terça-feira, 11 de novembro de 2014

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - ( Lc 17,20-25) - 13.11.2014 - O Reino de Deus está entre vós.

Pai,
abre meus olhos para que eu possa perceber,
na pessoa e no ministério de Jesus,
a presença de teu Reino na nossa História.
E, reconhecendo-o, eu me deixe guiar por ele.
5ª-feira da 32ª Semana Tempo Comum
Cor: Verde

Evangelho - Lc 17,20-25

O Reino de Deus está entre vós.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17,20-25

Naquele tempo:
20Os fariseus perguntaram a Jesus
sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus.
Jesus respondeu:
'O Reino de Deus não vem ostensivamente.
21Nem se poderá dizer:
'Está aqui'ou 'Está ali',
porque o Reino de Deus está entre vós.'
22E Jesus disse aos discípulos:
'Dias virão em que desejareis ver
um só dia do Filho do Homem e não podereis ver.
23As pessoas vos dirão:
'Ele está ali'ou 'Ele está aqui'.
Não deveis ir, nem correr atrás.
24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até ao outro do céu,
assim também será o Filho do Homem, no seu dia.
25Antes, porém, ele deverá sofrer muito
e ser rejeitado por esta geração.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB



Reflexão - Lc 17, 20-25

O Evangelho de hoje nos mostra que precisamos reconhecer a presença do Reino de Deus no meio dos homens para que possamos reconhecer a presença de Jesus em nosso meio. E vamos encontrar Jesus presente no meio de nós, nos que sofrem, que são rejeitados, que são excluídos da sociedade. A sociedade não quer viver os valores do Reino de Deus e vive do egoísmo, do acúmulo de bens, da busca desenfreada de poder e de prazer, da escravidão dos vícios, etc. Os membros dessa sociedade vivem uma fé superficial, materialista, mesquinha e descompromissada, que faz com que queiram ver Jesus, mas não possam vê-lo, pois não o reconhecem nos pobres e necessitados.
Fonte CNBB



A VINDA DO REINO ( Lc 17,20-25)
HOMILIA

Jesus começa com o versículo 22 outro sermão aos discípulos a propósito do juízo, chamado de o dia do Filho do homem. Ele não se opõe ao reino de Deus já presente na pessoa d’Ele sobre a terra ( vv. 20-21), mas se apresenta como imprevisível acontecimento final que levará o reino à perfeição. Momento crucial e fundamental para o desenvolvimento do reino é a paixão de Jesus.

Onde está o Reino? A esta resposta Jesus responde. O reino de Deus está no meio de vós. Mas os Judeus não tinham entendido isto. Pois, o Reino de Deus para o judaísmo significava a hegemonia mundial desse povo, com a submissão de todas as nações, que viriam adorar no Templo de Jerusalém. As nações que não se submetessem, seriam destruídas por Deus. Era a expectativa escatológico-messiânica de um futuro de glória terrena para os filhos de Abraão, tendo como referência a figura de Davi com seu império, conforme constava em sua tradição. Com tal concepção, os fariseus dirigem-se a Jesus, perguntando sobre o momento em que isto aconteceria. Jesus remove qualquer idéia de um reino de poder, dominador e opressor. Na realidade "o Reino de Deus está no meio de vós", isto é, já acontece no dia-a-dia, e pode ser alcançado por qualquer um. É o reino do amor, da fraternidade universal, do serviço, da partilha, da promoção da vida para todos, sem exclusivismos raciais ou nacionalistas. Jesus é o Filho do Homem, o humano, que comunica o amor, sem deixar de ser frágil, vulnerável ao sofrimento e à morte temporal, porém integrado na vida divina e eterna.

Numa sociedade como a nossa, cheia de ambições, uma sociedade de lucros e de consumo, que quer controlar tudo com o metro da produtividade, odo iteresse, da utilidade; que sonha com uma era de bem-estar completo e tende para ela; onde basta uma crise energética para pôr em perigo todos os níveis adquiridos, Jesus quer instaurar um mundo que não pertence àquele gênero. O d’Ele consiste em abater as barreiras do egosísmo, do arrivismo, da exploração, para fazer de todos os homens uma só família de filhos de Deus. É esta a principal missão da Igreja. Mas a Igreja opera atravéz de seus filhos; por isso, a conversão deve começar por cada um de nós. Se o nosso coração permanece de pedra, frio, insensível, o reino de Deus não poderá dilatar-se apesar de já estar no meio de nós.

Que Deus te abençoe hoje e sempre.


Fonte Padre BANTU SAYLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário