quarta-feira, 12 de novembro de 2014

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Lc 17, 26-37 - 14.11.2014 - O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado.

Pai,
dá-me suficiente sensatez
para não buscar segurança e salvação
nos bens deste mundo,
pois só as encontro junto de ti,
na obediência fiel à tua vontade.
6ª-feira da 32ª Semana Tempo Comum
Cor: Verde

Evangelho - Lc 17,26-37

O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17,26-37

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
26Como aconteceu nos dias de Noé,
assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem.
27Eles comiam, bebiam,
casavam-se e se davam em casamento,
até ao dia em que Noé entrou na arca.
Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles.
28Acontecerá como nos dias de Ló:
comiam e bebiam, compravam e vendiam,
plantavam e construíam.
29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma,
Deus fez chover fogo e enxofre do céu
e fez morrer todos.
30O mesmo acontecerá
no dia em que o Filho do Homem for revelado.
31Nesse dia, quem estiver no terraço,
não desça para apanhar os bens que estão em sua casa.
E quem estiver nos campos não volte para trás.
32Lembrai-vos da mulher de Ló.
33Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la;
e quem a perde, vai conservá-la.
34Eu vos digo:
nessa noite, dois estarão numa cama;
um será tomado e o outro será deixado.
35Duas mulheres estarão moendo juntas;
uma será tomada e a outra será deixada.
36Dois homens estarão no campo;
um será levado e o outro será deixado.'
37Os discípulos perguntaram:
'Senhor, onde acontecerá isso?'
Jesus respondeu:
'Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres.'
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB



Reflexão - Lc 17, 26-37

Devemos estar sempre prontos para o nosso encontro com Jesus, e este encontro, na verdade, acontece todos os dias, quando ele vem até nós na pessoa dos fracos, dos pobres, dos oprimidos, dos excluídos, dos necessitados, enfim, de todos os que não são amados, são rejeitados pela sociedade e precisam de alguém que manifeste o amor que Deus tem por eles. O dia do Filho do Homem é o dia da vivência do amor, da caridade e da fraternidade para com todos. O verdadeiro cristão é aquele que faz de todos os dias da sua vida o dia do Filho do Homem.
Fonte CNBB



ONDE ESTÃO OS MORTOS AI ESTÃO OS ABUTRES Lc 17,26-37
HOMILIA

Continua o discurso apocalíptico sobre a vinda do Filho do homem, que é preciso esperar na austeridade, na vigilância e na fé. Com exemplos da história antiga do povo de Deus, Jesus previne os seus discípulos para que se mantenham sempre na expectativa da vinda do reino de Deus. As ocupações e cuidados da vida presente podem não deixar tempo para viver na expectativa dessa vinda do Senhor, mas ela é certa e será para todos os homens.
A vinda do Reino de Deus é a vinda do Filho do Homem que o instaura.O retorno do Senhor é certo, mas o tempo é desconhecido. A vinda do Senhor acontecerá de modo rápido e inesperadamente. Nesta passagem se acentua a expressão: “não visível”, como anteriormente tinha feito em relação ao “não observável”. Poder-se-ia até imaginar um alerta contra a nostalgia dos “dias” em que Jesus já não mais estivesse visivelmente presente no meio dos seus discípulos. Mas não se pode jamais esquecer as palavras do Senhor: “Importa que eu me vá”, para ser assim conosco uma presença mais interiorizada no Espírito Santo.
Ao dizer que um será tomado e outro será deixado, o Senhor nos faz refletir que mesmo a intimidade com uma pessoa divina não nos dá a garantia de entrarmos no céu no dia do julgamento. Cada qual é julgado individualmente conforme o modo como viveu e como correspondeu à graça divina. A Boa Nova é que Deus confere sua graça e traz confiança a todos os que O buscam com fé e com o coração contrito. “A eternidade será como um banquete, escreve s. Gregório de Nissa, que minha alma saboreia. Isto nos é sugerido por Jesus em símbolos de alegria e consolação que vem do Espírito”. A recompensa é o próprio Deus, fonte de toda verdade e bondade, paz e vida eterna. “Senhor Jesus Cristo, vós sois minha esperança e salvação. Ajudai-me para que eu jamais perca o objetivo do Reino e daí-me a grande alegria e zelo de viver cada dia na fidelidade à vossa Palavra”
Portanto, superadas as antigas expectativas escatológicas e apocalípticas de uma vinda futura de Jesus, temos, hoje, a consciência de sua presença entre nós, hoje, na luta pela justiça no mundo em que vivemos, pois termina Jesus no Evangelho de hoje: Onde estiver o corpo de um morto, aí se ajuntarão os urubus. Isto quer dizer que neste mundo de malícias e mediocridade, nós não podemos e nem devemos dar o nosso corpo àqueles que o podem matar afim de que não sejamos devorados pelos urubus que rugem ao nosso redor como leão procurando a quem devorar.
Fonte Padre BANTU SAYLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário