EXPLICAÇÃO TEOLÓGICA
Explicação Teológica de Marcos 1,15
A frase "Cumpriu-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no Evangelho" concentra a essência da missão de Jesus, revelando uma mensagem teológica rica e profundamente transformadora.
1. Cumpriu-se o tempo
A expressão indica que o momento decisivo da história da salvação chegou. Na visão bíblica, o "tempo" (do grego kairos) não é apenas uma sucessão cronológica (chronos), mas o instante oportuno em que Deus intervém de maneira definitiva na história humana. A plenitude do tempo, anunciada por Jesus, é a realização das promessas divinas feitas ao longo do Antigo Testamento, especialmente a vinda do Messias. Em Cristo, o plano eterno de Deus se concretiza, estabelecendo um novo horizonte para a humanidade.
2. O Reino de Deus está próximo
O Reino de Deus, no núcleo da pregação de Jesus, não se refere a um domínio político ou territorial, mas à soberania divina plenamente manifesta na criação e na história. Este Reino "está próximo" porque, em Jesus, Deus se torna presente de forma única e decisiva. Sua proximidade não é apenas temporal, mas existencial: o Reino habita entre nós, como uma realidade que transforma corações, comunidades e toda a criação. É um convite à participação ativa na obra divina, na qual justiça, paz e amor são os fundamentos.
3. Arrependei-vos
O chamado ao arrependimento (do grego metanoia) não se limita a uma mudança superficial de comportamento, mas implica uma profunda conversão do ser. É a renúncia ao egoísmo, à idolatria do "eu" e aos caminhos que nos afastam de Deus. Trata-se de reorientar a vida inteira para a verdade do Evangelho, reconhecendo a necessidade de um coração purificado pela graça e aberto à transformação divina.
4. Crede no Evangelho
A fé no Evangelho é a resposta humana à iniciativa divina. Não é apenas a aceitação intelectual de uma mensagem, mas a adesão total ao projeto de salvação revelado em Cristo. Crer no Evangelho significa confiar na Boa Nova de que Deus, em sua infinita misericórdia, deseja reconciliar o mundo consigo. Essa fé nos convida a viver à luz do Reino, comprometidos com uma existência pautada pelo amor, pela verdade e pela comunhão.
Dimensão Escatológica e Existencial
Essa frase de Jesus une duas dimensões essenciais: a escatológica e a existencial. Escatologicamente, aponta para o cumprimento dos tempos e a inauguração de uma nova era, que culminará na plena realização do Reino de Deus. Existencialmente, desafia cada pessoa a uma decisão concreta: abandonar os caminhos do pecado, aceitar a soberania divina e participar ativamente da transformação do mundo.
Relevância para Hoje
Nos dias atuais, a mensagem de Marcos 1,15 ressoa como um apelo à humanidade para discernir os "sinais dos tempos" e redescobrir o propósito divino para a criação. O arrependimento e a fé no Evangelho continuam sendo caminhos de libertação e esperança, especialmente em um mundo marcado por crises e divisões. O Reino de Deus se manifesta sempre que escolhemos o amor em lugar do ódio, a solidariedade em vez do egoísmo, e a verdade no lugar da ilusão.
Essa proclamação nos lembra que somos chamados a viver na plenitude do tempo, como colaboradores na obra do Reino, respondendo com um coração renovado ao convite de Deus para sermos instrumentos de sua paz e luz no mundo.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
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