Liturgia Diária
15 – SEGUNDA-FEIRA
2ª SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)
Antífona
"Toda a terra te adorará, cantará salmos a ti, cantará salmos ao teu nome." (Sl 66,4).
Evangelho: Marcos 2,18-22
Nestes versículos, Jesus responde a questionamentos sobre as práticas de seus discípulos. Suas analogias destacam a importância de uma abordagem transformadora diante das tradições religiosas estabelecidas.
Marcos 2,18-22 (Bíblia de Jerusalém)
Proclamação do santo Evangelho segundo Marcos – Naquele tempo,18."Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram e disseram a Jesus: 'Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, mas os teus discípulos não jejuam?'
19.Jesus respondeu: 'Os convidados de um casamento podem jejuar enquanto o noivo está com eles? Enquanto têm o noivo com eles, não podem jejuar.
20.Mas virão dias em que o noivo será tirado deles; naqueles dias, eles jejuarão.
21.Ninguém costura um remendo de pano novo em roupa velha, senão o remendo novo repuxa o pano velho, fazendo pior rasgão.
22.E ninguém coloca vinho novo em odres velhos, senão o vinho rompe os odres, e tanto se perdem o vinho como os odres. Mas coloca-se vinho novo em odres novos.'" - Palavra da Salvação.
Reflexão:
"Os convidados de um casamento podem jejuar enquanto o noivo está com eles? Enquanto têm o noivo com eles, não podem jejuar." (Mc 2,19)
Nesses versículos, Jesus responde à pergunta sobre o motivo pelo qual seus discípulos não jejuavam como os discípulos de João e os fariseus. Ele usa duas analogias poderosas para explicar sua abordagem.
Na primeira, Jesus compara-se ao noivo em um casamento, sugerindo que enquanto Ele está presente, não é apropriado para Seus discípulos jejuarem. Ele indica que haverá um tempo para o jejum quando Ele não estiver mais fisicamente com eles.
Na segunda analogia, Jesus usa a imagem de remendos e odres. Ele ilustra que a nova mensagem que Ele traz não pode ser simplesmente adicionada às práticas antigas e rígidas dos fariseus. O Evangelho de Jesus é algo novo e transformador, e tentar misturá-lo com práticas religiosas antigas e legalistas pode causar danos a ambos.
Esses versículos nos convidam a refletir sobre a natureza dinâmica da fé e a prontidão para receber a mensagem transformadora de Jesus. Ele não veio apenas para ajustar as tradições existentes, mas para trazer algo completamente novo e revolucionário. Estamos dispostos a deixar de lado velhas maneiras de pensar e agir para abraçar o novo que Ele oferece?
HOMILIA
"Uma Jornada de Fé na Transformação Profunda"
Caros irmãos e irmãs em Cristo, que a paz do Senhor esteja convosco. Hoje, meditemos sobre as palavras de Jesus nos versículos 18-22 do Evangelho de Marcos.
Jesus, ao ser questionado sobre o jejum, utiliza analogias poderosas. Ele se compara a um noivo presente, indicando que enquanto Ele está conosco, é tempo de alegria e comunhão, não de jejum. Essa imagem nos lembra da importância de valorizar a presença viva de Cristo em nossas vidas, buscando uma relação íntima e alegre com Ele.
As analogias dos remendos e odres nos alertam contra a rigidez religiosa. Jesus nos convida a abandonar práticas ultrapassadas que não podem conter a novidade e a plenitude do Evangelho. Ele propõe uma fé dinâmica, capaz de se adaptar e receber a Sua mensagem transformadora.
Em nossa jornada espiritual, somos desafiados a avaliar se estamos abertos à mudança e ao crescimento. Devemos questionar tradições que podem se tornar obstáculos à renovação que Jesus oferece. Ele não veio apenas para ajustar, mas para transformar radicalmente nossas vidas.
Hoje, somos chamados a refletir sobre a flexibilidade de nossa fé. Será que estamos dispostos a deixar para trás práticas que podem impedir a plena manifestação do Evangelho em nós? Que possamos acolher a novidade de Cristo, permitindo que Ele nos renove, como odres novos capazes de conter o vinho novo de Sua graça.
Que o Espírito Santo nos ilumine e fortaleça nesta jornada de fé, capacitando-nos a ser discípulos receptivos da mensagem revolucionária de Jesus. Amém.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
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