terça-feira, 23 de abril de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 14:1-6 - 26.04.2024

 Liturgia Diária


26 – SEXTA-FEIRA 

4ª SEMANA DA PÁSCOA


(branco – ofício do dia)


Evangelho: João 14:1-6 

Em meio às sombras da incerteza, encontramos a luz da esperança. Ele é o guia, a verdade que liberta e a vida que renova. Em sua presença, nossos corações encontram descanso e nossa jornada encontra seu propósito.


Evangelho: João 14:1-6 (Bíblia de Jerusalém):

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:1. "Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim.

2. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito. Vou preparar-vos um lugar.

3. E quando eu tiver ido e vos tiver preparado um lugar, virei novamente e vos levarei comigo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.

4. E para onde eu vou, sabeis o caminho."

5. Disse-lhe Tomé: "Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?"

6. Respondeu-lhe Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim."

- Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim." (João 14:6) 


Nestas palavras de Jesus, encontramos um consolo profundo para os corações perturbados. Ele nos convida a confiar nele, assim como confiamos em Deus. Jesus não só promete um lugar no Reino do Pai, mas também promete voltar para nos levar consigo. Ele é o caminho para essa morada celestial. Nesta afirmação, Jesus não está apenas indicando uma rota física, mas revelando sua própria natureza: ele é a Verdade que nos liberta e a Vida que nos sustenta. Portanto, nossa jornada para Deus não é uma busca externa, mas uma entrega confiante a Jesus, permitindo que Ele nos guie em cada passo do caminho.


HOMILIA

"O Caminho, a Verdade e a Vida: Encontrando Paz no Coração de Cristo"


Meus amados irmãos e irmãs em Cristo,


Hoje, somos chamados a contemplar as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, registradas no Evangelho segundo João, capítulo 14, versículos 1 a 6. Neste texto sagrado, encontramos não apenas palavras, mas promessas divinas que ecoam através dos séculos, oferecendo conforto, direção e esperança para todos os que se voltam para Ele em fé.

Jesus começa sua mensagem com uma instrução poderosa e reconfortante: "Não se perturbe o vosso coração." Em um mundo cheio de ansiedade, incerteza e medo, estas palavras são como um bálsamo para nossas almas aflitas. Jesus nos chama a confiar Nele, a crer não apenas em Deus, mas também Nele mesmo. Ele nos assegura que não estamos perdidos ou abandonados, mas que Ele está conosco em cada passo do caminho.

Ao proclamar: "Na casa de meu Pai há muitas moradas", Jesus nos oferece uma visão celestial de esperança e promessa. Ele nos promete um lugar preparado para nós, onde encontraremos plenitude de paz e alegria na presença do Pai. Esta é uma promessa que transcende as limitações deste mundo e nos convida a fixar nossos olhos na eternidade.

Mas Jesus não só nos aponta para o destino final, Ele também promete estar conosco durante toda a jornada. Ele declara: "Vou preparar-vos um lugar" e promete: "Virei novamente e vos levarei comigo." Aqui, encontramos a garantia de que não caminhamos sozinhos. Jesus é o nosso companheiro constante, aquele que nunca nos abandona, mesmo nas horas mais sombrias e difíceis.

Entretanto, quando Tomé expressa sua dúvida sobre o caminho a seguir, Jesus responde com uma afirmação poderosa e definitiva: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim." Nestas palavras, Jesus revela sua própria identidade divina e a exclusividade de seu papel na redenção da humanidade. Ele não é apenas um guia ou mestre sábio, mas o próprio caminho para a comunhão com o Pai.

Portanto, meus queridos, diante das adversidades da vida, lembrem-se sempre destas palavras de Jesus. Encontrem conforto na promessa de um lugar preparado para vocês no Reino do Pai. Encontrem segurança na presença constante de Jesus ao longo de suas jornadas. E acima de tudo, coloquem sua fé Nele como o único caminho para a vida eterna.

Que estas verdades sagradas permeiem nossos corações e orientem nossas vidas, hoje e sempre. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário