segunda-feira, 22 de abril de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: Marcos 16:15-20 - 25.04.2024

 Liturgia Diária


25 – QUINTA-FEIRA 

SÃO MARCOS, EVANGELISTA


(vermelho, glória, pref. dos apóstolos II – ofício da festa)



Evangelho: Marcos 16:15-20

"Vai, prega, salva; eis a missão divina. Crendo, sinais acompanham; mão firme, coração puro. Sobe aos céus, à direita do Pai. Preguem, confiem, pois o Senhor age."


Marcos 16:15-20 (Bíblia de Jerusalém):

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos15. E disse-lhes: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.

16. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

17. Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;

18. se pegarem em serpentes ou beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados".

19. Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e sentou-se à direita de Deus.

20. Eles partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os sinais que a acompanhavam. - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15)


Estes versículos finais do Evangelho de Marcos resumem a missão dada por Jesus aos seus discípulos antes de sua ascensão ao céu. Jesus os envia para levar o Evangelho a todas as nações, prometendo que aqueles que acreditarem serão acompanhados por sinais divinos. Isso não apenas reforça a autoridade de Jesus, mas também a capacitação dos crentes pelo Espírito Santo para realizar obras poderosas em nome de Deus.

A ascensão de Jesus ao céu é um evento de grande importância teológica, marcando não apenas o fim do ministério terreno de Jesus, mas também o início da missão da Igreja. Apesar de Jesus ter partido fisicamente, Ele continua a agir através do Espírito Santo, que guia e fortalece os crentes em sua missão de proclamar o Evangelho e fazer discípulos.

Esses versículos nos desafiam a refletir sobre nossa própria missão como seguidores de Jesus. Somos chamados a ir além das fronteiras, compartilhando o amor e a verdade de Cristo com todas as pessoas, confiantes de que Ele estará conosco até o fim dos tempos.


HOMILIA

A Missão Sagrada: Pregar o Evangelho a Toda Criatura


Meus amados irmãos e irmãs em Cristo,


Hoje, contemplamos um dos últimos mandamentos de Jesus a seus discípulos antes de sua ascensão ao céu. Neste Evangelho segundo Marcos (16:15-20), encontramos não apenas uma simples instrução, mas sim uma comissão divina que ecoa através dos séculos até nós hoje: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura."

Essas palavras transcendem o tempo e o espaço. São uma chamada não apenas para aqueles discípulos que estavam presentes naquele momento, mas também para nós, aqui e agora. Somos convocados por Cristo a nos tornarmos mensageiros do Evangelho, a levar a Boa Nova a todas as pessoas, em todos os lugares, sem exceção.

Mas o que significa realmente pregar o Evangelho? Não se trata apenas de proclamar palavras, mas de viver uma vida transformada pelo amor de Cristo. É sobre testemunhar através de nossas ações e palavras o poder redentor do Evangelho. É sobre compartilhar a esperança, a paz e a alegria que encontramos em Jesus Cristo com um mundo sedento por significado e propósito.

Ao longo deste trecho, Jesus promete sinais que acompanharão aqueles que creem: expulsar demônios, falar novas línguas, serem imunes a venenos, curar os doentes. Esses sinais não são apenas demonstrações de poder, mas evidências da presença contínua de Cristo naqueles que se dedicam à sua missão. Eles nos lembram que não estamos sozinhos nesta jornada, mas que o próprio Senhor trabalha conosco e através de nós para realizar sua vontade.

A ascensão de Jesus ao céu nos lembra que sua missão na terra foi cumprida, mas a nossa continua. Ele nos deixou o Espírito Santo como nosso guia e consolador, capacitando-nos a continuar sua obra de reconciliação e salvação. Como discípulos de Cristo, somos chamados a seguir seus passos, a amar como ele amou e a proclamar seu nome até os confins da terra.

Portanto, meus irmãos e irmãs, que possamos responder a essa chamada com coragem e determinação. Que possamos nos comprometer a ser testemunhas vivas do Evangelho em nossas palavras e ações diárias. Que possamos ser instrumentos da graça de Deus, levando luz onde há trevas, esperança onde há desespero e amor onde há ódio.

Que o Espírito Santo nos fortaleça nesta missão sagrada, e que, como aqueles discípulos de antigamente, possamos partir e pregar por toda parte, confiantes de que o Senhor estará conosco, confirmando sua palavra com os sinais que a acompanham.

Que assim seja. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário