quarta-feira, 18 de setembro de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: Lucas 8:1-3 - 20.09.2024

 Liturgia Diária20 – SEXTA-FEIRA 

SANTOS ANDRÉ KIM TAE-GON


(vermelho – ofício do dia)



Evangelho: Lucas 8:1-3

O Senhor caminha entre nós, anunciando o Reino e libertando os cativos. Homens e mulheres, curados por sua graça, seguem-no em amor, servindo com generosidade e fé renovada.


Lucas 8:1-3

1 - Depois disso, Jesus andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando a boa nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele,  

2 - bem como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;  

3 - Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Susana e muitas outras, que o assistiam com seus bens.


Reflexão:

"Jesus andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando a boa nova do Reino de Deus." (Lc 8:1)


Neste breve trecho, vemos a profunda integração entre o ministério de Jesus e a contribuição das mulheres, figuras transformadas pela graça. Elas, curadas e libertas, agora servem ao Reino de Deus com seus próprios recursos. Essa cooperação entre Jesus e seus seguidores, independente de gênero ou posição social, aponta para uma visão de unidade e evolução espiritual, onde cada um contribui para um propósito maior. O dinamismo entre ação e transformação interior reflete um caminho de ascensão, em que a humanidade, iluminada pela graça, caminha em direção à plenitude. A união entre matéria e espírito manifesta-se em um movimento de expansão do Reino, que se revela em cada pequena colaboração com o Divino.


HOMILIA

"Colaboração e Gratidão"


No Evangelho de Lucas 8,1-3, somos apresentados a um aspecto singular do ministério de Jesus: o caminho que Ele percorre, de cidade em cidade, anunciando o Reino de Deus, acompanhado por seus discípulos e por mulheres que, curadas de suas enfermidades, O assistem com seus bens. É um trecho breve, mas poderoso, que nos convida a refletir sobre a profundidade do serviço, da cura e da colaboração no anúncio do Evangelho.

Em um mundo como o nosso, onde as diferenças sociais, culturais e econômicas frequentemente dividem as pessoas, a mensagem deste Evangelho se torna mais relevante do que nunca. Vemos aqui que a boa nova do Reino não é propagada apenas pelos doze apóstolos, mas também por mulheres que, transformadas pelo amor de Cristo, tornam-se agentes essenciais dessa missão. Elas não apenas acompanham Jesus, mas colocam à disposição tudo o que têm — seus recursos, suas vidas — para o serviço do Reino.

A atitude dessas mulheres nos inspira a olhar para o nosso papel hoje como seguidores de Cristo. Cada um de nós, independentemente de quem somos, do que fazemos ou dos recursos que possuímos, é chamado a colaborar na expansão do Reino. Como elas, também fomos tocados e curados pela graça divina em diferentes momentos de nossas vidas, e essa transformação interior nos convida a responder com gratidão e generosidade.

Nossos talentos, nossos bens, nosso tempo — tudo isso pode ser oferecido ao serviço de Deus e àqueles ao nosso redor. Assim como aquelas mulheres do Evangelho, nossa vida é um testemunho vivo do amor de Cristo. E é em nossas pequenas ou grandes contribuições, em nossas palavras e gestos de compaixão, que o Reino continua a se expandir, alcançando novas cidades, novas almas.

Jesus não fez distinções em seu chamado. Ele acolheu todos, curou todos, e todos foram convidados a seguir. Hoje, o Reino de Deus também se constrói através de nossa diversidade e colaboração. Em tempos de grandes desafios, somos chamados a nos unir como comunidade, reconhecendo que nossa força está em nossa união e na partilha de nossos dons. Se nos permitirmos ser tocados pela mensagem de Cristo, como aquelas mulheres foram, nossa gratidão se tornará um testemunho vivo de transformação e esperança.

O Evangelho nos ensina que a missão de Jesus não é uma tarefa solitária, mas um esforço conjunto. E essa lição nos lembra que, no caminho de Jesus, não há espaço para exclusão. O Reino de Deus cresce e floresce quando todos somos parte dele, quando nossos corações, movidos pela cura e pela gratidão, se abrem para compartilhar o que temos com o próximo. Que hoje possamos nos inspirar nas mulheres deste Evangelho, oferecendo o que temos com generosidade e amor, conscientes de que somos co-criadores do Reino que Cristo anunciou.


EXPLICAÇÃO TEOLÓGICA

1. O Movimento de Jesus: Sinal da Missão Universal


A frase "Jesus andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia" (Lc 8:1) destaca o caráter itinerante do ministério de Cristo. Este movimento constante de Jesus não é apenas um deslocamento físico, mas uma representação do alcance universal de sua missão. A mensagem do Reino de Deus é destinada a todos, sem distinção, e o movimento de Jesus de uma cidade para outra simboliza essa abrangência inclusiva. Jesus não está restrito a um templo, uma elite religiosa ou um espaço geográfico específico. Sua presença se estende além das fronteiras de qualquer comunidade particular, revelando que o Reino de Deus é para todos os povos, em qualquer lugar.


Teologicamente, essa itinerância aponta para a natureza universal da salvação. O movimento de Cristo é a manifestação da busca divina pelo ser humano, um Deus que não espera que as pessoas venham até Ele, mas que vai ao encontro delas, nas suas realidades cotidianas. Cada cidade e aldeia visitada se torna um espaço onde o Reino de Deus se manifesta, e essa missão não está restrita a uma nação ou a um povo, mas está aberta a toda a humanidade. Este movimento contínuo reflete o amor dinâmico de Deus, que está sempre em busca de nós.


2. O Reino de Deus: Uma Realidade Dinâmica e Presente


A expressão "pregando e anunciando a boa nova do Reino de Deus" revela que Jesus não apenas visitava cidades, mas levava consigo uma mensagem transformadora. O Reino de Deus que Jesus proclama não é apenas uma ideia distante ou uma promessa futura, mas uma realidade emergente no presente. O conteúdo da pregação de Jesus é a boa nova de que o Reino já está se manifestando entre nós, inaugurado por sua própria presença e ação.


Teologicamente, o Reino de Deus é a expressão da soberania de Deus sobre toda a criação, um reinado de justiça, paz e amor. No entanto, ao contrário dos reinos terrenos que se impõem com poder e força, o Reino de Deus se manifesta de maneira humilde e muitas vezes imperceptível, nos gestos de cura, perdão e reconciliação que Jesus realiza. Este Reino não é limitado a um espaço ou tempo específico, mas é uma realidade dinâmica que invade o mundo por meio da ação divina. Ao pregar o Reino, Jesus anuncia que Deus está realizando uma nova criação, transformando o caos e a desordem do pecado em harmonia e plenitude.


3. A Boa Nova: Uma Revolução Interior e Social


O anúncio da "boa nova" por Jesus não é apenas um ensinamento moral ou uma simples doutrina religiosa. Ele proclama uma mudança radical tanto na vida interior dos indivíduos quanto na estrutura social. A boa nova do Reino de Deus é a revelação de que Deus está ativamente restaurando o mundo e chamando cada pessoa a participar dessa restauração. A mensagem de Jesus é uma chamada à conversão profunda, onde o arrependimento e a fé abrem caminho para uma transformação do coração, que, por sua vez, gera mudanças nas relações humanas e na sociedade.


Essa mensagem desafia as estruturas de poder, divisão e injustiça, pois o Reino de Deus se manifesta onde há reconciliação, inclusão e cura. A "boa nova" de Jesus quebra barreiras sociais, religiosas e culturais, e coloca todos em pé de igualdade diante de Deus. Ela revoluciona tanto o relacionamento do ser humano com Deus quanto o relacionamento entre as pessoas, construindo uma nova ordem baseada no amor e na justiça divina.


4. A Missão da Igreja: Continuar o Movimento de Jesus


A frase de Lucas 8:1 não apenas descreve a atividade de Jesus, mas também implica uma continuidade da missão para seus seguidores. Assim como Jesus foi de cidade em cidade, a Igreja, enquanto corpo de Cristo, é chamada a levar essa mesma boa nova a todas as partes do mundo. A missão de pregar e anunciar o Reino de Deus não é algo estático ou confinado a um local, mas é um chamado ao dinamismo, à expansão e à presença constante nas realidades humanas.


Teologicamente, isso aponta para o caráter missionário da Igreja, que não pode se limitar a um espaço seguro ou a uma cultura particular. A Igreja, como portadora da mensagem do Reino, deve também se deslocar, tanto física quanto espiritualmente, para ir ao encontro dos marginalizados, dos feridos e dos que ainda não experimentaram a plenitude do Evangelho. Esse movimento de expansão da boa nova continua a ser o coração da missão cristã, refletindo a itinerância de Jesus e sua busca incessante por todos os seres humanos.


5. O Reino Como Horizonte Escatológico


Embora Jesus anuncie o Reino de Deus como presente no aqui e agora, também há uma dimensão escatológica em sua pregação. A boa nova não apenas transforma a realidade presente, mas aponta para uma plenitude que ainda está por vir. O movimento de Jesus pelas cidades e aldeias, portanto, simboliza não apenas a manifestação atual do Reino, mas também um convite para participar da promessa futura, onde o Reino de Deus será plenamente revelado.


Teologicamente, o Reino de Deus é o horizonte final da história humana. Ele é a consumação da criação, onde Deus será "tudo em todos". O movimento de Jesus antecipa essa consumação e nos convida a viver em esperança e expectativa, enquanto participamos ativamente na transformação do mundo segundo os valores do Reino. Ao seguir o exemplo de Cristo, somos chamados a caminhar com Ele, anunciando a boa nova e preparando o caminho para a plenitude do Reino que está por vir.


Essa frase de Lucas 8:1, quando examinada profundamente, revela não apenas o caráter da missão de Jesus, mas também os fundamentos da teologia do Reino de Deus, da missão da Igreja e do chamado à conversão pessoal e transformação social. Ela nos lembra que o Reino está em movimento, sempre avançando, e que somos convidados a participar dessa jornada espiritual e missionária.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

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Oração Diária

Mensagens de Fé

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