Pai,
tenho diante de mim o mundo todo
a ser evangelizado.
Transforma cada circunstância
e cada momento da minha vida
em chance para dar testemunho do teu Reino.
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ORAÇÃO INICIAL
Preparo-me para a leitura Orante, rezando,
com todos os que navegam pela rede:
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso:
te peço todas as graças que sabes serem necessárias para
mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
Verde. 5º DOMINGO Tempo Comum
Evangelho - Mt 5,13-16
Vós sois a luz do mundo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
5,13-16
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
13Vós sois o sal da terra.
Ora, se o sal se tornar insosso,
com que salgaremos?
Ele não servirá para mais nada,
senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
14Vós sois a luz do mundo.
Não pode ficar escondida uma cidade
construída sobre um monte.
15Ninguém acende uma lâmpada, e a coloca
debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro,
onde brilha para todos que estão na casa.
16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens,
para que vejam as vossas boas obras
e louvem o vosso Pai que está nos céus.
Palavra da Salvação.
REFLEXÃO
Sermão da Montanha
Grosso modo, todo o capítulo 58 do profeta Isaías é uma
grande crítica e rejeição da parte de Deus acerca de uma religião que feche o
indivíduo em si mesmo e de uma prática religiosa que patrocine a vaidade
pessoal ou de grupo. De que adianta a prática do jejum e a observância do
sábado, se elas não conduzem à solidariedade nem visam socorrer o próximo em
suas necessidades? É esse engajamento em relação ao próximo que faz com que a
pessoa brilhe como uma luz (cf. Is 58,8). A fé de Israel no Deus único e
verdadeiro exige “amar o próximo como a si mesmo”. A relação com o Deus que
tirou o seu povo do país da escravidão e lhe deu uma Lei exige da parte do povo
que ele preserve em tudo o dom da vida e da liberdade. Na prática do amor
fraterno, na misericórdia, o ser humano brilha como uma luz, porque ele reflete
a Glória divina.
O texto do evangelho é parte do discurso introdutório do
Sermão da Montanha (Mt 5–7). As imagens do sal e da luz permitem definir a
identidade dos discípulos. O sal serve para dar sabor, para conservar e
purificar; é, ainda, ingrediente indispensável para o sacrifício e a aliança
(Lv 2,13; Ez 43,24). O sal utilizado na aliança simboliza a perenidade do
pacto. Os discípulos, pela graça de Cristo, dão sabor ao mundo, sentido à
existência humana. No entanto, é preciso estar atentos, pois o sal pode ser
adulterado; quando isso acontece, ele não serve para mais nada, pois perdeu sua
função. Atenção: sal demais estraga a comida! A vocação de Israel é a de ser
luz (Is 42,6; 49,6). Também é a vocação dos discípulos de Jesus. A luz que
resplandece nos discípulos é a de Cristo Ressuscitado, ele que é a “luz do
mundo” (Jo 8,12). É através das boas obras, as obras de misericórdia, que a luz
resplandece e ilumina, não para enaltecer a pessoa, mas para remeter os
beneficiários dessas boas obras Àquele que é a fonte de todo bem: “o Pai que
está nos céus”. Luz demais ofusca a visão! A medida do sal e a intensidade da
luz são a medida da ação de Deus na vida do discípulo. Somente desse modo sal e
luz conservam sua propriedade e função específicas. Apenas quando o discípulo
se deixa conduzir pelo sopro de Deus e é movido unicamente pelo desejo de
servi-lo, é que ele exprime a sua verdadeira identidade.
O SAL E A LUZ Mt 5,13-16
HOMILIA
Jesus acabou de apresentar o seu plano de pastoral. E então
didacticamente Mateus faz uma coleção das grandes sentenças de estilo
sapiencial, associadas a Jesus, para doutrinação. Ditos e sentenças esparsas,
originários de palavras de Jesus, que circulavam livremente como tradição entre
os cristãos. Vários destes ditos e sentenças aparecem dispersos ao longo dos
outros evangelhos sinóticos, Marcos e Lucas. Depois de nos ter apresentado o
seu plano pastoral no Sermão da Montanha.
Para Mateus, Jesus nos faz responsáveis pela vida dos nossos
irmãos e irmãs. E por isso usa as figuras do sal, da cidade e da luz.
Mas padre,
o que é ser sal e luz para o meu irmão e minha irmã? E então eu responderia:
Ser sal é ser o que dá gosto às coisas. Ser luz é ser o que ilumina. Todavia,
cuidado. Porque a prerrogativa de ser sal e de ser luz pode tanto se inclinar
para o bem, quanto para o mal. Aquele que se volta para o mal se torna também
uma pessoa salgada, porém, salga a si mesma, dá gosto a si própria. Veja bem,
aquele que se projeta como um grande político ateu, um maçom em alto grau, um
empresário inescrupuloso, um déspota, ou mesmo um criminoso famoso são exemplos
de ser sal, mas para o mal.
Quer coisa
mais salgada do que Hitler? Ele foi luz e sal, porém, em oposição ao bem.
Quantas pessoas brilham por aí… brilhos efêmeros. Por exemplo, quantos
cantores, compositores, atores, apresentadores, jogadores de futebol brilham ou
brilharam como um cometa? Gostar de futebol, tudo bem! Mas quantos assalariados
se privam de coisas para ir ao campo de futebol, fazendo com que certos
jogadores ganhem fortunas. Isto é acender luzes. São luzes que acendemos
impróprias, mas que “iluminam”. Poderiam ser chamadas de trevas, pois estão em
oposição à luz de Deus, que é a verdadeira luz.
Devemos ter
muito cuidado com o nosso agir, com o nosso ser. Deus quer que sejamos sal e
luz para glorificá-lo, para a construção do Seu Reino. E isto só é possível
vivendo conforme nos ensina. Por isso termina dizendo que a luz deve ser
mostrada. Devemos mostrar isso às pessoas em louvor a Deus.
Ser luz e
ser sal para glorificar a Deus é muito diferente do que se pensa e é difícil
agir com este entendimento, porque a tentação está sempre a nos sugerir que
sejamos luz e sal para nós mesmos. A todo momento sentimos aquela tentação: Por
que ser luz de outra forma? Seja luz para si mesmo, assim vai brilhar muito
mais. Por que ser gosto de outra forma? Seja gosto para si mesmo. Você é
bonito, inteligente e vai perder tudo isto por uma bobagem? Não! Pense em você,
colha para si mesmo os louros de seu trabalho, de sua vitória, de seu sucesso.
O pecado original surgiu daí: da vaidade e da soberba.
Este
Evangelho é muito claro. Essa luz e esse sal podem ser dados para ambos os
lados, adquirindo, obviamente, conotações opostas e consequências distintas.
Jesus disse que não se acende uma luz para colocá-la debaixo da mesa, mas na
luminária. Disse ainda que não se pode esconder uma cidade situada sobre uma
montanha, quer dizer, se estivermos crescendo diante de Deus ou do demônio,
vamos aparecer de forma positiva ou negativa, naturalmente.
Este é
também o Evangelho do discernimento. Devemos discernir a luz que brilha para
Deus e o sal que salga para o bem. Precisamos desse discernimento, para refletirmos
a luz de Deus e sermos o sal da terra louvando-o; caso contrário vamos brilhar
e salgar para outras finalidades, que não conduzem ao Pai que está no Céu. Mas
sim ao pai da mentira, ao pai das trevas que é satanás.
Pai, tenho
diante de mim o mundo todo a ser evangelizado. Transforma cada circunstância e
cada momento da minha vida em chance para dar testemunho do teu Reino.
Postado há 6th February 2011 por Bantu Mendonça Katchipwi
Sayla
LEITURA (VERDADE)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto, na Bíblia: Mt 5,13-16, e observo
as imagens que Jesus usa no seu discurso.
Jesus compara os seus discípulos a sal e luz. Ambos são
símbolos de coisas muito presentes na vida de todas as pessoas. Sem sal, não se
sente o sabor dos alimentos. Sem luz, não se vê nada, nem sombras, nem caminho,
nem cores. A vida se torna quase impossível. O discípulo tem esta missão dar
sabor e sentido ao mundo. Dar vida e sentido aos irmãos.
MEDITAÇÃO (CAMINHO)
O que o texto diz para mim, hoje? Sinto que minha vida é
carregada do sabor da Palavra de Deus, que minha presença é iluminadora para
outras pessoas, aponta caminhos de paz de justiça e de amor? A Conferência de
Aparecida lembra: "Jesus propõe entregar a vida para ganhá-la, porque
"quem aprecia sua vida terrena, perdê-la-á" (Jo 12,25). É próprio do
discípulo de Jesus gastar sua vida como sal da terra e luz do mundo. Diante do
individualismo, Jesus convoca a viver e caminhar juntos. A vida cristã só se
aprofunda e se desenvolve na comunhão fraterna. Jesus nos disse "um é seu
mestre e todos vocês são irmãos" (Mt 23,8). Diante da despersonalização,
Jesus ajuda a construir identidades integradas." (DAp 110).
ORAÇÃO (VIDA)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos e concluo, com a:
Oração da manhã
Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos nossas portas e janelas para que tu possas
Entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor, definas os contornos de
Nossos caminhos,
As cores de nossas palavras e gestos,
A dimensão de nossos projetos,
O calor de nossos relacionamentos e o
Rumo de nossa vida.
Podes entrar, Senhor em nossas famílias.
Precisamos do ar puro de tua verdade.
Precisamos de tua mão libertadora para
abrir compartimentos fechados.
Precisamos de tua beleza para amenizar
Nossa dureza.
Precisamos de tua paz para nossos conflitos.
de teu contato para curar feridas.
Precisamos, sobretudo, Senhor, de tua presença
Para aprendermos a partilhar e abençoar!
CONTEMPLAÇÃO (VIDA E
MISSÃO)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Cristo diz: "Eu sou a luz do mundo"( Jo 8,12) e
"Vocês são a luz do mundo". (Mt 5,14).Passarei o dia sendo luz, e
rezando, pelas pessoas que eu encontrar, com o apóstolo Paulo: "Quando for
visitá-las, levarei para vocês muitas bênçãos de Cristo". (Rm 15,29).
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito
Santo. Amém.
Ir. Patrícia Silva, fsp
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