Liturgia Diária
8 – TERÇA-FEIRA
27ª SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)
Antífona:
Sentada aos pés do Senhor,
Maria escutava em silêncio profundo.
Marta, ansiosa, buscava agir.
Uma só coisa é necessária:
Ouvir o Verbo que tudo revela.
Lucas 10:38-4
38 E aconteceu que, enquanto eles seguiam seu caminho, ele entrou numa aldeia; e uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa.
39 Ela tinha uma irmã chamada Maria, que, sentada aos pés do Senhor, ouvia sua palavra.
40 Marta, porém, estava ocupada com muito serviço e, aproximando-se, disse: "Senhor, não te importas que minha irmã me tenha deixado sozinha para servir? Dize-lhe, pois, que me ajude."
41 E respondendo, o Senhor lhe disse: "Marta, Marta, estás ansiosa e te preocupas com muitas coisas,
42 mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada."
Reflexão:
"Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido." (Lucas 19:10)
A busca pela ação incessante muitas vezes nos afasta da verdadeira essência da vida. Em Marta, vemos a inquietação humana, ocupada com o mundo e suas responsabilidades. No entanto, em Maria, encontramos o convite ao silêncio, à contemplação e à escuta atenta da voz divina. A verdadeira sabedoria está em saber equilibrar o serviço com a pausa que nos alinha com o mistério divino. Nesta escolha pela "melhor parte", descobrimos que o crescimento interior não pode ser apressado, mas exige entrega, tempo e um coração receptivo às sutilezas do universo.
HOMILIA
O Silêncio das Marias e a Presença Transformadora
No Evangelho de Lucas 10:38-42, encontramos a história de Maria e Marta, duas irmãs que recebem Jesus em sua casa. Marta está ocupada com os afazeres, enquanto Maria se senta aos pés do Mestre para ouvir Sua palavra. Este episódio, aparentemente simples, é repleto de significado e ressonâncias profundas que ecoam nos dias de hoje, especialmente na maneira como a presença e o silêncio de Maria nos revelam algo essencial sobre nossa relação com Cristo e nosso papel na jornada espiritual.
Em primeiro lugar, Maria, que escolhe o silêncio para ouvir Jesus, representa aqueles que, em meio à correria do mundo, buscam a presença interior e o recolhimento. O seu silêncio não é vazio, mas um espaço que se abre para acolher o sagrado. Nos dias de hoje, somos muitas vezes como Marta, correndo de um lado para o outro, envolvidos com as demandas externas, e esquecemos que há uma “única coisa necessária” — estar em comunhão com Deus.
Esse silêncio de Maria também simboliza a busca pela contemplação, um ato de presença que transcende o fazer. Em tempos modernos, onde a produtividade e a agitação parecem dominar a vida humana, o silêncio contemplativo de Maria nos convida a reavaliar nossas prioridades. Não se trata de abandonar as responsabilidades, como algumas vezes interpretamos o papel de Marta, mas de compreender que sem o enraizamento na Palavra, nossos esforços perdem o sentido maior.
Jesus valoriza a escolha de Maria, não para depreciar Marta, mas para revelar que, sem o silêncio interior, mesmo as ações mais nobres tornam-se dispersas. O silêncio de Maria reflete a atitude de todas as "Marias" na vida de Jesus, que em momentos cruciais — como no Calvário — estiveram presentes em silêncio. Este silêncio diante da cruz é um silêncio de comunhão e de entrega, algo que também somos chamados a viver quando as palavras falham e apenas o estar junto a Cristo é suficiente.
Nas Marias que acompanharam a vida de Jesus, vemos mulheres que, no silêncio de sua presença, testemunham uma fé viva e ardente. Essa fé, que não precisa de muitas palavras, nos lembra que o verdadeiro discipulado se realiza tanto na escuta atenta quanto na ação. A presença de Maria Madalena no túmulo vazio e a de Maria, sua mãe, aos pés da cruz, refletem esse silêncio que é repleto de significado, pois nelas vemos uma confiança inabalável no mistério divino.
Em nossos tempos, precisamos resgatar o poder do silêncio e da presença fiel. As Marias que estiveram com Jesus são uma imagem da Igreja silenciosa, da alma que, mesmo sem palavras, permanece firme na fé e atenta ao movimento de Deus. Este silêncio não é uma ausência de ação, mas uma forma de acolher a ação divina em nossa vida, assim como Maria fez ao escolher a "melhor parte" na casa de Marta. É o chamado para que, em meio ao caos do mundo moderno, possamos também nós encontrar esse espaço onde a voz de Deus ecoa, transformando nosso ser e nossa vida.
Que a presença das Marias, em suas diversas manifestações no Evangelho e na vida de Jesus, inspire a todos nós a cultivar esse espaço interior, onde a Palavra de Deus possa ressoar e nos guiar em nossa jornada de fé.
EXPLICAÇÃO TEOLÓGICA
A frase "Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido" (Lucas 19:10) encerra uma das expressões mais profundas da missão redentora de Jesus Cristo e sua relação com a humanidade. Para compreender essa declaração de forma teológica, é necessário explorar o contexto e as implicações desse versículo à luz da doutrina cristã.
1. O Filho do Homem: Título de Encarnação e Missão
O título "Filho do Homem" remonta à tradição bíblica, em especial ao livro de Daniel, onde se refere a uma figura messiânica com autoridade celestial. Jesus apropria-se desse título para expressar sua identidade divina e humana. Como o "Filho do Homem", Jesus não apenas assume a condição humana, mas também revela a sua missão de resgatar a humanidade caída. Ele é tanto o juiz quanto o salvador, que entra no mundo não para condená-lo, mas para salvar aqueles que se afastaram de Deus.
2. Buscar e Salvar: O Coração da Redenção
"Procurar" implica uma ação deliberada e intencional de Cristo. Não é o ser humano quem toma a iniciativa de buscar Deus, mas é Deus quem busca o ser humano. Este é um ponto central da teologia da graça: a salvação não é fruto dos méritos humanos, mas um dom gratuito de Deus, que toma a iniciativa de reconciliar a criação consigo mesmo.
"Salvar" vai além da ideia de apenas libertar de perigos imediatos ou temporais. No contexto teológico, refere-se ao resgate completo do ser humano de seu estado de alienação de Deus e de si mesmo. Cristo não apenas resgata a humanidade da perdição moral e espiritual, mas a restaura à sua plena dignidade como filhos e filhas de Deus.
3. O Que Estava Perdido: A Condição Humana
"O que estava perdido" refere-se à humanidade em seu estado de pecado e separação de Deus. Desde a queda de Adão e Eva, a condição humana é marcada pela ruptura com a fonte de vida, Deus. Esse "perdido" não é apenas uma condição moral, mas ontológica, uma perda da identidade e do propósito original do ser humano. A tradição cristã interpreta isso como o estado de pecado original e suas consequências.
Entretanto, a palavra "perdido" também carrega uma dimensão existencial. Aqueles que se desviaram do caminho de Deus experimentam uma sensação de falta de direção, propósito e sentido na vida. Jesus, ao dizer que veio para "salvar o que estava perdido", está declarando que sua missão é restaurar a humanidade à plenitude da vida em comunhão com Deus.
4. Cristo como Pastor e Médico
Essa passagem ecoa as imagens bíblicas de Cristo como o Bom Pastor e o Médico. Como pastor, Ele sai em busca da ovelha perdida, revelando o cuidado e o amor incansáveis de Deus por cada ser humano. Como médico, Ele cura as feridas do pecado e da desordem espiritual, trazendo à luz a saúde integral, que é a reconciliação com Deus.
5. O Mistério do Amor de Deus
Por trás da missão de "buscar e salvar" está o mistério do amor divino. O amor de Deus por suas criaturas é tão profundo que Ele se inclina até os abismos da condição humana para resgatá-la. Esse é o paradoxo da cruz: o Filho de Deus se faz "perdido" no sofrimento e na morte para salvar os perdidos. A encarnação e o sacrifício de Cristo são a expressão máxima desse amor que não se cansa de procurar até que todos sejam reunidos no amor divino.
6. A Repercussão da Redenção nos Dias Atuais
Em um contexto contemporâneo, a frase nos relembra que Jesus continua a buscar aqueles que se sentem distantes de Deus, perdidos em suas lutas existenciais, no vazio de suas vidas ou na escuridão das escolhas erradas. O processo de "perder-se" é uma realidade que todos enfrentam em algum momento, e o evangelho oferece a certeza de que sempre há uma mão divina estendida em busca da reconciliação e da restauração.
A missão de Cristo é contínua, e cada cristão é chamado a participar dela, sendo também instrumentos de Deus ao "procurar e salvar" aqueles que estão perdidos em seu meio. Dessa forma, o ministério redentor de Jesus se estende ao longo do tempo, encontrando eco na ação de sua Igreja.
Portanto, "O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido" não é apenas uma frase que descreve uma missão histórica de Jesus; é uma declaração atemporal do propósito divino que continua a se realizar no mundo. Revela o movimento de Deus em direção à humanidade, oferecendo não apenas uma salvação futura, mas uma transformação que começa no presente e se estende para a eternidade.
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
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