terça-feira, 24 de dezembro de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 20:2-8 - 27.12.2024

 Liturgia Diária


27 – SEXTA-FEIRA 

SÃO JOÃO


APÓSTOLO E EVANGELISTA


(branco, glória, pref. do Natal – ofício da festa)


Este é João, o discípulo amado, que na Última Ceia reclinou sua cabeça sobre o peito do Senhor, em íntima comunhão com o Verbo encarnado. Bem-aventurado é o apóstolo a quem foram revelados os mistérios celestes e que proclamou, em todas as dimensões da existência, as palavras da vida eterna.  


João, filho de Zebedeu e irmão de Tiago, foi chamado por Jesus para integrar o círculo dos doze apóstolos. A ele é atribuída a autoria do quarto Evangelho, que penetra profundamente no mistério do Verbo que se fez carne, além de três cartas que ressoam o amor divino. Ao celebrarmos sua memória, somos convidados a renovar nosso compromisso com o seguimento fiel de Jesus e com a vivência de seus ensinamentos, abrindo nosso ser à plenitude da Verdade eterna.



São João 20,2-8 (Vulgata)

2. Currit ergo, et venit ad Simonem Petrum, et ad alium discipulum quem amabat Jesus, et dicit illis: Tulerunt Dominum de monumento, et nescimus ubi posuerunt eum.
2. Correu, pois, e foi até Simão Pedro e até o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram.

3. Exiit ergo Petrus, et ille alius discipulus, et venerunt ad monumentum.
3. Então Pedro saiu, e também o outro discípulo, e foram ao túmulo.

4. Currebant autem duo simul, et ille alius discipulus præcucurrit citius Petro, et venit primus ad monumentum.
4. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao túmulo.

5. Et cum se inclinasset, vidit posita linteamina: non tamen introivit.
5. E, inclinando-se, viu os lençóis postos ali, mas não entrou.

6. Venit ergo Simon Petrus sequens eum, et introivit in monumentum, et vidit linteamina posita,
6. Chegou então Simão Pedro, que o seguia, e entrou no túmulo, e viu os lençóis postos ali,

7. Et sudarium, quod fuerat super caput ejus, non cum linteaminibus positum, sed separatim involutum in unum locum.
7. E o sudário, que estivera sobre a cabeça dele, não estava com os lençóis, mas enrolado à parte, em outro lugar.

8. Tunc ergo introivit et ille discipulus qui venerat primus ad monumentum: et vidit, et credidit.
8. Então entrou também o outro discípulo, que havia chegado primeiro ao túmulo; ele viu e acreditou.

Reflexão:

8. Tunc ergo introivit et ille discipulus qui venerat primus ad monumentum: et vidit, et credidit.
    Então entrou também o outro discípulo, que havia chegado primeiro ao túmulo; ele viu e acreditou. (Jo 20:8)

Essa frase destaca o momento de transição entre o visível e o invisível, o tangível e o transcendente: o discípulo amado vê os sinais deixados pela Ressurreição e, pela fé, reconhece a verdade profunda do mistério divino. É um ponto-chave que inspira a busca por uma fé que transcende a razão e se abre ao inefável.

Na corrida ao túmulo vazio, Pedro e João simbolizam a busca humana pela Verdade transcendente. João, o discípulo do amor, chega primeiro, mas espera Pedro, representando a união entre fé e razão. O sudário separado nos revela que a ressurreição não é a negação do corpo, mas sua transformação em plenitude. Aquele que vê e crê não apenas constata um evento, mas transcende as aparências e reconhece o Divino que se revela em cada instante. Assim, somos chamados a uma visão que não se limita ao imediato, mas que se abre ao eterno, onde o mistério do Ressuscitado continua a nos conduzir ao Ponto Omega de nossa existência.


HOMILIA

Homilia: “O Olhar que Transforma: Ver e Crer no Caminho da Eternidade”

Amados irmãos e irmãs,

O Evangelho de hoje nos conduz ao túmulo vazio, onde Maria Madalena, Pedro e o discípulo amado vivem momentos de profunda inquietação e revelação. Este relato, em São João 20,2-8, não é apenas uma narração de eventos passados, mas um convite para um mergulho na essência da fé e na transformação interior que ela opera.

Quando Maria Madalena corre para anunciar que o túmulo está vazio, vemos nela a alma humana confrontada com o mistério. É o primeiro movimento de quem busca: o reconhecimento de algo que excede o visível e o conhecido. Ela enxerga o vazio, mas não compreende ainda sua plenitude.

Pedro, ao chegar, entra no túmulo e observa os sinais — as faixas de linho e o sudário. Ele representa a razão que busca compreender o mistério, mas que, sozinha, não pode abraçar a totalidade da verdade.

O discípulo amado, aquele que reclinou a cabeça sobre o peito de Jesus, vê e acredita. Ele nos ensina que o verdadeiro encontro com o divino exige mais do que a análise ou o entendimento racional; exige um olhar de amor, capaz de transcender o vazio aparente e reconhecer, nos sinais, a presença de Deus.

Nos dias de hoje, quantas vezes corremos como Maria Madalena, aflitos, em busca de respostas para os mistérios de nossa existência? Quantas vezes, como Pedro, observamos os sinais, mas hesitamos em dar o salto da fé? E quantas vezes, como o discípulo amado, somos chamados a olhar com os olhos do coração, permitindo que a verdade nos transforme?

O túmulo vazio nos fala do mistério da vida que não se encerra na morte. Ele nos lembra que a Ressurreição é mais do que um evento; é um caminho contínuo de transformação. Somos convidados a deixar nossos próprios túmulos — medos, dúvidas, e limitações — para abraçar a vida plena que Deus nos oferece.

Hoje, mais do que nunca, precisamos de um olhar que veja além do superficial, que reconheça nos sinais do cotidiano a presença de um amor que tudo transcende. A verdadeira fé não é conformar-se com o que é visível, mas abrir-se ao mistério do que é eterno.

Que possamos, como o discípulo amado, ver e acreditar. E que, ao acreditar, sejamos transformados, tornando-nos testemunhas vivas da Ressurreição no mundo. Assim seja!


EXPLICAÇÃO TEOLÓGICA

Explicação teológica da frase: “Então entrou também o outro discípulo, que havia chegado primeiro ao túmulo; ele viu e acreditou.” (Jo 20,8)

Este versículo contém uma profundidade teológica que transcende a simplicidade de seu relato. A figura do "outro discípulo" — tradicionalmente identificado como João, o discípulo amado — não é apenas um personagem, mas um arquétipo espiritual que representa a fé em sua pureza e profundidade.

  1. A corrida para o túmulo como metáfora da busca espiritual
    O fato de João ter chegado primeiro ao túmulo simboliza a prontidão de um coração que ama. Ele corre mais rápido, não por competitividade, mas porque o amor dá asas à alma. No entanto, ele espera por Pedro, reconhecendo a liderança apostólica deste. Essa interação sugere que a busca pela verdade exige tanto a prontidão do amor quanto a obediência à autoridade legítima na comunidade de fé.

  2. O ato de entrar: uma transição da dúvida para a compreensão
    A entrada de João no túmulo após Pedro representa o momento em que a fé individual, informada pela razão e pelos testemunhos, dá um salto rumo à compreensão espiritual. Este ato de "entrar" é simbólico de um mergulho na experiência do mistério pascal, uma passagem da mera observação para a participação na realidade divina.

  3. “Ele viu e acreditou” — o mistério da visão espiritual
    O verbo “ver” aqui transcende o olhar físico. João não apenas viu os sinais materiais (as faixas de linho e o sudário), mas percebeu seu significado espiritual. O vazio do túmulo, para ele, não era ausência, mas um sinal eloquente da Ressurreição. Sua visão foi iluminada pela fé, permitindo-lhe reconhecer na ausência do corpo a presença do mistério.

  4. A relação entre os sinais e a fé
    João é o primeiro a acreditar na Ressurreição, mesmo antes das aparições de Cristo. Ele demonstra que a fé cristã não se baseia apenas no que é visível ou palpável, mas na interpretação espiritual dos sinais que Deus nos dá. O túmulo vazio, as faixas de linho e o sudário tornam-se, para ele, ícones da vitória sobre a morte.

  5. A fé como resposta ao amor
    O que distingue João é o amor profundo que ele nutria por Jesus. Este amor o predispôs à compreensão do mistério. Assim, a frase “ele viu e acreditou” também nos ensina que a fé não é apenas um ato intelectual, mas uma resposta integral da pessoa — coração, mente e alma — ao amor de Deus que se revela.

  6. O discipulado como testemunho da Ressurreição
    João nos mostra que ser discípulo é viver à luz da Ressurreição. Sua fé inicial, ao "ver e acreditar," é o início de um testemunho que ele levará ao mundo. Isso nos convida a refletir: como podemos, à semelhança de João, ver os sinais da presença de Deus e acreditar com tal profundidade que nossas vidas se tornem testemunhos vivos da esperança cristã?

Em última análise, esta passagem não é apenas um relato de fé individual, mas uma proclamação de que a Ressurreição é acessível a todos que se aproximam de Cristo com amor e disposição para enxergar o invisível. João nos ensina que o verdadeiro “ver” acontece quando a fé ilumina nossos olhos para o mistério do divino.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Oração Diária

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia #vulgata


Nenhum comentário:

Postar um comentário