domingo, 21 de abril de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho segundo João 12,44-50 - 24.04.2024

 Liturgia Diária


24 – QUARTA-FEIRA 

4ª SEMANA DA PÁSCOA


(branco – ofício do dia)



Evangelho segundo João 12,44-50

"Vim como luz ao mundo, para salvar. Quem crê em mim vê o Pai. Não julgo quem rejeita, pois não falo por mim, mas como o Pai ordenou. Sua palavra é vida eterna."


João 12,44-50 (Bíblia de Jerusalém):

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 44 Jesus clamou em alta voz: "Quem crê em mim, não crê em mim, mas naquele que me enviou; 

45 e quem me vê, vê aquele que me enviou. 

46 Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 

47 Se alguém ouvir minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo, porque não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 

48 Quem me rejeita e não aceita minhas palavras já tem quem o julgue: a palavra que eu proferi, essa o julgará no último dia. 

49 Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me ordenou o que eu devia dizer e falar. 

50 E sei que seu mandamento é vida eterna. O que eu falo, pois, eu o falo como o Pai me ordenou".

- Palavra da Salvação.


Reflexão:

 "Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas" (João 12:46)


Nestes versículos, Jesus revela sua missão como enviado de Deus ao mundo. Ele se apresenta como a luz que veio para dissipar as trevas da ignorância e do pecado. Jesus não veio para condenar, mas para salvar. Sua mensagem é de salvação e vida eterna para aqueles que creem e seguem suas palavras.

Jesus enfatiza a união entre ele e o Pai. Crer em Jesus é crer no Pai que o enviou. Sua palavra não é sua, mas do Pai que o instruiu sobre o que dizer e fazer. Portanto, ao rejeitar as palavras de Jesus, não é apenas a Jesus que se rejeita, mas também ao Pai que o enviou.

A mensagem de Jesus é uma mensagem de amor, perdão e salvação. Ele nos convida a crer nele, a segui-lo e a guardar suas palavras. Ao fazê-lo, encontramos a vida eterna e a luz que ilumina nosso caminho neste mundo. Que possamos acolher as palavras de Jesus em nossos corações e viver de acordo com sua vontade, para que possamos encontrar a verdadeira vida em Deus.


HOMILIA

A Luz que Ilumina e Salva


Queridos irmãos e irmãs, o Evangelho de hoje nos apresenta uma profunda reflexão sobre a missão de Jesus Cristo neste mundo como a luz que ilumina e salva. Nestes versículos de João 12,44-50, somos convidados a mergulhar nas palavras do próprio Salvador, que revela a natureza essencial de sua vinda à Terra.

Jesus proclama com autoridade: "Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas" (João 12:46). Esta declaração ressoa através dos séculos, ecoando a promessa de esperança e libertação para todos nós. Jesus não veio apenas para transmitir conhecimento intelectual, mas para iluminar os corações e mentes da humanidade, dissipando as trevas da ignorância espiritual e do pecado.

É crucial compreender que a fé em Jesus não é apenas uma questão de concordância intelectual, mas um compromisso transformador que ilumina nossa existência e direciona nosso caminho. Crer em Jesus é abrir nossos corações para a verdadeira luz que guia e sustenta nossas vidas, mesmo nos momentos mais sombrios e desafiadores.

Além disso, Jesus nos revela a íntima relação entre Ele e o Pai Celestial. Ele declara: "Quem crê em mim, não crê em mim, mas naquele que me enviou; e quem me vê, vê aquele que me enviou" (João 12:44-45). Aqui, somos lembrados da união indissolúvel entre o Filho e o Pai, uma união de amor e propósito divinos que transcendem nossa compreensão humana.

Ao rejeitar as palavras de Jesus, não apenas rejeitamos a Ele, mas também ao Pai que o enviou. Jesus veio ao mundo não para condenar, mas para salvar. Sua mensagem é uma mensagem de amor, perdão e reconciliação. Ele nos oferece a promessa da vida eterna para aqueles que acolhem sua palavra e seguem seu caminho.

No entanto, Jesus também nos adverte sobre as consequências da rejeição. Ele afirma: "Quem me rejeita e não aceita minhas palavras já tem quem o julgue: a palavra que eu proferi, essa o julgará no último dia" (João 12:48). Essa é uma chamada à responsabilidade e à seriedade em relação à mensagem de Cristo. Ignorar ou rejeitar sua palavra tem implicações eternas.

Portanto, irmãos e irmãs, que possamos acolher a luz de Cristo em nossas vidas, permitindo que ela nos guie, nos transforme e nos conduza à verdadeira vida em Deus. Que possamos crer não apenas com nossas mentes, mas com nossos corações, vivendo de acordo com a vontade do Pai que nos ama infinitamente. Que a luz de Cristo brilhe em nós e através de nós, para a glória de Deus e para o bem de toda a humanidade. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário