Evangelho (Mateus 25,31-46)
Segunda-Feira, 18 de
Fevereiro de 2013
1ª Semana da Quaresma
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de
Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus
aos seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado
de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos
da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como
o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita
e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua
direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai
vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de
comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes
em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu
estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão:
‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te
demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em
casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso, e
fomos te visitar?’ 40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que
todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que
o fizestes!’ 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos
de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus
anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e
não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu
estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me
visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com
fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te
servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as
vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o
fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos
irão para a vida eterna”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
HOMILIA
Vinde benditos do meu Pai!!!
A presente homilia descreve o
final dos tempos, ou seja, o Juízo Final que é um tema tão antigo e tão atual
com o qual a humanidade inteira se sempre depara. Dando uma passagem rápida o
que dizem as três grandes religiões monoteístas verificamos que o tema é
amplamente abordado em sua essência religiosa.
Assim, no cristianismo, às
obras de misericórdia que envolvem compromisso de amor a Deus e ao próximo e
são fundamentais para se obter a salvação; no judaísmo, está relacionado às
obras de piedade presentes no Antigo Testamento; e no islamismo, o bem ou mal
que se pratica com os irmãos são obras importantes para possuir o paraíso ou
acabar no inferno.
Mateus que é o evangelista
que nos apresenta Jesus como o Filho do Homem nos apresenta hoje um Jesus que
se intitula e se declara realmente como Rei e Juiz da história da humanidade.
Estamos diante do que São Paulo diz: O triunfo de Cristo, a vitória do bem
sobre o mal, da vida sobre a morte. É a glória devida ao triunfo de Cristo
sobre a cruz. Pois Ele é o Poder de Deus e a sua Sabedoria (1 Cor 1, 24).
Cristo Jesus ressuscitado
vindo com poder e grande glória (Lc 21, 27) – assume as funções do verdadeiro
Deus: Sua sentença é definitiva: eterna como o fogo eterno preparado pelo pai
para os anjos rebeldes. Ele está rodeado de todos os seus anjos que estão
submissos em tudo.
Trata-se de um juízo final,
ou do início de uma era histórica após a destruição de Jerusalém? No primeiro
caso, Jesus, o Filho do Homem – será o juiz definitivo como vemos no texto. No
segundo caso indica quais entrarão a formar parte do novo reino entre os
gentios. Os escolhidos serão os misericordiosos que alcançarão misericórdia (
Mt 5, 7) ou seja os que agiram com compaixão com os necessitados. Quais são
estes irmãos menores?
Sobre o fogo preparado para o
Diabo e os anjos, devemos comentar que na época de Jesus não se esperava que o
Diabo estivesse no inferno, porque sabemos pelas palavras do próprio Jesus que
viu Satanás cair do céu como um relâmpago (Lc 10, 18). Portanto o inferno não
era sua morada, mas o fogo ou lago de fogo será o destino definitivo do Diabo
(Ap 20, 10) ao qual será lançado quem não for escrito no livro da vida (Ap 20,
15). Talvez isso explique a influência do maligno em nossa história.
A condenação não é por atos
de perversidade, mas de omissão. Talvez porque os primeiros já estavam
incluídos na mentalidade antiga. Os segundos eram o grande pecado e ainda são dos
batizados chamados discípulos de Cristo. Por outra parte o evangelho de hoje
serve para responder à pergunta: Como poderão salvar-se os que não conhecem
Jesus ou consideram verdadeira a sua própria religião? Obviamente a fé será
substituída pelas obras de misericórdia, necessárias também entre os cristãos
porque a fé sem obras está morta (Tg 2, 17) e Paulo afirma que o que tem valor
é a fé que atua mediante o amor (Gl 5, 6).
Portanto, lembre-se do que
nos é apresentada à atualização da mensagem do Juízo Final que tem, por base,
três dimensões: pessoal, eclesial e social, onde, de acordo com os ensinamentos
de Jesus, as obras de misericórdia, praticadas em relação aos mais pequeninos,
aqui e agora, serão decisivas no dia do Juízo Final, quando o Filho do Homem
julgará cada um de acordo com suas obras.
O último juiz virá. E o
julgamento dele será sobre o serviço que tiveres prestado aos seus irmãos mais
pequeninos. Ele chamará e congregará todos os que lhe forem fiéis e lhes dirá:
Vinde benditos de meu Pai, possui por herança o reino que vos está preparado
deste a fundação do mundo, porque tive fome e me destes de comer… Será que tu
serás um destes benditos? Se sim, parabéns! E se não o tempo é este e a hora é
agora de acertares o passo e convertendo-te seguires as pegadas do Mestre.
Padre Bantu Mendonça
Fonte: Canção Nova
Jesus, nos ajude a fixar suas palavras em nosso interior. Amém.
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