terça-feira, 26 de agosto de 2014

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Mt 24, 42-51 - 28.08.2014 - Ficai preparados!

Pai,
faze de mim um servo fiel e prudente,
disposto a pautar toda a sua vida
pelos ensinamentos de teu Filho Jesus.
Que eu jamais seja insensato!
Branco. 5ª-feira da 21ª Semana Tempo Comum
Sto. Agostinho BDr, memória

Evangelho - Mt 24,42-51

Ficai preparados!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 24,42-51

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos:
42Ficai atentos!
porque não sabeis em que dia virá o Senhor.
43Compreendei bem isso:
se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão,
certamente vigiaria e não deixaria
que a sua casa fosse arrombada.
44Por isso, também vós ficai preparados!
Porque na hora em que menos pensais,
o Filho do Homem virá.
45Qual é o empregado fiel e prudente,
que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados,
para lhes dar alimento na hora certa?
46Feliz o empregado,
cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar.
47Em verdade vos digo,
ele lhe confiará a administração de todos os seus bens.
48Mas, se o empregado mau pensar:
'Meu senhor está demorando',
49e começar a bater nos companheiros,
a comer e a beber com os bêbados;
50então o senhor desse empregado
virá no dia em que ele não espera,
e na hora que ele não sabe.
51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas.
Ali haverá choro e ranger de dentes.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB



Reflexão - Mt 24, 42-51

Duas virtudes nos são colocadas pelo Evangelho de hoje: fidelidade e prudência. Servo fiel é aquele que não precisa ser vigiado o tempo todo a fim de realizar tudo o que é da sua competência, é aquele que merece a confiança do seu senhor, o que não quer dizer submissão cega e inconseqüente, mas sim a pessoa ser totalmente responsável por aquilo que faz. Prudência significa agir com cautela, procurando evitar todo tipo de erro, fugindo de todo mal, principalmente do pecado e de suas conseqüências, o que não quer dizer covardia e medo, mas sim uma busca de maior consciência dos próprios atos.
Fonte CNBB



O DIA É HOJE E A HORA É AGORA Mt 24,42-51
HOMILIA

Há muitos homens e mulheres que fazem de suas vidas a musica popular: “Deixa a vida me levar, vida leva eu”. Ou seja, dizem: “seja o que Deus quiser”, em referência a uma situação que não se sabe o que pode acontecer. Se você for dessas pessoas eu lhe digo, Vigie!
            Pois nossa vida, a vida de um cristão deve estar em Cristo e voltada somente para Ele, de sorte que não há o que se temer se estivermos nos braços do Altíssimo. Mas aí é que está. Precisamos estar nos braços de Deus, precisamos estar debaixo de Suas graças, sempre.
            Hoje Jesus está a nos alertar para o seu retorno, para a Sua vinda no último dia dos tempos. Neste capítulo 24, Jesus nos relata como se dará o fim dos tempos. Ele nos prometeu que irá ao Pai arrumar nossa morada e que voltará para nos buscar no dia em que tudo estiver preparado. Mas quando isto ocorrerá? Quando será este tão esperado dia? Como saberemos que este dia chegou, afinal? Não sabemos. Nem nos compete saber. Nem mesmo os anjos ou o próprio Jesus sabe qual será este momento. Somente o Pai, Deus. A nós, compete obedecer.
            Por isso Ele nos manda vigiar. Precisamos estar atentos em todos os momentos pois, aquele que não estiver em Cristo terá o mesmo destino dos hipócritas, ou seja, o será deixado para trás, aos dissabores do mundo, esse mundo cheio de mazelas, de injustiças, de depravação, que a esta altura já estará tão contaminado que estará sendo governado pelo próprio demo. Serão tempos de guerras que trarão fome e doenças em que o homem será destruído.
            O fim é certo. Ele voltará. Mas somente aqueles que Deus já escolheu é que serão conduzidos à morada eterna. E quem são estes? Pode ser eu ou pode ser você. Não sabemos. Por isso devemos vigiar nossas atitudes. Devemos estar sempre em oração pedindo forças para que as tentações não nos persigam e nos alcance. A nossa vida deve ser pautada em constante luta pois são muitas as tentações com que nos deparamos a cada minutos como a vaidade, o apego ao dinheiro, de caráter sexual, a impaciência, o egoísmo, entre outros. Se estivermos em oração e pautando nossa vida nos ensinamentos de Jesus, teremos mais chances de receber as graças de Deus.
            Portanto, ainda há tempo de se converte e reconciliar. Se converta. Transforme seu coração, sua vida. Renasça para Cristo. Procure por Jesus, o verdadeiro caminho, verdade e vida. Comece a pedir a vinda do Espírito Santo sobre você. Sem parar. Que Ele inunde seu coração. Se reconcilie com seu próximo, com aquele seu irmão que você brigou, libere o perdão para aqueles que de alguma forma te fizeram mal, agiram contra você, não diga a todos que os ama, mas os ame de verdade, dando por eles a vida se preciso for. Faça as pazes com Deus, volte a sua Igreja, esteja em comunidade. Dê mais valor às coisas do Alto como o amor, o perdão, a paz, a amizade. Mas esteja sempre em oração para que isto se torne uma constante. Para que o fogo abrasador, o fogo do Espírito Santo que habita em seu coração jamais se esfrie ou apague.
            Vigiai. Pois o fim é certo e está próximo. Neste dia haverá choro e ranger de dentes dos hipócritas e daqueles que não conheceram ou não quiseram conhecer a esse nosso Deus Vivo. Que estejamos preparados. Porque o dia é hoje e a hora é agora!
            Pai, faze de mim um servo fiel e prudente, disposto a pautar toda a sua vida pelos ensinamentos de teu Filho Jesus. Que eu jamais seja insensato!
Fonte Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla

Nenhum comentário:

Postar um comentário