sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: Lucas 6,36-38 - 26.02.2024

Liturgia Diária


26 – SEGUNDA-FEIRA 

2ª SEMANA DA QUARESMA


(roxo – ofício do dia)



Evangelho: Lucas 6,36-38 

Antífona:

Sede compassivos como vosso Pai é compassivo; não julgueis, e não sereis julgados; perdoai e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos.


Lucas 6, 36-38 (Bíblia de Jerusalém):

Proclamação do santo Evangelho segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:36 - "Sede compassivos, como também vosso Pai é compassivo.

37 - Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados.

38 - Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos."

- Palavra da Salvação;


Reflexão:

"Sede compassivos, como também vosso Pai é compassivo" (Lucas 6:36)


Nestes versículos, Jesus nos convida à compaixão, ao perdão e à generosidade. Ele nos lembra da importância de agirmos com bondade e misericórdia, pois seremos tratados da mesma maneira. A medida com que julgamos e perdoamos os outros será aplicada a nós. Portanto, que possamos cultivar em nossos corações a compaixão e a generosidade, sabendo que nossas ações refletem não apenas sobre os outros, mas também sobre nós mesmos diante de Deus.


HOMILIA

"A Transformadora Compassão de Deus"


Meus irmãos e irmãs em Cristo,


Hoje, refletimos sobre as palavras de Jesus conforme nos são transmitidas no Evangelho de Lucas, no capítulo 6, versículos 36 a 38. Nestas breves palavras, encontramos uma riqueza de ensinamentos que nos convidam a uma profunda transformação interior e a uma vida plena em Deus.

Jesus nos exorta a sermos compassivos, assim como nosso Pai celestial é compassivo. Essa compaixão vai além da simples simpatia; é uma atitude ativa de amor, que nos impulsiona a agir em prol do bem-estar dos outros, mesmo quando não é conveniente ou fácil. Ela reflete a natureza divina e nos conecta mais intimamente com o coração de Deus.

Além disso, Jesus nos adverte contra o julgamento. Ele nos lembra de que, quando julgamos os outros, estamos também nos sujeitando ao mesmo padrão de julgamento. Em vez de apontar os erros alheios, somos chamados a olhar para dentro de nós mesmos, reconhecendo nossas próprias fraquezas e limitações. Esta humildade nos liberta do peso do julgamento e nos abre para a graça do perdão.

E que bela promessa nos é feita: "Dai e vos será dado". Jesus nos ensina que a generosidade é recompensada abundantemente. Não se trata apenas de dar materialmente, mas também de dar de nós mesmos: nosso tempo, nossos talentos, nosso amor. Quando damos livremente, sem esperar nada em troca, experimentamos a alegria e a plenitude que vêm do agir em conformidade com a vontade de Deus.

Portanto, meus irmãos e irmãs, que possamos acolher estas palavras de Jesus em nossos corações e colocá-las em prática em nossa vida diária. Que sejamos verdadeiramente compassivos, evitando o julgamento e vivendo na generosidade e no amor. Que possamos ser canais da graça divina neste mundo, testemunhando o amor de Deus a todos os que encontramos.

Que o Espírito Santo nos guie e fortaleça neste caminho de discipulado, para que, ao seguirmos os passos de Jesus, possamos verdadeiramente transformar o mundo com o poder do amor.

Que assim seja. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário