quinta-feira, 2 de maio de 2019

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 14,6-14 - 03.05.2019

DIA 3 – SEXTA-FEIRA
SANTOS FILIPE E TIAGO
APÓSTOLOS E MÁRTIRES
(vermelho – ofício da festa)
Estes são os santos que Deus escolheu no seu amor. Deu-lhes uma glória eterna, aleluia!
Filipe e Tiago foram apóstolos de Jesus. A princípio discípulo de João Batista, Filipe foi um dos primeiros seguidores do Mestre. Tiago, chamado Menor, é conhecido como “o irmão do Senhor”. Ambos doaram a própria vida por amor ao evangelho de Cristo. O exemplo destes mártires anime nossa caminhada de cristãos.

Evangelho: João 14,6-14

Aleluia, aleluia, aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida, diz Jesus; / Filipe, quem me vê, igualmente vê meu Pai! (Jo 14,6.9) – R.
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me, eu estou no Pai, e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa dessas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas, pois eu vou para o Pai. 13E o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”. – Palavra da salvação.
Reflexão:

Filipe, de Betsaida, foi um dos primeiros discípulos chamados por Jesus (cf. Jo 1,43s). Ocupa sempre o quinto lugar nas listas dos apóstolos e é mencionado várias vezes no Evangelho de João. A tradição indica a Turquia como seu campo apostólico e lugar de seu martírio. Tiago, o Menor, filho de Alfeu, só é mencionado nos catálogos dos apóstolos. Por falta de biografias confiáveis, não há concordância sobre a sua trajetória, já que ele pode ser confundido com Tiago, filho de Zebedeu. São Filipe e São Tiago são celebrados juntos desde o século VI, na Igreja dos Doze Apóstolos, em Roma. A seus escolhidos Jesus garante assistência divina e abre-lhes vasto horizonte de esperança e bom êxito na missão: “Quem acredita em mim, fará as obras que eu faço, e fará obras maiores do que estas” (v. 12).
(Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)



  1. Neste dia em que celebramos a Festa dos Apóstolos Filipe e Tiago o Evangelho nos revela que é no Cristo Ressuscitado que está o fundamnto da nossa fé. Ele é verdadeira mente a nossa alegria e esperança. Pois nos revela o rosto do verdadeiro Deus. Os Apóstolos vão entendendo, vivendo e experimentando esta verdade gradualmente.
    Depois de Jesus se ter apresentado aos discípulos como sendo o Caminho a Verdade e a Vida; e que ninguém iria ao Pai senão por Ele, Filipe rompe o silêncio confuso e de ignorância dos demais discípulos e diz: Senhor, mostre-nos o Pai, e assim não precisaremos de mais nada. Como se tivesse dito; Jesus páre de fazer discursos platónicos, seja concreto.
    Nós queremos coisas palpáveis, queremos a prova visíveis. Falas-nos de um pai que nem sequer conhecemos. Quem é a final e onde está ele? Mostre-nos quem é. Esta tem sido a preocupação de muitos nos nossos dias! Quere que Deus apareça e atenda o meu pedido no dia e na hora que eu quero. Nos esquecemos que Jesus está bem perto de mim. Basta ter fé, esperança e confiança n’Ele. E assim como Ele respondeu à Filipe também diz: Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê vê também o Pai.
    A motivação fundamental que presidia às decisões de Jesus, era realizar a vontade de seu Pai. Seu alimento é fazer a vontade do Pai que o enviou e realizar a sua obra. Ele é aquele que não procurafazer a sua vontade, mas a vontade daquele que o enviou. Assim é a pessoa de Jesus. Sua pessoa significa estreita união de vontades com o Pai. Identifica-se com o Pai em seu amor para com toda a humanidade.
    Portanto, todos os que crêem em Jesus são chamados a fazer obras maiores do que as que vêem. Jesus é o caminho que nos conduz à Vida em plenitude, eterna. Ele é a Verdade.
    Peça, no meio deste mundo incredulo com muitos semeadores de dúvidas e incerteza, a virtude da fé e da esperança. Para que aprendendo a amar a Deus sobre todas as coisas tenhas fé viva em Jesus Cristo o Caminho, a Verdade e a Vida que nos conduz a Deus nosso Pai.
    0 

    Adicionar um comentário


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário