segunda-feira, 3 de novembro de 2014

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Lc 15,1-10 - 06.11.2014 - Haverá alegria no céu por um só pecador que se converte.

Pai,
quero ser contagiado
por teu amor desconcertante
que vai em busca do pecador
e se alegra ao vê-lo voltar à comunhão.
5ª-feira da 31ª Semana Tempo Comum
Cor: Verde

Evangelho - Lc 15,1-10

Haverá alegria no céu por um só pecador que se converte.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 15,1-10

Naquele tempo:
1Os publicanos e pecadores
aproximavam-se de Jesus para o escutar.
2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus.
'Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles.'
3Então Jesus contou-lhes esta parábola:
4'Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma,
não deixa as noventa e nove no deserto,
e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la?
5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria,
6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos,
e diz: 'Alegrai-vos comigo!
Encontrei a minha ovelha que estava perdida!'
7Eu vos digo:
Assim haverá no céu mais alegria
por um só pecador que se converte,
do que por noventa e nove justos
que não precisam de conversão.
8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma,
não acende uma lâmpada,
varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la?
9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz:
'Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!'
10Por isso, eu vos digo,
haverá alegria entre os anjos de Deus
por um só pecador que se converte.'
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB



Reflexão - Lc 15, 1-10

Todos nós somos pecadores, mas Deus nos ama tanto que age sempre com misericórdia para conosco, perdoando o que nos pesa na consciência e sempre dando-nos condições para que nos convertamos e possamos viver na sua amizade, afinal de contas, o verdadeiro Pai não quer vier os seus filhos e filhas dispersos pelo mundo e entregues ao poder do pecado e da morte. Tudo isso faz com que uma das maiores alegrias de Deus seja a conversão dos pecadores. Como Deus, também nós devemos agir com misericórdia para com os que erram e dar-lhes condições para que possam converter-se e, assim, vivam a plena alegria de quem se sente eternamente amado por Deus.
Fonte CNBB



OVELHA PERDIDA - Lc 15,1-10
HOMILIA

Um amor desconcertante Jesus é criticado pelos fariseus e escribas por acolher aqueles que eram considerados por eles pecadores. Jesus narra-lhes, então, três parábolas sobre a misericórdia de Deus, duas das quais lemos hoje (cf. 16 set.). O dono das ovelhas ou a mulher dona de casa vão à procura da ovelha perdida ou da moeda perdida, e se alegram quando as encontram. O "pecador" era um excluído, impuro diante de centenas de preceitos da Lei (Torá), ficando assim obrigado a trazer ofertas para os sacrifícios de purificação feitos pelos sacerdotes. Jesus supera estes critérios religiosos excludentes e opressores, acolhendo a todos. É o amor misericordioso que reergue as pessoas e as integra, alegremente, na vida comunitária. Lc 15. 1-10

Lucas 15.3-7: "Então Jesus lhes propôs esta parábola: Qual dentre vós é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu? Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento".

Este episódio nos leva à pergunta: Quem achou quem? Muitas vezes ouvimos alguém dizer: "Até que enfim eu encontrei a Deus. Eu estava perdido, porém agora encontrei a Deus". Mas será que essa pessoa encontrou realmente a Deus ou foi Deus quem encontrou ela? Na verdade, não foi Deus quem se perdeu. A realidade é que nós nos perdemos. Nem tampouco somos nós que achamos a Deus. É Deus quem nos procura e nos acha. Diz a Palavra de Deus em Lucas capítulo 19: "Porque o Filho do homem (Jesus) veio buscar e salvar o perdido".

Se hoje estamos nos braços providenciais de Deus, é porque Jesus nos procurou e achou. Desde a eternidade Deus decidiu nos buscar e salvar. E Jesus, o Filho de Deus, não se sentou sobre o tronco de uma árvore, esperando que nós o achássemos; mas ele se deixou pendurar no madeiro da cruz a fim de nos livrar da perdição do pecado.

Como uma ovelha perdida, Jesus toma-nos nos seus ombros e nos conduz de volta ao aprisco de Deus. Toda a distância entre Deus e o homem foi percorrido por Jesus, pelo que ele diz: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14.6).

Não estamos mais perdidos. Deus nos achou. "Nisto consiste o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou", diz o apóstolo João.

A parábola da ovelha perdida é, sem dúvida, uma das mais bonitas e comoventes histórias que Jesus contou; pois ela se refere a nós, seres humanos, que, perdidos no pecado, fomos salvos por Cristo o Bom Pastor ( João 10, 14 ).

Fonte Padre BANTU SAYLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário