sábado, 11 de maio de 2019

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 10,27-30 - 12.052019

Liturgia Diária

DIA 12 – DOMINGO   
4º DA PÁSCOA

(branco – 4ª semana do saltério)

A terra está repleta do amor de Deus; por sua palavra foram feitos os céus, aleluia! (Sl 32,5s)

Somos convidados por Jesus, Bom Pastor, a fazer parte do seu rebanho e aprender dele o jeito de ser Igreja. Ele nos abriga em seu amor, e suas Palavras nos dão segurança: nada poderá arrebatar-nos de suas mãos. Abertos à alegria do Espírito Santo, celebremos em comunhão com o bispo de Roma e com todos os vocacionados para o serviço do reino de Deus, especialmente as mães, neste dia a elas dedicado.

Evangelho: João 10,27-30

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu sou o bom pastor, diz o Senhor; / eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem a mim (Jo 10,14). – R.

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus: 27“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna, e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”. – Palavra da salvação.

Fonte https://www.paulus.com.br


Relexão - Evangelho: João 10,27-30
«As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço»

P. Josep LAPLANA OSB Monje de Montserrat
(Montserrat, Barcelona, Espanha)

Hoje, a atenção de Jesus sobre os homens é a atenção do bom pastor, que toma sob sua responsabilidade as ovelhas que lhe são confiadas e se ocupa de cada uma delas. Entre Ele e elas existe um vínculo, um instinto de conhecimento e de fidelidade: «As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem» (Jo 10,27). A voz do Bom Pastor é sempre um chamado a segui-lo, a entrar no círculo magnético de influência.

Cristo nos ganhou não somente com seu exemplo e com sua doutrina, e sim com o preço do seu Sangue. Nós tivemos um preço muito alto, e por isso Ele não quer que nenhum dos seus se perca. E, como toda evidência se impõe: uns seguem o chamado do Bom Pastor e outros não. O anuncio do Evangelho a uns lhes produz raiva e a outros, alegria. O que será que têm uns, e que não têm outros? Santo Agostinho, ante o mistério abismal da escolha divina, respondia: «Deus não te deixa, se tu não o deixas»; não te abandonará, se tu não o abandonas. Não ponha, portanto a culpa em Deus, nem na Igreja, nem nos outros, porque o problema de tua fidelidade é teu. Deus não nega suas graças a ninguém, e esta é a nossa força: agarremo-nos bem forte á graça de Deus. Não é nenhum mérito nosso; simplesmente, fomos “agraciados”.

A fé entra pelo ouvido, pela audição da Palavra do Senhor, e o maior perigo que temos é a surdez, não ouvir a voz do Bom Pastor, porque temos a cabeça cheia de ruídos e de outras vozes discordantes, ou o que é ainda mais grave, aquilo que os Exercícios de Santo Inácio dizem «fingir-se que é surdo», saber que Deus te chama e não dar-se por aludido. Aquele que se nega ao chamado de Deus conscientemente, reiteradamente, perde a sintonia com Jesus e perderá a alegria de ser cristão para ir a outras pastagens que não saciam nem dão a vida eterna. No entanto, Ele é o único que pode dizer: «Eu lhes dou a vida eterna. Por isso, elas nunca se perderão e ninguém vai arrancá-las da minha mão» (Jo 10,28).

© evangeli.net Associació Cultural M&M Euroeditors |


AS MINHAS OVELHAS ESCUTAM A MINHA VOZ Jo 10,27-30
HOMILIA

Irmãos e irmãs, na alegria deste encontro, onde celebramos a páscoa semanal, o Senhor Ressuscitado se revela como pastor em nossas vidas e manifesta ternura e cuidado para com seu povo.

O 4o Domingo de Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10o de São João, na qual Jesus é apresentado como "Bom Pastor". É o tema central de hoje.

PASTOR é aquele que vai à frente do rebanho para indicar o caminho, que conduz às pastagens e às nascentes de água.

No Antigo Testamento essa imagem era muito familiar ao povo judeu. Muitos líderes foram pastores: Jacó, Moisés, Davi. Freqüentemente Israel é comparado a um rebanho, do qual Deus é o Pastor. Ezequiel afirma que o próprio Deus assumirá a condução do seu povo. Ele porá à sua frente um Bom Pastor, que o livrará da escravidão e o conduzirá à vida. Essa promessa se cumpre em Jesus.

No Evangelho de hoje, Cristo se apresenta como o "BOM PASTOR". O texto é uma Catequese sobre a Missão de Jesus: consiste em conduzir os homens às pastagens verdejantes e às fontes cristalinas de onde brota a vida em plenitude. Na Parábola, vemos DUAS ATITUDES:

1. A Atitude do Pastor (Cristo): - "Dá a vida pelas ovelhas..." Ele conhece: "Eu conheço as minhas ovelhas..." E cuida delas: "Jamais se perderão, ninguém vai arrancá-las de minhas mãos" . Muitos ficam perturbados diante das falhas de representantes da Igreja. Sobretudo com o caso do escândalo da pedofilia, das crises e confusões, que percebem nas comunidades.

A Igreja não está confiada apenas nas mãos de pastores humanos mas sobre tudo é o Próprio Cristo que apascenta as ovelhas. Alias elas são d’Ele. Estes são apenas instrumentos, necessários e imperfeitos, do único pastor que guia a Igreja e que sempre supre as falhas dos cristãos através do Espírito Santo: Podemos ter confiança. Cristo nos garante: "Eu mesmo dou a vida para elas... e ninguém vai arrancá-las de minhas mãos..." Quem são os "Verdadeiros Pastores"? Hoje muitos se apresentam como Pastores prometendo vida, conforto, felicidade. Em quem devemos confiar? Quem são os "verdadeiros Pastores?

CRISTO: É o único Pastor dos cristãos, da Igreja, na qual os demais pastores são apenas instrumentos. Pessoas que presidem e animam nossas comunidades cristãs: Bispos, Padres, Ministros, apesar dos seus limites e imperfeições; mas o único Pastor, que devemos a escutar e a seguir sem condições, é Cristo e mais ninguém. Porque se confiarmos em alguém como guia que não seja Ele, não cegaremos ao Pai. Pessoas que ensinam a mensagem de Cristo: Os pais, os mestres, Catequistas, os companheiros de trabalho que se comportam com honestidade, a mãe, que marcada pela dor, tudo suporta com paciência e com amor, o Pai que educa o filho para o perdão, para a reconciliação, para a partilha. No mundo em que muitos se declaram detentores da verdade e bons pastores, como distinguir a "Voz" do Bom Pastor? Através de um confronto permanente com a sua Palavra. Quem ensina diferente de Cristo, não é Pastor. Através da participação nos Sacramentos, onde se nos comunica a vida que o Pastor nos oferece. Através da Oração, onde nos faz conhecer e reconhecer a sua voz.

2. A Atitude das Ovelhas: Elas o conhecem numa intimidade profunda: ESCUTAM e SEGUEM. Isso significa percorrer o mesmo caminho de Jesus, numa entrega total aos projetos de Deus e numa doação total de amor e de serviço aos irmãos. Quem são as ovelhas desse Rebanho? Só os que foram batizados e estão associados a uma paróquia? Só os "fiéis", que obedecem à palavra do padre? Só os que freqüentam regularmente a igreja? São todas as pessoas que ESCUTAM A SUA VOZ e O SEGUEM. Pode ser discípulo do bom Pastor também aquele que, embora não conheça Cristo, se sacrifica pelo pobre, pratica a justiça, a fraternidade, a partilha dos bens, a hospitalidade, a fidelidade, a sinceridade, a recusa à violência, o perdão aos inimigos, o compromisso com a paz.

Fonte http://homiliadopebantu.blogspot.com


Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário