sábado, 20 de abril de 2024

LIRTURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho de João 10:22-30 - 23.04.2024

 Liturgia Diária


23 – TERÇA-FEIRA 

4ª SEMANA DA PÁSCOA


(branco – ofício do dia)



Evangelho de João 10:22-30

Nosso Senhor, durante a festa da Dedicação, revelou sua unidade divina. Suas palavras são luz para nossos caminhos, sua voz guia nossos passos. Como ovelhas do seu rebanho, reconhecemos sua presença e seguimos seu chamado. Em sua mão segura, encontramos vida eterna.


João 10,22-30 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João –22 - Decorria então em Jerusalém a festa da Dedicação. Era inverno.

23 - Jesus passeava pelo templo, no Pórtico de Salomão.

24 - Os judeus rodearam-no e disseram-lhe: "Até quando nos deixarás em suspenso? Se és o Messias, dize-no-lo claramente."

25 - Jesus respondeu-lhes: "Já vo-lo disse, mas não acreditais. As obras que faço em nome de meu Pai são as que dão testemunho de mim.

26 - Mas vós não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas.

27 - As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu conheço-lhes e elas seguem-me.

28 - Eu dou-lhes a vida eterna; jamais perecerão e ninguém as arrebatará da minha mão.

29 - O meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatar da mão do Pai.

30 - Eu e o Pai somos um." - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Eu dou-lhes a vida eterna; jamais perecerão e ninguém as arrebatará da minha mão." (João 10:28)


Neste trecho do Evangelho segundo João, Jesus está no templo durante a festa da Dedicação, um momento significativo para os judeus. Ele é confrontado por aqueles que querem uma resposta clara sobre sua identidade messiânica. Jesus, como muitas vezes faz, não responde diretamente, mas aponta para suas obras como evidência de sua missão.

Ele fala sobre a relação entre ele e suas ovelhas, simbolizando seus seguidores. As ovelhas reconhecem sua voz e o seguem. Aqui, Jesus enfatiza a importância da fé e da intimidade espiritual. Ele promete vida eterna e segurança às suas ovelhas, mostrando a confiança na proteção divina.

A afirmação final de Jesus, "Eu e o Pai somos um", é profundamente teológica, expressando sua unidade com Deus. Essa declaração desafia a compreensão convencional da divindade e ressalta a natureza única de sua relação com o Pai.

Portanto, este trecho nos convida a refletir sobre nossa própria fé e relação com Jesus. Ele nos lembra da importância de ouvir sua voz, seguir seus ensinamentos e confiar em sua promessa de vida eterna.


HOMILIA

"O Chamado à Intimidade: Seguindo a Voz do Pastor"


Queridos irmãos e irmãs em Cristo,


Hoje, ao contemplarmos o Evangelho segundo João (10,22-30), somos convidados a mergulhar nas profundezas do mistério da relação entre o Pastor e suas ovelhas. Este trecho nos apresenta um diálogo entre Jesus e os judeus durante a festa da Dedicação em Jerusalém. É nesse contexto que Jesus se revela como o Bom Pastor, aquele que não só guia, mas também protege e dá vida eterna às suas ovelhas.

Ao longo deste Evangelho, Jesus não apenas afirma sua divindade, mas também estabelece uma profunda conexão entre ele e seus seguidores. Ele diz: "As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu conheço-lhes e elas seguem-me" (João 10:27). Aqui, Jesus nos revela a importância da intimidade espiritual, onde a voz do Pastor ressoa nos corações daqueles que O reconhecem como Senhor.

Essa intimidade não é apenas unilateral; é uma relação mútua de conhecimento e confiança. Jesus conhece suas ovelhas, suas necessidades mais profundas, seus anseios mais íntimos. E, por sua vez, suas ovelhas reconhecem sua voz e o seguem com fé inabalável. Esta é uma relação de amor e confiança, onde o Pastor cuida de suas ovelhas com carinho e proteção.

No entanto, esta passagem também nos desafia a refletir sobre nossa resposta ao chamado do Pastor. Estamos realmente ouvindo sua voz em meio ao ruído do mundo? Estamos dispostos a segui-lo, mesmo quando o caminho parece difícil? Esta é uma chamada à total entrega, a deixar de lado nossas próprias vontades e desejos em favor da vontade do Pastor.

E que promessa gloriosa nos é dada! Jesus proclama: "Eu dou-lhes a vida eterna; jamais perecerão e ninguém as arrebatará da minha mão" (João 10:28). Aqui encontramos segurança inabalável na promessa do Salvador. Nenhuma força do inferno pode nos separar do amor de Cristo. Ele nos segura firmemente em sua mão, conduzindo-nos através das tempestades da vida para a segurança eterna em Seu rebanho.

Portanto, meus queridos, que possamos ouvir a voz do Pastor ressoando em nossos corações, guiando-nos pelo caminho da verdade e da vida. Que possamos confiar plenamente em sua promessa de proteção e vida eterna. E que possamos responder ao seu chamado com corações abertos e prontos para segui-lo onde quer que Ele nos leve.

Que o Bom Pastor nos abençoe e nos guarde hoje e sempre. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário