segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Mc 9,30-37 - 25.02.2014 - O Filho do Homem vai ser entregue... Se alguém quiser ser o primeiro, que seja aquele que serve a todos!

Pai,
reforça minha fé,
de modo a me predispor
a ser beneficiado
por teu filho Jesus,
por meio do qual tua misericórdia
chega até a mim.
Verde. 3ª-feira da 7ª Semana Tempo Comum

Evangelho - Mc 9,30-37

O Filho do Homem vai ser entregue...
Se alguém quiser ser o primeiro, que
seja aquele que serve a todos!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 9,30-37

Naquele tempo:
30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galiléia.
Ele não queria que ninguém soubesse disso,
31pois estava ensinando a seus discípulos.
E dizia-lhes:
'O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens,
e eles o matarão.
Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará'.
32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras
e tinham medo de perguntar.
33Eles chegaram a Cafarnaum.
Estando em casa, Jesus perguntou-lhes:
'O que discutíeis pelo caminho?'
34Eles, porém, ficaram calados,
pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse:
'Se alguém quiser ser o primeiro,
que seja o último de todos
e aquele que serve a todos!'
36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles,
e abraçando-a disse:
37'Quem acolher em meu nome uma destas crianças,
é a mim que estará acolhendo.
E quem me acolher, está acolhendo, não a mim,
mas àquele que me enviou'.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB



Reflexão - Mc 9, 30-37

O que faz com que na maioria das vezes não compreendamos corretamente a mensagem de Jesus geralmente são as diferenças que existem entre os nossos interesses e os dele. Enquanto Jesus estava pensando na necessidade da cruz para a realização do Reino de Deus, seus discípulos estavam pensando em um reino com critérios humanos, fundamentado principalmente nas diferenças, nas relações de poder e na hierarquia social, econômica e política. Sempre que não nos colocamos em sintonia com o projeto de Jesus e não colocamos o amor como o critério último das nossas vidas, podemos nos equivocar na compreensão do Evangelho e buscar interpretações que existem muito mais para legitimar os nossos interesses do que para nos conduzir à verdade e ao Reino.
Fonte CNBB



Ó JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO... Mc 9,30-37

Jesus parte de Cesaréia de Filipe com seus discípulos atravessam a Galiléia a caminho de Jerusalém, para anunciar o projeto libertador. Sabendo a grandeza dos chefes de Israel também poderia afetar os seus discípulos. Pois entre eles já discutiam sobre este assunto, demonstra-lhes quem será maior no Reino dos Céus. O modelo de grandeza no Reino é a criança, sobretudo por causa da humildade, simplicidade e do acolhimento ao novo.

Num mundo onde todos lutam pelo poder, todos querem mandar e aparecer, convido-te minha irmã meu irmão. Tu que hoje passas por esta homilia a pedir a Jesus o dom da humildade, simplicidade, mansidão, pureza.

Por isso, Jesus! Como é grande a vossa humildade, ó divino Rei da Glória, quando vos submeteis assim aos vossos sacerdotes, sem fazer qualquer distinção entre os que vos amam e os que são pobres deles!

Ó meu Bem-Amado, sob o véu da branca hóstia, como me apareceis manso e humilde de coração! (Mt 11,29) Para me ensinar a humildade, não podeis abaixar-Vos mais; por isso, para responder ao vosso amor, eu quero ser capaz de desejar que as minhas irmãs me ponham sempre no último lugar e convencer-me de que esse lugar me pertence.

Eu sei ó meu Deus, que Vós derrubais a alma dos orgulhosos, mas aos que se humilham dais uma eternidade de glória; quero assim pôr-me na última fila, partilhar as Vossas humilhações a fim de "tomar parte convosco" (Jo 13,8) no reino dos Céus.

Mas, Senhor, conheceis bem a minha fraqueza: cada manhã, tomo a decisão de praticar a humildade e, à noite, reconheço que cometi ainda muitas faltas por orgulho. Perante isto, sinto-me tentada a perder a coragem, mas sei que o desencorajamento é também orgulho. Por isso eu quero ó meu Deus, fundar a minha esperança só em Vós; uma vez que tudo podeis, dignai-Vos fazer nascer na minha alma a virtude que eu desejo. Para obter essa graça da vossa infinita misericórdia, repetir-vos-ei muitas vezes: "Ó Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso!"
Fonte Homilia Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla



LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Preparo-me para a Leitura Orante,
com a prece de Jean Crasset:
Senhor,
deixo-me conduzir pela vossa sabedoria.
Repouso na vossa bondade.
Apoio-me na vossa força.
Confio na vossa misericórdia.

1- LEITURA (VERDADE)

- O que a Palavra diz?
Leio atentamente o texto bíblico de hoje: Mc 9,30-37.
Caminhando pela Galiléia, Jesus " ensinava os seus discípulos". Fala-lhes de sua Paixão, Morte e Ressurreição. Os discípulos não entendiam e tinham medo deste assunto. Preferiam não perguntar nada, mas discutiam, entre si, sobre quem seria o maior. Como era difícil para os amigos de Jesus entender a sua proposta! O Mestre, então, lhes ensinou que, quem quiser ser o primeiro, seja o último e aquele que serve. Falou ainda de acolhimento aos pequenos.


2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

- O que a Palavra diz para mim?
Como fica a proposta de Jesus para o mundo de hoje?
Nosso mundo estimula a competição individual, econômica, social. Nos ambientes de trabalho, às vezes, há uma cruel disputa de cargos e salários. A desigualdade social é imensa. No Brasil esta desigualdade é uma das maiores do mundo. Milionários, bilionários ganham milhões em somente um mês, enquanto a grande maioria da população passa fome, necessidades e está exposta à violência. O Brasil, apesar de estar entre as dez maiores economias do mundo, é um dos campeões de desigualdade social. Isto gera violência e insegurança.
Josué de Castro, intelectual brasileiro que pioneiramente mapeou o drama da fome no Brasil, fez a seguinte constatação:
"Metade da humanidade não come e a outra metade não dorme com medo da que não come".
Bem diferente a proposta de Jesus: multiplicou os pães para saciar a fome da multidão e afirmou:
"Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, aquele que serve a todos!"
Vê-se que a questão continua a mesma do tempo de Jesus: a ganância para ser o maior, com o sacrifício dos outros.



3- ORAÇÃO (VIDA)

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Faço orações pessoais e rezo:
Bom é louvar-vos, Senhor, nosso Deus,
que nos abrigais à sombra de vossas asas,
defendeis e protegeis a todos nós, vossa família,
como uma mãe, que cuida e guarda seus filhos.
Senhor, que a vossa graça venha até nós
e transforme nosso coração.
Amém.

4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Posso começar hoje, a vencer toda violência, fruto da desigualdade e da ganância de poder,
dispensando maior atenção aos pequenos.

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Fonte Leitura Orante Ir. Patrícia Silva, fsp – Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário