sexta-feira, 26 de abril de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho de João 15:1-8 - 28.04.2024

 Liturgia Diária


28 – DOMINGO 

5º DA PÁSCOA


(branco, glória, creio – 1ª semana do saltério)



Evangelho de João 15:1-8

"Permanecei em Mim como ramos na videira, e vos tornareis fecundos. Sem Mim, nada podeis fazer. Unidos em Mim, glorificareis o Pai com vossos frutos, testemunhando a verdadeira vida em comunhão eterna."


João 15:1-8 (Bíblia de Jerusalém):

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos:1. "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor."

2. "Ele corta todo ramo que em mim não dá fruto, e limpa todo o que dá fruto, para que produza ainda mais fruto."

3. "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho anunciado."

4. "Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim."

5. "Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."

6. "Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, como o ramo, e secará; esses ramos são depois recolhidos, lançados ao fogo e queimados."

7. "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito."

8. "Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos."

- Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (João 15:5)


Neste trecho do Evangelho de João, Jesus utiliza a metáfora da videira para ilustrar a relação entre Ele, Seus discípulos e Deus. Ele se apresenta como a "videira verdadeira", a fonte da vida espiritual, enquanto Deus é o "agricultor", cuidando do desenvolvimento e crescimento dos discípulos.

A imagem dos ramos que precisam permanecer na videira para dar frutos nos lembra da importância da conexão íntima com Jesus. Assim como os ramos dependem da videira para sobreviver e frutificar, nós dependemos de Jesus para nossa vida espiritual e nosso serviço no mundo.

Além disso, Jesus enfatiza a necessidade de permanecer Nele e em Suas palavras. Essa permanência implica uma comunhão constante, uma vida de oração e obediência aos ensinamentos de Cristo. É através dessa comunhão que podemos experimentar o poder transformador de Deus em nossas vidas e dar frutos que glorificam a Ele.

Por fim, Jesus promete que aqueles que permanecem Nele e dão frutos serão verdadeiros discípulos Seus, trazendo glória ao Pai. Isso nos lembra que nossa principal missão como discípulos de Cristo é glorificar a Deus através de nossas vidas, testemunhando Seu amor, graça e poder transformador para o mundo ao nosso redor.


HOMILIA

Título: "Permanecendo na Videira: Uma Jornada de Intimidade e Frutificação"


Meus amados irmãos e irmãs em Cristo,


Hoje, mergulhamos nas profundezas do Evangelho de João, no capítulo 15, versículos 1 a 8, onde Jesus nos presenteia com uma visão extraordinária da nossa relação com Ele. Este texto é como uma fonte perene de sabedoria divina, uma fonte da qual devemos beber com sede espiritual incessante.

Jesus começa com uma declaração poderosa: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor." Aqui, Ele não só se identifica como a fonte primordial da vida espiritual, mas também revela o papel do Pai como aquele que cuida amorosamente do nosso crescimento espiritual. Somos como ramos nesta videira, e nossa essência espiritual depende inteiramente da conexão íntima com Ele.

A metáfora da videira e dos ramos nos ensina sobre a importância vital da união com Cristo. Jesus nos lembra: "Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós." Esta não é apenas uma exortação, mas uma promessa divina de comunhão contínua e intimidade transformadora. Sem essa união vital, somos como ramos separados da videira, secos e sem vida.

Mas o convite de Jesus vai além da mera sobrevivência espiritual. Ele nos chama para uma vida de frutificação abundante. "Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto", proclama Ele. Esta é uma promessa de vida plena e significativa, uma vida que reflete os atributos do próprio Cristo.

Entretanto, somos confrontados com uma verdade crucial: sem Ele, nada podemos fazer. Nossa capacidade de frutificar, de viver uma vida que glorifica a Deus, é totalmente dependente da nossa conexão com Jesus. Ele é a fonte de nossa força, nossa sabedoria e nossa graça.

Ao mesmo tempo, somos chamados a uma ação responsável. Jesus nos adverte sobre a consequência da desconexão espiritual: "Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora... e secará." Esta é uma chamada urgente à vigilância espiritual, à constante busca pela presença de Cristo em nossas vidas.

Quando permanecemos em Cristo e Ele em nós, nossa vida espiritual se torna uma fonte de bênção não apenas para nós mesmos, mas para o mundo ao nosso redor. Somos chamados a glorificar o Pai, não só com palavras, mas com nossas vidas frutíferas, nossas ações que refletem Seu amor e Sua verdade.

Portanto, meus queridos irmãos e irmãs, que possamos nos comprometer hoje a permanecer na videira verdadeira, a buscar uma união cada vez mais profunda com Cristo. Que nossas vidas sejam testemunhos vivos da Sua graça transformadora, e que, através de nós, o mundo conheça a verdadeira vida que só pode ser encontrada Nele. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário