Liturgia Diária
15 – DOMINGO
3º DO ADVENTO
(roxo ou róseo, creio, prefácio do Advento I ou IA – 3ª semana do saltério)
Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-vos! O Senhor está próximo (Fl 4,4s).
A alegria no Senhor é o êxtase do espírito que reconhece a proximidade do Absoluto. É o movimento interior que transcende a finitude, alinhando a alma ao horizonte eterno onde a Unidade se revela. Neste encontro, o tempo se dissolve, e a proximidade divina torna-se o fulgor da verdadeira plenitude.
Lucas 3:10-18 (Vulgata)
10 Et interrogabant eum turbae dicentes: Quid faciemus?
E perguntavam-lhe as multidões, dizendo: O que devemos fazer?
11 Et respondens, dicebat illis: Qui habet duas tunicas, det non habenti; et qui habet escas, faciat idem.
E, respondendo ele, dizia-lhes: Quem tem duas túnicas, dê uma àquele que não tem, e quem tem comida, faça o mesmo.
12 Venerunt etiam publicani, ut baptizarentur, et dixerunt ad eum: Magister, quid faciemus?
Vieram também os publicanos para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, o que devemos fazer?
13 Et dixit ad eos: Nihil plus praeter quod constitutum est, facite.
E ele lhes disse: Não cobreis mais do que o que vos foi ordenado.
14 Interrogaverunt autem et milites, dicentes: Et nos quid faciemus? Et ait illis: Neminem concutiatis neque calumniam afferatis, et contenti estote stipendiis vestris.
E também os soldados o interrogaram, dizendo: E nós, o que devemos fazer? E ele lhes disse: Não maltratem ninguém, nem os acusem falsamente, e contentem-se com o vosso salário.
15 Existente autem populo speiens et omnes cogitantes in cordibus suis de Ioanne, si forte ipse esset Christus,
E o povo estava na expectativa, e todos pensavam em seus corações se João não seria o Cristo,
16 respondit Ioannes dicens ad omnes: Ego quidem baptizo vos aqua, sed venit potens a me, cuius non sum dignus solvere corriginem calceamenti eius; ipse vos baptizabit Spiritu Sancto et igni,
João respondeu, dizendo a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de desatar a correia das suas sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo,
17 cuius ventilabrum in manu sua, ut purget aream suam et congreget triticum in horreum suum, fenum autem comburet igni ineffabili.
Ele tem a pá na mão, para limpar a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro, mas a palha queimará no fogo inextinguível.
18 Multa quidem et alia exhortatione evangelizabat plebi.
Com muitas outras exortações, anunciava o evangelho ao povo.
Reflexão:
"Ipse vos baptizabit Spiritu Sancto et igni"
"Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo." (Lc 3,16)
O batismo proposto por João revela um movimento de purificação e transformação da consciência humana, preparando-a para o encontro com o Absoluto. A iminência do Messias, que batiza no Espírito Santo e no fogo, é um convite à transfiguração interior, onde o fogo purificador simboliza a luz da verdade que transcende as limitações do ser. Em cada gesto de entrega, no amor pelo próximo, o ser se alinha ao movimento universal de evolução, um processo que nos conduz à plenitude da humanidade. Assim, o Reino de Deus se manifesta não apenas como um fim, mas como um caminho contínuo de transição para a realização do ser.
HOMILIA
"Preparar o Coração para o Fogo Transformador do Espírito"
Caros irmãos e irmãs,
No Evangelho de hoje, João Batista responde às perguntas mais profundas do coração humano: "O que devemos fazer?" As multidões, os publicanos e os soldados são figuras que representam as buscas e inquietações que atravessam todas as épocas, inclusive a nossa.
João nos oferece uma resposta que é, ao mesmo tempo, simples e transformadora: partilhar com quem tem menos, agir com justiça, viver com retidão. Essas orientações revelam que o Reino de Deus não é algo distante, mas começa aqui e agora, no modo como nos relacionamos com os outros e com o mundo.
No entanto, João não se limita às ações externas. Ele aponta para algo maior: "Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo." Esse batismo não é apenas um rito, mas um chamado à transformação interior, uma renovação do nosso ser. O fogo purifica, ilumina e aquece, representando a ação divina que nos convida a superar nossos limites e participar de uma realidade mais elevada.
Nos dias de hoje, somos frequentemente tomados pela dúvida, pelo egoísmo ou pela indiferença. Mas este Evangelho nos desafia a viver com uma consciência renovada. Cada gesto de generosidade, cada palavra de verdade, cada atitude de amor é uma participação na construção de algo maior, que dá sentido à nossa existência.
Ao nos prepararmos para a chegada do Senhor, sejamos como João Batista: vozes que clamam no deserto da superficialidade, apontando para a luz que vem. Que nossos corações sejam terra fértil para o Espírito Santo e que, por meio de nossas escolhas diárias, possamos colaborar na manifestação do Reino de Deus no mundo.
Amém.
EXPLICAÇÃO TEOLÓGICA
"Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo" (Lc 3,16): Uma Análise Teológica
Essa frase, proclamada por João Batista, está carregada de significados espirituais e teológicos que iluminam a missão de Cristo e a transformação que Ele opera na humanidade. Para compreendê-la em profundidade, devemos explorar os elementos simbólicos do Espírito Santo e do fogo, bem como o contexto da promessa de João.
1. Batismo no Espírito Santo: A Comunhão com a Vida Divina
O Espírito Santo é o dom por excelência que Jesus traz ao mundo, a força divina que gera vida nova nos corações dos fiéis. Ser batizado no Espírito Santo significa ser imerso na própria presença de Deus, participando de sua graça, amor e sabedoria. Esse batismo não é apenas um ato ritual, mas uma transformação ontológica que inaugura uma nova criação no ser humano, elevando-o a uma comunhão íntima com o Criador.
A descida do Espírito Santo, especialmente visível em Pentecostes (At 2,1-4), é a concretização dessa promessa. Ele é o Consolador que guia, purifica e fortalece os cristãos em sua caminhada, capacitando-os a viver segundo os valores do Reino de Deus.
2. Fogo: Símbolo de Purificação e Transformação
O fogo, na tradição bíblica, é frequentemente associado à presença de Deus e ao processo de purificação. Exemplos incluem a sarça ardente de Moisés (Ex 3,2) e o fogo do altar no templo (Lv 6,12-13). Quando João afirma que Jesus batizará com fogo, ele aponta para uma ação divina que consome as impurezas e refina a alma humana.
O fogo também simboliza a iluminação espiritual e o ardor missionário. Ele é a força que queima o egoísmo, as falsas seguranças e os pecados, deixando apenas o que é verdadeiro e digno diante de Deus. Ao mesmo tempo, esse fogo incendeia os corações com o zelo pela justiça e pela verdade.
3. O Batismo de Jesus: Unidade do Espírito e do Fogo
A vinda de Cristo inaugura uma nova realidade em que o Espírito e o fogo convergem para transformar a humanidade. Seu batismo é distinto daquele realizado por João, pois não se limita ao arrependimento. Ele é o batismo que concede a plenitude do Espírito Santo e abre as portas para a santificação total do ser humano.
Em Cristo, o fogo não é apenas um elemento destrutivo, mas criador. Ele destrói o que separa o homem de Deus e, ao mesmo tempo, acende nele a luz divina que o torna reflexo do Criador.
4. Aplicação Espiritual e Escatológica
Espiritualmente, essa promessa nos desafia a acolher o Espírito Santo e permitir que o fogo de Deus transforme nossas vidas. Essa transformação não é sem dor, pois exige renúncia, arrependimento e abertura à ação divina.
Escatologicamente, o fogo também aponta para o julgamento final, onde Jesus, como Juiz, separará o trigo da palha (Lc 3,17). O fogo é, portanto, um agente tanto de salvação quanto de juízo, dependendo da resposta do ser humano ao chamado divino.
Conclusão
"Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo" é um convite à entrega total ao Senhor. É a promessa de uma vida renovada pela graça e purificada pelo amor. Aceitar esse batismo é permitir que Deus trabalhe em nós, removendo o que nos afasta Dele e nos capacitando a viver como sinais vivos de sua presença no mundo.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
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