segunda-feira, 29 de abril de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho de João 15:1-8 - 01.05.2024

Liturgia Diária


1 – QUARTA-FEIRA 

5ª SEMANA DA PÁSCOA


(branco – ofício do dia da 1ª semana do saltério)



 Evangelho de João 15:1-8

Videira verdadeira, conexão vital com o Pai. Nele, frutificamos abundantemente. Poda-nos para crescermos, purifica-nos pela Sua Palavra. Permanecer Nele é vida, fora Dele, secamos. Na união com Cristo, encontramos força, nutrição e direção. Oração eficaz, glorificamos o Pai.


João 15:1-8 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:1 "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.

2 Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto ele o limpa, para que dê mais fruto ainda.

3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;

4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.

5 Eu sou a videira, vós as varas; quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer.

6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo, e secará; tais ramos são apanhados, lançados no fogo e queimados.

7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos."

- Palavra da Salvação!


Reflexão:

"Eu sou a videira, vós as varas; quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer." (João 15:5)


Nestes versículos, Jesus usa a analogia da videira para transmitir uma mensagem profunda sobre a importância da conexão íntima com Ele. Ele nos lembra que somos os ramos e Ele é a videira, e que para produzirmos frutos abundantes em nossa vida espiritual e prática, devemos permanecer Nele. A permanência em Cristo não é apenas uma questão de pertencer a Ele, mas de uma união vital, onde encontramos nossa força, nutrição e direção. Como os ramos que são limpos para que produzam mais frutos, também somos purificados pela Palavra de Deus para crescermos e nos tornarmos mais frutíferos em nossa fé e serviço. Além disso, Jesus nos assegura que a verdadeira conexão com Ele resulta em uma vida de oração poderosa e eficaz. Que possamos, portanto, cultivar essa intimidade com Cristo, permanecendo Nele diariamente, para que possamos glorificar a Deus e testemunhar o Seu amor ao mundo.


HOMILIA

"A Conexão Vital: Permanecendo em Cristo para Frutificar"


Queridos irmãos e irmãs,


Hoje, somos convidados a mergulhar nas profundezas da Palavra de Deus, encontrando em João 15:1-8 uma fonte de vida e inspiração. Este trecho nos revela uma verdade fundamental: nossa conexão com Cristo é a essência de nossa existência espiritual.

Jesus se apresenta como a "videira verdadeira", e nós, como os ramos. Ele é a fonte de nossa vitalidade espiritual, nossa nutrição divina. Assim como um ramo só pode dar frutos se permanecer ligado à videira, nós só podemos florescer se permanecermos em Cristo.

Esta permanência em Cristo não é apenas uma associação superficial, mas uma união profunda e íntima. É viver em comunhão com Ele, permitindo que Sua vida flua em nós e através de nós. É através dessa união que somos purificados, podados e preparados para dar frutos abundantes.

No entanto, Jesus adverte que, fora dessa conexão vital, estamos destinados à estagnação e à esterilidade espiritual. Assim como um ramo cortado da videira não pode produzir frutos, nós, sem Cristo, não podemos realizar nada de significativo. É somente na união com Ele que encontramos verdadeiro propósito e significado.

Mas há mais nesta passagem do que apenas a promessa de frutificação. Jesus nos assegura que, quando permanecemos Nele, podemos ter confiança em nossas orações. Ele nos promete uma vida de comunhão constante com o Pai, uma vida de poder e eficácia na oração.

Portanto, irmãos e irmãs, que esta passagem do Evangelho nos desafie a examinar nossa própria conexão com Cristo. Estamos verdadeiramente enraizados Nele, permitindo que Sua vida flua em nós e através de nós? Estamos nos aproximando do Pai em oração, confiando em Sua provisão e direção?

Que possamos responder a este chamado de Jesus, renovando nossa dedicação a permanecer Nele. Que possamos ser ramos frutíferos, testemunhando Seu amor ao mundo através de nossas vidas transformadas. E que, em toda nossa jornada espiritual, possamos encontrar nossa verdadeira realização e alegria na conexão vital com Cristo. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário