quarta-feira, 3 de abril de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 20,19-31 - 07.04.2024

 Liturgia Diária


7 – DOMINGO 

2º DA PÁSCOA


Domingo da Divina Misericórdia


(branco, glória, sequência facultativa, creio, prefácio da Páscoa I – 2ª semana do saltério)



Evangelho: João 20,19-31

Antífona:

"Na presença do Senhor, os discípulos encontraram paz. As mãos feridas revelaram a verdade. Dúvida transformada em fé, proclamando: 'Meu Senhor e meu Deus!' Bem-aventurados os que creem sem ver, encontrando vida em Seu nome."


João 20,19-31 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João - 19. Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou-se no meio deles e disse-lhes: "A paz esteja convosco!"

20. Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor.

21. Jesus disse-lhes de novo: "A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós."

22. Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: "Recebei o Espírito Santo.

23. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos."

24. Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com eles quando veio Jesus.

25. Disseram-lhe os outros discípulos: "Vimos o Senhor!" Mas ele respondeu-lhes: "Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não meter a minha mão no seu lado, não acreditarei."

26. Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas trancadas, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco!"

27. Depois disse a Tomé: "Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas fiel."

28. Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!"

29. Disse-lhe Jesus: "Porque me viste, Tomé, acreditaste; felizes os que não viram e creram!"

30. Jesus fez, na presença dos seus discípulos, muitos outros sinais que não estão escritos neste livro.

31. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome. - Palavra da Salvação.


**Reflexão:**

 "Meu Senhor e meu Deus!" (João 20:28)


O relato da aparição de Jesus aos discípulos e a interação particular com Tomé nos convida a refletir sobre a natureza da fé e da dúvida. Tomé, com sua demanda de evidência física, ilustra uma reação humana comum diante do extraordinário. No entanto, Jesus não repreende a dúvida de Tomé, mas gentilmente a aborda, oferecendo-lhe a experiência que ele precisa para acreditar. A resposta de Tomé, "Meu Senhor e meu Deus!", é um reconhecimento profundo da identidade de Jesus.


Jesus então aborda não apenas a situação imediata, mas também os que viriam depois: aqueles que, sem ter visto pessoalmente, acreditariam. Esta é uma mensagem de encorajamento para todos nós, que não podemos tocar fisicamente as feridas de Jesus, mas podemos experimentar a sua presença e o seu poder transformador em nossas vidas pela fé. A fé não é a ausência de dúvida, mas a escolha de confiar mesmo na ausência de provas tangíveis. Que possamos, como os discípulos, encontrar a paz de Cristo e experimentar a vida que vem através do nome dele.


HOMILIA

"Da Dúvida à Profunda Fé: Encontrando a Presença Transformadora de Cristo"


Queridos irmãos e irmãs em Cristo,


Hoje, contemplamos o Evangelho segundo João, capítulo 20, versículos 19 a 31, uma passagem que nos convida a refletir sobre a jornada da dúvida para uma fé profunda e transformadora na presença viva de Cristo ressuscitado.

O relato começa com os discípulos reunidos, trancados por medo. Eles estão abatidos pela perda de seu Mestre e a incerteza do que o futuro reserva. No entanto, em seu desespero, Jesus entra no meio deles, oferecendo a paz que transcende todas as preocupações terrenas. Ele mostra-lhes suas mãos e lado, sinais tangíveis de sua vitória sobre o pecado e a morte. E nesse momento, o medo é dissipado pela alegria, pois eles reconhecem que estão na presença do Senhor ressuscitado.

Contudo, um dos discípulos, Tomé, não está presente naquele momento. Ele representa a dúvida que muitas vezes habita em nossos corações, mesmo quando testemunhamos os milagres de Deus. Tomé se recusa a acreditar até que veja e toque as feridas de Jesus. E o que é notável é que Jesus não o repreende por sua incredulidade, mas gentilmente oferece a Tomé a evidência que ele busca. Quando Tomé finalmente vê e toca, sua dúvida é dissipada e ele proclama com fervor: "Meu Senhor e meu Deus!"

Essa jornada de dúvida para fé reflete nossa própria caminhada espiritual. Muitas vezes nos encontramos questionando, buscando evidências, lutando para entender os desígnios de Deus em meio às tribulações da vida. No entanto, como Tomé, somos convidados a trazer nossas dúvidas diante de Cristo, confiantes de que Ele não apenas as acolhe, mas também as transforma em oportunidades para um encontro mais profundo com Ele.

A verdadeira bênção, no entanto, é reservada para aqueles que, como nós, não têm o privilégio de ver e tocar fisicamente as feridas de Cristo, mas que, mesmo assim, acreditam. Jesus nos diz: "Felizes os que não viram e creram!" Essa é uma chamada para uma fé madura e confiante, que não depende de sinais visíveis, mas que confia na promessa da presença constante de Cristo em nossas vidas.

Portanto, queridos irmãos e irmãs, que possamos seguir o exemplo dos discípulos, trazendo nossas dúvidas diante de Cristo e permitindo que Ele as transforme em fé inabalável. Que possamos reconhecer Sua presença viva em nossas vidas, encontrando paz e alegria mesmo em meio às incertezas do mundo. E que, ao proclamarmos com Tomé, possamos dizer com convicção: "Meu Senhor e meu Deus!", encontrando a plenitude da vida em Seu nome.

Que assim seja. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário