sábado, 29 de novembro de 2014

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Mt 8,5-17 - 01.12.2014 - Muitos virão do Oriente e do Ocidente para o Reino do Céu.

Pai,
que a purificação da fé
predisponha-me para ir ao encontro do Senhor.
Como o homem pagão,
quero manifestar uma fé imensa
no poder salvífico de teu Filho Jesus.
2ª FEIRA da 1ª SEMANA Advento
Cor: Roxo

Evangelho - Mt 8,5-11

Muitos virão do Oriente e do Ocidente para o Reino do Céu.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,5-11

Naquele tempo:
5Quando Jesus entrou em Cafarnaum,
um oficial romano aproximou-se dele, suplicando:
6'Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa,
sofrendo terrivelmente com uma paralisia.'
7Jesus respondeu: 'Vou curá-lo.'
8O oficial disse: 'Senhor,
eu não sou digno de que entres em minha casa.
Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado.
9Pois eu também sou subordinado
e tenho soldados debaixo de minhas ordens.
E digo a um : 'Vai!', e ele vai;
e a outro: 'Vem!', e ele vem;
e digo ao meu escravo: 'Faze isto!', e ele faz.'
10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado,
e disse aos que o seguiam:
'Em verdade, vos digo:
nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé.
11Eu vos digo:
muitos virão do Oriente e do Ocidente,
e se sentarão à mesa no Reino dos Céus,
junto com Abraão, Isaac e Jacó.
Palavra da Salvação
Fonte CNBB



Reflexão - Mt 8, 5-11

A presença de Jesus no meio dos homens significa a chegada dos tempos messiânicos e o pleno cumprimento de todas as profecias do Antigo Testamento. Os sinais que Jesus realiza atestam este fato. Mas para que as pessoas participem do Reino de Deus de modo a usufruir dos dons que lhes são oferecidos nestes tempos messiânicos, faz-se necessária a aceitação plena de Jesus e de sua palavra, assim como a adesão à causa do Reino de Deus. Não basta ser católico para participar das coisas do alto, é necessário assumir a fé e ter uma vida coerente com ela.
Fonte CNBB



A MOLA MESTRA DA NOSSA VIDA Mt 8,5-17
HOMILIA

“tudo acontece conforme a fé”
Jesus veio nos ensinar que a fé é a mola mestra da nossa vida espiritual e é ela quem sustenta a nossa esperança de que o que aguardamos irá acontecer. Ao se dirigir a Jesus, mesmo que estivesse apreensivo e sofrendo por causa da paralisia do seu empregado, o oficial romano já tinha convicção de que Jesus tinha poder para curá-lo. Apesar de ser uma autoridade e de ter também subalternos, ele não se arvorou da sua condição e reconheceu que só Jesus teria poder para resolver aquela situação. Ele não era judeu, portanto, não fazia parte do povo a quem Jesus viera chamar, no entanto se humilhou, reconheceu a sua indignidade e pediu a Jesus que pronunciasse apenas uma palavra para que o milagre acontecesse.
Uma só Palavra de Jesus basta para aquele que pede com fé e reconhece a sua própria limitação e o poder de Deus. Como o oficial romano, nós também dizemos: “Senhor, eu não sou digno… mas dize uma só palavra…” E Jesus diz também hoje para nós: “E seja feito como tu creste”. O Senhor também espera o nosso lamento, a nossa necessidade, Ele precisa ouvir dos nossos lábios o clamor do nosso coração para que o Seu Nome seja glorificado pelo grande e pelo pequeno.
A fé é, portanto, o termômetro que mede a capacidade para a realização das nossas reivindicações diante do Senhor. E mesmo que estejamos acamados como a sogra de Pedro ou desenganados no final da vida, não podemos perder a esperança, pois um simples toque de Jesus bastará para que a nossa saúde seja restaurada e recebamos novamente a vida. Jesus tomou sobre si as nossas dores e carregou as nossas enfermidades, portanto aquele que está deitado, desalentado, levante-se porque Jesus Cristo venceu o mundo.
Estes dois milagres, da cura do criado do centurião e da sogra de Pedro, integram um bloco de dez milagres coletados por Mateus, em preparação ao envio missionário que se segue no capítulo 10. O primeiro milagre destaca a fé de um gentio que supera a fé de Israel. No segundo, a casa, oprimida pelo sistema religioso, é libertada para ser o lugar de serviço e encontro das comunidades. Os possessos e doentes, humilhados pela dor física, e humana, vão a Jesus, na casa, e não ao Templo, buscando a libertação da dominação ideológica e das privações da exclusão.
Você já experimentou humilhar-se diante do Senhor, reconhecendo de coração o seu pecado? Você reconhece a sua indignidade diante de Deus? Você está precisando de cura? Você já sentiu dor no coração pelos pecados dos outros? Como está a sua solidariedade para com os doentes, reclusos, os pobres e abandonos ao deus dará? Peça a Jesus com fé. Porque com Jesus e pela força da oração, tudo pode ser mudado!
Pai, a solidariedade de Jesus com os doentes e sofredores foi exemplar. Faze-me também ser solidário com quem necessita ser libertado de suas opressões.
Fonte Padre BANTU SAYLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário