terça-feira, 18 de novembro de 2014

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Lc 19,41-44 - 20.11.2014 - Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!

Pai,
faze-me puro de coração,
como o Zaqueu convertido,
tornando-me desapegado
das coisas deste mundo
e capaz de dividi-las com os pobres.
5ª-feira da 33ª Semana Tempo Comum
Cor: Verde

Evangelho - Lc 19,41-44

Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 19,41-44

Naquele tempo:
41Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade,
começou a chorar. E disse:
42'Se tu também compreendesses hoje
o que te pode trazer a paz!
Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos!
43Dias virão em que os inimigos
farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados.
44Eles esmagarão a ti e a teus filhos.
E não deixarão em ti pedra sobre pedra.
Porque tu não reconheceste o tempo
em que foste visitada.'
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB



Reflexão - Lc 19, 41-44

A cidade de Jerusalém abre as suas portas para Jesus, mas não abre o seu coração. Não aceita as suas palavras e rejeita a sua doutrina, pois os seus olhos estão voltados para outra direção, a direção que a levará até a destruição e a morte. É necessário que abramos o nosso coração e reconheçamos que somos visitados pelo Deus da Vida e que rejeitar essa visita significa para nós trilharmos os caminhos da morte, resultado de uma vida de quem apenas está preocupado em olhar para seus interesses mesquinhos e não para os verdadeiros bens que são destinados a quem acolhe o Senhor e vive segundo os valores do Evangelho.
Fonte CNBB



AI DE TI JERUSALÉM Lc 19,41-44
HOMILIA

Jesus chega a Jerusalém aclamado pela multidão. Porém ao invés de corresponder aos aplausos vendo a cidade, chora sobre ela. Jerusalém era a capital da fé daquele tempo. Pois tendo sido tomada do povo jebuseu pelo rei Davi, nela estavam centralizados todos os poderes religiosos, político e militar. O templo aí construído e a sólida teologia imperial elaborada na corte dos reis descendentes de Davi conferiram a Jerusalém o status de cidade sagrada. Todavia, apesar já os profetas do Antigo Testamento denunciavam o abuso de poder e a corrupção aí reinantes, o fato se tornava cada vez pior. Os olhos dela estão como que tapados: ela se tornou o centro da exploração e opressão do povo, enveredando por um caminho que é o avesso do caminho da paz.
Ela será destruída, porque não quer reconhecer na visita de Jesus a ocasião para mudar as próprias estruturas injustas, abrindo-se ao apelo d’Ele.
Jesus chora por que gostaria de juntar aquele povo como uma galinha junta seus pintinhos. Caro leitor, você conhece esta cena? A galinha junta os pintinhos com as assas e os protegem. Jesus é assim mesmo! Ele usa linguagem bem humana para que possamos compreender. Veja a comparação que o Mestre faz! Como é grande o amor d’Ele pela humanidade, demonstrado nestes textos à cidade de Jerusalém.
Veja que comparação que Jesus faz! Como é grande o amor de Jesus pela humanidade, narrado nestes textos a cidade de Jerusalém. E ele é proclamado para você aqui agora! Ele deseja muito abrir seus braços agora e acolher a todos, deixe-se ser acolhido por Jesus!
Foram duas ocasiões muito solenes aquelas em que os textos sagrados nos dizem que Jesus chorou. Chorou diante do sepulcro, onde jazia o seu amigo Lázaro, morto há quatro dias, e chorou quando sentiu, no mais íntimo do seu coração, a incredulidade da santa cidade de Jerusalém.
Jesus é Deus (único, sem dúvida), que chora pela situação triste e ímpia deste mundo perdido. Parece um contraste, algo incoerente, Deus a chorar pelos homens. Mas não. Não é incoerência, porque Este (Jesus) é o único Deus que ama. Deus que ama o mundo de tal maneira que se dá a si mesmo, como sacrifício de substituição para que todo aquele que n’Ele crê não morra, mas tenha a vida eterna.
Olhemos este texto e vejamos com que amor Deus se ocupa de nós. Como se dá a si mesmo; como sofre, vendo a cidade entregue às suas impiedades e dominada pelos vendilhões da religião; como chora sobre ela e ora para que abra os olhos para as suas oportunidades, ainda de pé, mas em breve perdidas! Esta cidade és tu, sou eu quando não nos "queremos" converter e acatando os seus ensinamentos nos salvar. E então continua chorando por ti e por mim: Jerusalém, Jerusalém, como gostaria que visses as tuas oportunidades, mas tu queres continuar de olhos fechados; como queria que abrisses os olhos, mas tu preferes continuar de olhos fechados e não ver a verdade; como quis ajuntar os teus filhos como a galinha ajunta os pintos debaixo das asas, mas tu não quiseste; Porque assim queres, os teus inimigos te sitiarão de todos os lados, serás totalmente derrubada e em ti não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada.
Não te revês na situação de rebeldia de Jerusalém? Arrepende-te enquanto é tempo. Aceita a misericórdia de Jesus, que chora pela tua triste e condenável situação de pecador perdido. Vem a Cristo que te chama com amor infinito e viverás. Ai de ti que não sabes reconhecer a bondade de Deus que estava a seu lado no dia a dia da vida. Que estejamos sempre atentos e conscientes com os bens que temos, sobretudo, o bem da paz e da vida.
Pai dá-me o bom senso de acolher a salvação que me ofereces em teu Filho Jesus. Desta forma, não incorrerei em castigo semelhante ao que se abateu sobre a Cidade Santa.
Fonte Padre BANTU SAYLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário