sábado, 27 de abril de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho de João 14:21-26 -29.04.2024

  Liturgia Diária


29 – SEGUNDA-FEIRA 

SANTA CATARINA DE SENA


VIRGEM E DOUTORA DA IGREJA


(branco, pref. pascal ou das virgens – ofício da memória)


Evangelho de João 14:21-26 

"Aquele que guarda os mandamentos de Cristo, será amado pelo Pai, e em amor, encontrará morada Divina. O Espírito Santo, enviado em Seu nome, guiará e recordará suas palavras, fortalecendo a fé e a comunhão com Deus."


João 14:21-26 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:21. "Quem aceita os meus mandamentos e os observa, esse me ama; e quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele."

22. Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): "Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?"

23. Jesus respondeu-lhe: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada.

24. Quem não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.

25. Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco.

26. O Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito." Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Quem aceita os meus mandamentos e os observa, esse me ama; e quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele" (João 14:21)


Estas passagens do Evangelho de João destacam o papel fundamental do amor e da obediência aos mandamentos de Jesus. Ele enfatiza que aqueles que o amam serão amados pelo Pai e receberão sua manifestação. Esta relação de amor não é apenas uma troca de sentimentos, mas implica em obedecer à palavra de Cristo. A promessa de Jesus sobre o envio do Espírito Santo, o Paráclito, fortalece a comunidade cristã, guiando-os na verdade e relembrando-lhes as palavras de Jesus. Assim, o amor a Cristo e a obediência aos seus ensinamentos são a chave para experimentar a presença de Deus em nossas vidas e receber a orientação do Espírito Santo.


HOMILIA

A Jornada do Amor e da Revelação Divina


Meus amados irmãos e irmãs,


Hoje, somos chamados a mergulhar nas profundezas do Evangelho de João, onde encontramos uma narrativa que não apenas nos instrui, mas nos convida a uma jornada espiritual íntima e transformadora. No capítulo 14, versículos 21 a 26, somos guiados por Jesus Cristo através das verdades eternas do amor e da revelação divina.

Nesta passagem, Jesus nos revela um princípio fundamental: o vínculo inseparável entre o amor e a obediência aos seus mandamentos. Ele nos assegura que aqueles que verdadeiramente o amam demonstram esse amor através da observância de seus ensinamentos. Este amor não é apenas uma emoção passageira, mas uma escolha consciente de viver em conformidade com a vontade divina.

Jesus nos promete uma comunhão profunda e transformadora. Ele nos revela que aqueles que o amam serão amados pelo Pai, e Ele próprio se manifestará a eles. Esta é uma promessa extraordinária, que nos convida a uma experiência íntima da presença divina em nossas vidas. Quando nos entregamos ao amor de Cristo e obedecemos aos seus mandamentos, abrimos as portas para uma comunhão pessoal com o Pai Celestial.

Além disso, Jesus nos conforta com a promessa do Espírito Santo, o Consolador e Guia divino. Este Espírito, enviado pelo Pai em nome de Cristo, não só nos ensina todas as coisas, mas também nos faz lembrar das palavras e ensinamentos do Salvador. Ele é a voz suave que nos orienta nos caminhos da verdade, nos fortalece nas horas de dificuldade e nos lembra do amor incondicional de Deus por nós.

Diante dessas verdades profundas, somos desafiados a examinar nossas próprias vidas. Estamos verdadeiramente vivendo em amor e obediência aos mandamentos de Cristo? Estamos abertos à manifestação de sua presença em nossas vidas, através do Espírito Santo? Estamos dispostos a seguir a jornada do amor e da revelação divina, mesmo quando os caminhos parecem difíceis e desconhecidos?

Que possamos responder a essas perguntas com corações sinceros e humildes. Que possamos nos comprometer a viver cada dia em amor e obediência a Cristo, permitindo que sua presença transforme nossas vidas e nos guie em cada passo da jornada espiritual. E que possamos sempre nos alegrar na promessa do Espírito Santo, que nos fortalece, nos consola e nos lembra do amor infinito do Pai Celestial por nós.


Que assim seja. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário