terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: Mateus 21,33-43.45-46 - 01.03.2024

Liturgia Diária


1º – SEXTA-FEIRA 

2ª SEMANA DA QUARESMA


(roxo – ofício do dia da 2ª semana do saltério)



Evangelho: Mateus 21,33-43.45-46

Antífona:

"O Senhor plantou uma vinha e confiou-a aos homens. Mas estes, em sua cegueira, rejeitaram seus mensageiros, até mesmo seu próprio Filho. Escutai a voz do Senhor e produzi os frutos do Reino!"


Mateus 21,33 - 43.45 - 46 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes:

33. "Ouvi ainda outra parábola: Havia um proprietário que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar e edificou uma torre; arrendou-a a uns vinhateiros e ausentou-se do país.

34. Aproximando-se o tempo das colheitas, enviou os seus servos aos vinhateiros, para receber os frutos que lhe pertenciam.

35. Mas os vinhateiros, lançando mão dos servos, espancaram um, mataram outro e a outro apedrejaram.

36. Enviou de novo outros servos, em maior número que os primeiros, e trataram-nos do mesmo modo.

37. Por último, enviou-lhes o seu próprio filho, pensando: Respeitarão meu filho.

38. Mas os vinhateiros, ao verem o filho, disseram entre si: Eis o herdeiro! Vinde, vamos matá-lo e apoderar-nos da sua herança!

39. Agarraram-no, lançaram-no fora da vinha e mataram-no.

40. Quando vier, pois, o dono da vinha, que fará àqueles vinhateiros?"

41. Responderam-lhe: "Mandará matar sem piedade esses malvados e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entreguem os frutos a seu tempo."

42. Disse-lhes Jesus: "Nunca lestes na Escritura: 'A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é uma maravilha aos nossos olhos'?

43. Por isso vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produza os seus frutos."

45. Os sumos sacerdotes e os fariseus, ouvindo estas parábolas, compreenderam que era deles que Jesus falava.

46. Quiseram prendê-lo, mas tiveram medo da multidão, que o considerava profeta. - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Por isso vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produza os seus frutos." (Mateus 21:43)


A parábola dos vinhateiros maus é uma narrativa profunda que aborda a relação entre Deus e o povo de Israel, representado pelos vinhateiros. O dono da vinha é Deus, que confia a responsabilidade do cuidado da vinha aos vinhateiros, ou seja, ao povo eleito. No entanto, os vinhateiros se revelam infiéis e violentos, rejeitando e maltratando os mensageiros enviados pelo dono, inclusive seu próprio filho, que representa Jesus Cristo.

Essa parábola ilustra a história de Israel, que frequentemente rejeitou os profetas enviados por Deus e, por fim, seu próprio Filho. Jesus, ao contar essa parábola, está alertando os líderes religiosos de seu tempo sobre as consequências de sua incredulidade e oposição ao plano divino. Ao mesmo tempo, Jesus prenuncia a substituição do povo de Israel por aqueles que produziriam os frutos do Reino de Deus.

Hoje, somos chamados a refletir sobre como estamos cuidando da "vinha" que Deus nos confiou, ou seja, sobre como estamos vivendo nossa fé e respondendo ao chamado para produzir os frutos do Reino. Devemos estar atentos para não repetir os erros dos vinhateiros maus, mas sim acolher a mensagem de amor e redenção trazida por Jesus Cristo e viver de acordo com seus ensinamentos.


HOMILIA

A Responsabilidade na Vinha do Senhor


Meus amados irmãos e irmãs,


Hoje, somos chamados a refletir profundamente sobre a parábola dos vinhateiros maus, apresentada por Jesus no Evangelho de Mateus. Esta parábola não é apenas uma história do passado, mas uma lição atemporal que ecoa em nossos corações até os dias de hoje.

Na narrativa, o dono da vinha representa nosso amado Senhor Deus, que nos confia a responsabilidade de cuidar da Sua vinha, o Reino de Deus aqui na terra. Cada um de nós é chamado a ser um vinhateiro, a trabalhar com zelo e dedicação nesta vinha que Ele nos confiou.

No entanto, assim como os vinhateiros da parábola, muitas vezes falhamos em reconhecer a grandiosidade dessa tarefa. Podemos nos tornar egoístas, negligentes e até mesmo rebeldes em relação aos mandamentos divinos. Quantas vezes, em vez de produzir frutos de amor, paz e justiça, permitimos que o egoísmo, a ganância e a violência prevaleçam em nossas ações?

A parábola nos alerta sobre as consequências de nossa infidelidade. Quando nos afastamos do caminho do Senhor e rejeitamos Suas mensagens de amor e misericórdia, corremos o risco de perder a oportunidade de participar da construção do Reino de Deus. Assim como os vinhateiros maus, corremos o risco de perder a nossa herança celestial.

Contudo, a parábola também nos oferece esperança e uma chamada à conversão. Jesus nos lembra que, apesar de nossa falha, Deus é paciente e misericordioso. Ele continua a nos enviar Seus mensageiros, nos oferecendo oportunidades para nos arrependermos e retornarmos ao Seu caminho.

Que possamos, então, acolher esta mensagem com humildade e gratidão em nossos corações. Que possamos reconhecer a imensa responsabilidade que temos como vinhateiros na vinha do Senhor e responder com generosidade e fidelidade aos Seus chamados.

Que o Espírito Santo nos guie e fortaleça nesta jornada de fé, para que, ao final de nossas vidas, possamos apresentar ao Senhor uma vinha abundante em frutos de amor, justiça e paz. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário