quinta-feira, 12 de junho de 2014

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Mt 5,27-32 - 13.06.2014 - Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.

Pai,
tu exiges respeito mútuo
entre homens e mulheres.
Não permitas jamais
que a cupidez e a malícia do mundo
tomem conta do meu coração.
Branco. 6ª-feira da 10ª Semana Tempo Comum
Sto. Antônio de Pádua Presb Dr, memória

Evangelho - Mt 5,27-32

Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,27-32

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
27Ouvistes o que foi dito:
'Não cometerás adultério'.
28Eu, porém, vos digo:
Todo aquele que olhar para uma mulher,
com o desejo de possuí-la,
já cometeu adultério com ela no seu coração.
29Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado,
arranca-o e joga-o para longe de ti!
De fato, é melhor perder um de teus membros,
do que todo o teu corpo ser jogado no inferno.
30Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado,
corta-a e joga-a para longe de ti!
De fato, é melhor perder um dos teus membros,
do que todo o teu corpo ir para o inferno.
3lFoi dito também:
'Quem se divorciar de sua mulher,
dê-lhe uma certidão de divórcio'.
32Eu, porém, vos digo:
Todo aquele que se divorcia de sua mulher,
a não ser por motivo de união irregular,
faz com que ela se torne adúltera;
e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB


Reflexão - Mt 5, 27-32

O valor da pessoa humana não pode ser diminuído em hipótese alguma. O Evangelho de hoje nos mostra o valor da pessoa como motivação para a vivência plena da Lei. Não é porque eu não fiz nada que eu não desrespeitei. Jesus não quer apenas ato, ele exige de nós uma postura evangélica de quem é capaz de ver o outro e a outra como seres criados à imagem e semelhança de Deus, mas também como renascidos em Cristo para uma vida nova, membros do Corpo Místico de Cristo, unidos a Cristo como o ramo está unido à videira, Templos vivos do Espírito Santo e como consagrados pela graça do Batismo, ou seja, pertencentes ao Pai, amados e amadas por ele e que devem ser respeitados e valorizados.
Fonte CNBB



O ADULTÉRIO Mt 5,27-32
HOMILIA

Hoje, temos mais duas contraposições de Jesus à Lei. A primeira refere-se ao adultério: Não cometa adultério condenado no Decálogo. Mas Jesus não se fixa somente no não cometa. Ele vai mais longe, só o fato de olhar e desejar no seu interior já é pecado. Nisto se faz referência à cobiça, ao olhar ganancioso, pretensioso assim como tendencioso. Cristo nos chama atenção aqui tenhamos um olhar puro. Pois faz parte das bem-aventuranças.

A bem-aventurança da pureza do coração exprime, por outro lado, a orientação de todos os atos para o seguimento de Jesus que é puro. Sede santos como o vosso Pai celeste é puro. Jesus vai ao coração porque este é a fonte dos atos externos. Alías a boca e os gestos das nossas mãos, dos pés bem como os nossos comportamentos diante dos outros o trazem para fora o que vai dentro do coração de cada um. Quanto mais puros formos melhor seremos em tudo o que façamos e pensemos.

Lê-se também entre linhas assim como pelos frutos se conhece a boa árvore assim pelo que dissemos e fazemos se reconhece o que somos e temos no coração. Já que o nosso olho e a nossa mão podem ser a porta de entrada para o mundo do pecado.

Por isso o mestre nos adverte: se o seu olho direito faz com que você peque, arranque-o e jogue-o fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ser atirado no inferno. Se a sua mão direita faz com que você peque, corte-a e jogue-a fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ir para o inferno. Ao contemplares a beleza duma mulher ou de um homem, louve e a gradeça à Deus que sabe de uma maneira impar caprichar nas suas obras. Que dera que a beleza dessa pessoa te levasse à oração!Bendito seja Deus hoje e sempre, que fez este homem ou esta mulher lindo (a), para louvor da sua glária!

Logo depois deste conselho vem a segunda que se refere ao divórcio. Jesus permite o divórcio em caso de relações ilícitas que compreende toda prática sexual errada: Fornicação; Homossexualismo; Lesbianismo; Bestialidade. Se a separação foi por outro motivo e se o homem ou mulher passar a viver juntos com outra pessoa, eles estão em adultério e como se não bastasse também coloca o seu parceiro em risco de pecar.

Tu que estás nesta situação precisas saber que Deus está perto de ti e seu maior desejo é de te ajudar. O importante é recorrer a Deus a fim de que se possa com sua ajuda resolver tua situação. Porque para Deus os fundamentos de uma união estável não estão na Lei, mas no amor, no respeito e na felicidade que fecundam a vida de todos os que o amam e por isso o buscam noite e dia. Através dos teus olhos, louve e agradeça a Deus pelo marido pela esposa que tu tens.


Fonte Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla

Nenhum comentário:

Postar um comentário