sábado, 16 de fevereiro de 2013

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - 17.01.2013 - Jesus é tentado no deserto


Evangelho (Lucas 4,1-13)
Domingo, 17 de Fevereiro de 2013
1º Domingo da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. 2Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome. 3O diabo disse, então, a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”. 4Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’”
5O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo 6e lhe disse: “Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isto foi entregue a mim e posso dá-lo a quem quiser. 7Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu”.
8Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’”.
9Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo e lhe disse: “Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! 10Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!’ 11E mais ainda: ‘Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”.
12Jesus, porém, respondeu: “A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”.
13Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




HOMILIA
Jesus é tentado no deserto

Em Lucas, o Espírito Santo é destaque proeminente na vida de Jesus, pois é quem o gera (Lc 1,35) e o acompanha sempre em suas ações (v 1).

O diabo tenta se valendo das necessidades naturais das pessoas: para o frio a tentação é o cobertor; para a sede é a água; e para a fome é a comida. Após quarenta dias de jejum (v 2), o inimigo desafia:”Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão” (v 3).

O tentador afronta Jesus em três aspectos ou tentações:a do poder; a do ter; e a do ser. São três tentações, como foram três as investidas ao profeta Balaão no Antigo Testamento (Nm 22-24).

Ao poder miraculoso “mágico/instantâneo” de transformar situações (pedra=pão), Jesus responde: ‘Não só de pão vive o homem’(v 4); e que (Mt) complementa “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”(Mt 4,4). Há pessoas que dizem não participarem da missa porque não podem comungar (o pão eucarístico); é uma tentação já que (o pão da palavra) o cristão se nutre na liturgia da palavra, que é vivificante: “Tens palavras de vida eterna” (Jo 6, 68). É melhor nutrir-se por uma das dimensões que nos permite o Senhor, do que falir por inanição. A tentação ou domínio do ter falível, terreno, está contra os valores da virtude da pobreza. E o pobre é rico na partilha: “quanto menos temos, mais podemos dar” (Teresa de Calcutá). E o “ser o tal” é a tentação do orgulho e da auto-suficiência, rebatida por Jesus, com veemência (v 12), pois ele sabe que o diabo pretende desviar a meta de vida escolhida por Jesus e para o evangelho.

Jesus vencedor nos mostra um exemplo e um modelo; estamos expostos a tentações. Nem todo o que cita a bíblia está com Jesus; pode ser uma tentação simulando o caminho do bem, pois o diabo também cita a Escritura. Estejamos atentos com as tentações que nos vêm no dia a dia com aparência a bem da verdade.
Padre Romeu Ferreira

Fonte: Fundação Nazaré de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário