terça-feira, 29 de agosto de 2023

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: Mateus 23,27-32 - 30.08.2023

Liturgia Diária

30 – QUARTA-FEIRA 

21ª SEMANA DO TEMPO COMUM


(verde – ofício do dia)



Evangelho: Mateus 23,27-32


Neste Evangelho de Mateus 23,27-32, Jesus condena a hipocrisia, instando-nos a buscar a verdadeira justiça que provém do coração, não apenas aparências externas.

Aleluia, aleluia, aleluia.


O amor de Deus se realiza em todo aquele / que guarda sua Palavra fielmente (1Jo 2,5). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus: 27“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. 29Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. 31Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32Completai, pois, a medida de vossos pais!” – Palavra da salvação.


Reflexão - Evangelho: Mateus 23,27-32

«Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas!»


Neste Evangelho Jesus faz duras críticas aos mestres da Lei e aos fariseus, chamando-os de hipócritas. Ele os compara a sepulcros caiados, que por fora parecem belos e limpos, mas por dentro estão cheios de sujeira e impureza. Essa metáfora destaca a aparência de justiça e retidão que eles mostram ao mundo, enquanto escondem uma realidade de hipocrisia e injustiça em seus corações.


Jesus também os acusa de construir sepulcros para os profetas e enfeitarem os túmulos dos justos, mas ao mesmo tempo, eles confessam que são filhos daqueles que mataram os profetas. Isso significa que eles honram os profetas do passado, mas estão seguindo os mesmos caminhos de seus antepassados, perseguindo e rejeitando os mensageiros de Deus que estão em seu meio.


A mensagem central desta passagem é a importância da sinceridade e da retidão interior. Jesus enfatiza que não é suficiente parecer justo aos olhos dos outros; é fundamental ter um coração verdadeiramente justo e obediente à Palavra de Deus. Ele chama os mestres da Lei e os fariseus a refletirem sobre suas próprias ações e a se arrependerem de sua hipocrisia.


Essa passagem nos lembra da importância de vivermos de acordo com nossas convicções e valores de maneira autêntica, buscando uma fé genuína e uma justiça que comece no coração e se manifeste em nossas ações.


HOMILIA

A SINCERIDADE E AUTENTICIDADE DA NOSSA FÉ


Queridos irmãos e irmãs em Cristo,


Hoje, através das palavras do nosso Senhor Jesus Cristo, somos convidados a refletir sobre a sinceridade e a autenticidade de nossa fé. No Evangelho de Mateus, Jesus faz uma dura crítica aos mestres da Lei e aos fariseus, chamando-os de hipócritas. Ele os compara a sepulcros caiados, belos por fora, mas cheios de impureza por dentro.


Essa imagem de sepulcros caiados é uma metáfora poderosa para a hipocrisia. Quantas vezes em nossas vidas somos tentados a parecermos melhores do que realmente somos? Quantas vezes colocamos uma máscara de piedade e retidão para impressionar os outros? Jesus nos adverte contra essa atitude, porque, para Ele, o que importa não é a aparência externa, mas a condição de nosso coração.


A hipocrisia é um perigo constante em nossa jornada de fé. É fácil cair na armadilha de parecermos piedosos e justos, enquanto em nossos corações abrigamos pensamentos impuros, atitudes injustas e falta de amor pelo próximo. Jesus nos chama a sermos autênticos, a sermos verdadeiros seguidores Dele.


Além disso, Jesus acusa os mestres da Lei e os fariseus de construírem sepulcros para os profetas e enfeitarem os túmulos dos justos, mas ao mesmo tempo, eles confessam que são filhos daqueles que mataram os profetas. Esta é uma poderosa lição sobre a inconsistência de suas ações. Eles honram os profetas do passado, mas rejeitam os mensageiros de Deus que estão em seu meio. Jesus os chama a completar a medida de seus pais, reconhecendo que estão seguindo os mesmos passos daqueles que perseguiram e mataram os profetas.


Isso nos lembra que a fé não é apenas uma questão de palavras e rituais, mas de ações concretas. A verdadeira fé se manifesta em nosso relacionamento com Deus e com nosso próximo. Honrar os profetas do passado não tem significado se não estivermos dispostos a ouvir os profetas de hoje, aqueles que nos chamam a viver de acordo com a vontade de Deus e a justiça.


Portanto, hoje somos desafiados a examinar nossos corações e a nos perguntar se estamos vivendo uma fé autêntica. Estamos dispostos a abandonar a hipocrisia e a sinceramente buscar a vontade de Deus em nossa vida? Estamos prontos para agir com justiça e amor, não apenas em palavras, mas em nossas ações diárias?


Que o Espírito Santo nos guie e nos fortaleça para vivermos uma fé verdadeira, uma fé que não se contenta com a aparência exterior, mas que transforma nosso coração e nossa vida. Que possamos ouvir a voz de Deus nos profetas de hoje e responder com generosidade e autenticidade. Amém.


Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário