quarta-feira, 20 de novembro de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: Lucas 19,45-48 - 22.11.2024

 Liturgia Diária


22 – SEXTA-FEIRA 

SANTA CECÍLIA


VIRGEM E MÁRTIR


(vermelho, pref. comum ou dos santos – ofício da memória)



O trecho de Lucas 19,45-48 descreve Jesus purificando o Templo, expulsando os comerciantes e ensinando diariamente nele, enquanto seus opositores conspiravam contra Ele. Um salmo da Vulgata que pode inspirar essa passagem é o Salmo 68(69), especialmente o versículo 10, que ecoa o zelo de Jesus pelo Templo:


Salmo 68(69),10 (Vulgata):  

Quoniam zelus domus tuae comedit me, et opprobria exprobrantium tibi ceciderunt super me.

"Pois o zelo pela tua casa me devora, e as injúrias dos que te insultam recaem sobre mim."  


Esse versículo conecta-se diretamente à motivação de Jesus em defender a santidade do Templo, agindo contra a profanação do lugar sagrado.


Lucas 19:45-48 (Vulgata)


45. Et ingressus in templum, coepit eicere vendentes,  

E entrando no templo, começou a expulsar os vendedores,  


46. dicens illis: Scriptum est: Quia domus mea domus orationis est; vos autem fecistis illam speluncam latronum.  

dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa será casa de oração; vós, porém, a fizestes um covil de ladrões.  


47. Et erat docens quotidie in templo. Principes autem sacerdotum et scribae, et principes plebis quaerebant illum perdere,  

E ensinava todos os dias no templo. Os príncipes dos sacerdotes, os escribas e os líderes do povo procuravam matá-lo,  


48. et non inveniebant quid facerent illi: omnis enim populus suspensus erat, audiens illum.  

mas não encontravam o que fazer, porque todo o povo estava fascinado ao ouvi-lo.  


Reflexão:

"Et dicens illis: Scriptum est: Domus mea domus orationis est: vos autem fecistis illam speluncam latronum."

"E, dizendo-lhes: Está escrito: Minha casa será casa de oração; mas vós a fizestes um covil de ladrões." (Lc 19:46)

Cada ato de purificação e cada palavra de verdade são momentos em que o ser humano é chamado a reorientar-se para o sagrado. Assim como o templo foi renovado como espaço de oração, nossa interioridade deve ser purificada das distrações que obscurecem nossa conexão com o divino. O ensinamento que ressoa com os corações atentos cria uma harmonia que transcende o imediato, revelando o movimento universal que impulsiona toda a criação para o bem maior. Esse Evangelho nos convida a deixar de ser meros espectadores e a integrar nossa existência na grande sinfonia cósmica, onde cada alma encontra seu papel único na comunhão com o eterno.  


HOMILIA

Queridos irmãos e irmãs,  


O Evangelho de hoje nos coloca diante de um gesto profundo de Jesus: a purificação do Templo. Não é apenas um ato de indignação contra os mercadores, mas uma mensagem que ecoa através do tempo, atingindo o coração de cada um de nós. O Templo, naquele contexto, era o espaço sagrado onde Deus se encontrava com o Seu povo, mas havia sido transformado em um lugar de comércio, de interesse pessoal, de profanação. Hoje, essa imagem ressoa em nossas vidas. Onde está o Templo de Deus? Ele já não se limita a construções físicas; cada um de nós é chamado a ser o templo vivo onde o Espírito habita.  

Entretanto, observemos como a realidade ao nosso redor reflete a mesma corrupção que Jesus encontrou no Templo. Vivemos em tempos marcados pelo egoísmo, onde os corações, criados para a comunhão e o amor, têm sido invadidos por interesses mesquinhos. Cada vez mais, transformamos o que deveria ser sagrado — nossas relações, nossa existência, nosso próprio interior — em espaços de comércio emocional, onde tudo é avaliado pelo que se pode ganhar ou perder. Esse egoísmo nos fecha para Deus e para o próximo, fazendo-nos prisioneiros de nós mesmos.  

Jesus, ao expulsar os mercadores, não está apenas purificando um espaço físico, mas nos chamando a uma purificação interior. É preciso coragem para enfrentar o que há de desordenado em nosso coração. É um convite a abrir mão do que nos afasta de Deus, do que nos torna incapazes de acolher o outro, do que profana o santuário da nossa alma. Assim como Jesus agiu com determinação no Templo, Ele deseja agir em cada um de nós, renovando-nos por completo.  

Esse processo de purificação não é uma ação isolada, mas uma participação em algo maior. Quando permitimos que nosso coração seja restaurado à sua verdadeira essência, tornamo-nos parte do grande projeto divino, uma humanidade que caminha em direção à plenitude. O Templo não é apenas um símbolo de santidade pessoal, mas um espaço onde o divino e o humano se encontram, onde o céu e a terra convergem. Em um mundo onde impera o individualismo, a purificação do coração é um ato de resistência espiritual, um retorno à comunhão universal para a qual fomos criados.  

Jesus nos ensina que a santidade do Templo não pode ser negociada, nem no espaço físico nem no coração humano. Somos chamados a ser templos vivos de oração e amor, onde Deus encontra espaço para agir e onde os outros podem encontrar acolhida. É um chamado à conversão, à superação do egoísmo que nos rouba a essência de quem somos. É uma convocação a transformar nossas vidas em testemunhos do amor divino, que não se fecha em si, mas se doa infinitamente.  

Que este Evangelho nos inspire a permitir que Jesus purifique nossos corações, que Ele expulse tudo o que nos afasta de Sua graça e que nos faça templos vivos, refletindo o amor e a justiça que transformam o mundo. Que nossa vida, como a casa de oração que Ele deseja, seja lugar de encontro, de comunhão e de santidade. Amém.


EXPLICAÇÃO TEOLÓGICA

A frase "Minha casa será casa de oração; mas vós a fizestes um covil de ladrões" (Lc 19,46) é uma declaração densa de significado teológico, unindo aspectos proféticos, cristológicos e espirituais que iluminam a relação entre Deus, o culto, e a santidade da vida humana.


### A Casa de Deus como Lugar de Comunhão  

A expressão "Minha casa será casa de oração" remonta a Isaías 56,7, onde Deus promete que o Templo será um lugar de encontro universal, aberto a todos os povos. Este ideal expressa o propósito original do Templo: ser um espaço onde a presença de Deus é manifesta e acessível, e onde a oração, como comunicação sincera entre a criatura e o Criador, é a atividade central.  


Na teologia bíblica, o Templo simboliza a habitação de Deus entre o Seu povo, um lugar de santidade, justiça e encontro. Era ali que os sacrifícios eram oferecidos e os rituais celebrados, mas sempre com o propósito de conduzir o coração humano à verdadeira adoração, marcada pela humildade e pela conversão. A oração, nesse contexto, é o reconhecimento da dependência humana de Deus e da Sua soberania.  


### A Profanação pelo Egoísmo  

Quando Jesus acusa os comerciantes e líderes religiosos de transformarem o Templo em "um covil de ladrões", Ele cita Jeremias 7,11. Naquele contexto, o profeta Jeremias denunciava os que, mesmo cometendo injustiças, se refugiavam no Templo como se a mera presença física no lugar sagrado garantisse proteção. O "covil de ladrões" é mais que uma metáfora para atividades comerciais inadequadas; é uma acusação contra a hipocrisia espiritual que transforma o espaço sagrado em abrigo para corações corruptos.  


No caso de Lucas 19,46, o Templo foi reduzido a um espaço de exploração e lucro, com práticas comerciais que beneficiavam alguns em detrimento de outros, ignorando a justiça e o propósito espiritual. Isso simboliza a corrupção do culto: quando a religião é instrumentalizada para interesses humanos, perde sua essência, e o espaço destinado ao encontro com Deus se torna cúmplice da alienação espiritual e social.  


### A Cristologia da Purificação  

Jesus, ao purificar o Templo, revela-Se como o verdadeiro Senhor da Casa de Deus. Esse gesto é ao mesmo tempo profético e escatológico. Profético, porque denuncia a corrupção do culto e chama o povo ao arrependimento; escatológico, porque antecipa uma mudança radical na relação entre Deus e a humanidade. Com a vinda de Cristo, o Templo físico de Jerusalém cede lugar a um novo Templo: o próprio Cristo, que é a habitação plena de Deus entre os homens (Jo 2,19-21).  


Na teologia cristã, essa frase aponta para a transição do culto exterior para o culto interior, onde o coração humano é chamado a ser o novo Templo, habitado pelo Espírito Santo (1Cor 6,19). A purificação do Templo físico torna-se, assim, um símbolo da purificação interior que Jesus deseja realizar em cada pessoa.  


### A Aplicação Contemporânea  

Teologicamente, essa frase nos convida a refletir sobre o que fazemos com os "templos" que Deus nos confia: nossas igrejas, nossas comunidades e nossos próprios corações. Ela denuncia a corrupção que pode surgir quando o sagrado é instrumentalizado para fins egoístas, sejam eles econômicos, políticos ou pessoais.  


Na prática, essa frase questiona se nossas vidas são verdadeiramente "casas de oração", lugares onde Deus habita e age, ou se estamos permitindo que se tornem "covis de ladrões", dominados pelo egoísmo, pela hipocrisia e pela indiferença.  


O chamado de Cristo é para que cada um purifique seu interior, permitindo que o coração seja um espaço de oração, justiça e comunhão. A frase de Lucas 19,46 é, portanto, um convite à conversão contínua, à verdadeira adoração e à restauração da comunhão entre Deus e a humanidade.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

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Mensagens de Fé

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