domingo, 23 de fevereiro de 2014

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Mc 9,14-29 - 24.02.2014 - 'Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé.'

Pai,
reforça minha fé,
de modo a me predispor a ser
beneficiado por teu filho Jesus,
por meio do qual tua misericórdia
chega até a mim.
Verde. 2ª-feira da 7ª Semana Tempo Comum

Evangelho - Mc 9,14-29

'Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé.'

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 9,14-29

Naquele tempo:
14Descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João
e chegando perto dos outros discípulos,
viram que estavam rodeados por uma grande multidão.
Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles.
15Logo que a multidão viu Jesus,
ficou surpresa e correu para saudá-lo.
16Jesus perguntou aos discípulos:
'O que discutis com eles?'
17Alguém da multidão respondeu:
'Mestre, eu trouxe a ti meu filho
que tem um espírito mudo.
18Cada vez que o espírito o ataca,
joga-o no chão e ele começa a espumar,
range os dentes e fica completamente rijo.
Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito.
Mas eles não conseguiram.'
19Jesus disse: 'Ó geração incrédula!
Até quando estarei convosco?
Até quando terei que suportar-vos?
Trazei aqui o menino.'
20E levaram-lhe o menino.
Quando o espírito viu Jesus,
sacudiu violentamente o menino,
que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca.
21Jesus perguntou ao pai:
'Desde quando ele está assim?'
O pai respondeu: 'Desde criança.
22E muitas vezes,
o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo.
Se podes fazer alguma coisa,
tem piedade de nós e ajuda-nos.'
23Jesus disse: 'Se podes!...
Tudo é possível para quem tem fé.'
24O pai do menino disse em alta voz:
'Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé.'
25Jesus viu que a multidão acorria para junto dele.
Então ordenou ao espírito impuro:
'Espírito mudo e surdo, eu te ordeno
que saias do menino e nunca mais entres nele.'
26O espírito sacudiu o menino com violência,
deu um grito e saiu.
O menino ficou como morto,
e por isso todos diziam: 'Ele morreu!'
27Mas Jesus pegou a mão do menino,
levantou-o e o menino ficou de pé.
28Depois que Jesus entrou em casa,
os discípulos lhe perguntaram a sós:
'Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?'
29Jesus respondeu:
'Essa espécie de demônios
não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração.'
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB



Reflexão - Mc 9, 14-29

Todos nós queremos dar soluções rápidas para todos os problemas e, por isso, podemos ser surpreendidos porque não conseguimos revolvê-los de forma satisfatória ou eles voltam a acontecer. Isso acontece principalmente porque não paramos para refletir sobre o problema e não buscamos todos os meios necessários para a sua superação. Jesus, antes de realizar o exorcismo, conversou com o pai da criança e exigiu dele uma postura de fé. Depois, chamou a atenção dos discípulos sobre a necessidade da oração. Devemos conhecer profundamente os desafios que nos são colocados no trabalho evangelizador e nos preparar em todos os sentidos para a sua superação.
Fonte CNBB



A CURA DE UM MENINO Mc 9,14-29
HOMILIA

            Marcos reúne aqui fragmentos extraídos de várias outras narrativas de cura e exorcismo. Fica em destaque a fragilidade do entendimento dos discípulos, fica realçada a importância da fé e da oração. A fé expulsa o espírito mudo e surdo e a oração fortalece nossa fé.
"Sempre que o espírito ataca o meu filho, joga-o no chão", imagino que seja isto mesmo que os espíritos maus fazem conosco, nos joga no chão. O pai do menino descreve com detalhes o mal que aquele espírito faz ao seu filho e ele não agüenta mais, procura primeiro os discípulos, mas não adianta. Desesperado, pede a Jesus. É tanto sofrimento que ele mal acredita que pode receber a cura "SE tu quiseres...". Mas, Jesus tudo pode!
            Para Anselmo Grum, um monge beneditino, podemos tirar muitas lições desta passagem: o mau que nos deixa fracos, no chão, muitas vezes nos impede de falar, de expor nossos sentimentos, tenta até mesmo nos tirar a vida, não necessariamente a vida em si, mas uma vida saudável, a alegria, o vigor.
            Nossas armas para vencer esse mau é a humildade, fé e oração. O pai do menino sabia que não tinha fé suficiente e foi humilde em pedir mais, pediu que Cristo o ajudasse na sua fraqueza, na sua limitação e falar com Deus, mesmo que de forma simples, mas dirigindo-se a Ele, já é uma forma de oração.
            Quando Jesus cura o menino, ele fica como morto, porque faz parte deste processo levantar-se, recuperar da queda. "Mas Jesus pegou o menino pela mão e o ajudou a ficar de pé."
            Peçamos a Graça de ter humildade e ir em busca de mais fé, com súplicas e orações, pois àquele que tem fé, tudo é possível. Que busquemos sempre mais uma vida de oração. E principalmente, quando algum mau nos acometer, tenhamos força, fé e humildade para acolher a mão de Jesus, que vem nos levantar sempre.
            Pai, reforça minha fé, de modo a me predispor a ser beneficiado por teu filho Jesus, por meio do qual tua misericórdia chega até a mim.
Fonte Homilia Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla



LEITURA ORANTE
ORAÇÃO INICIAL

Preparo-me para a leitura Orante, rezando com Jacques Lebret:
Pai, fonte de luz e de calor,
envia-nos hoje a tua Palavra viva, e faze que
aceitemos sem medo o sermos por ela abrasados.

1- LEITURA (VERDADE)

- O que a Palavra diz? Leio, na minha Bíblia, Marcos 9,14-29.
Um homem levou a Jesus seu filho, que estava com um "espírito mudo", dizendo que os discípulos não tinham conseguido expulsá-lo. O menino ficava agitado por causa do demônio. Jesus afirmou que "tudo é possível ao que crê".
"Eu creio", disse o homem, e confessou sua fé insuficiente. Jesus expulsou o demônio
Em casa, os discípulos perguntaram por que eles não tinham conseguido expulsar o demônio. Jesus respondeu que aquele tipo de demônio só se expulsava com oração.

2- MEDITAÇÃO (CAMINHO)

- O que a Palavra diz para mim? Neste texto, a fé aparece como dom de Deus que se conquista pela oração.A oração do pai do menino pode ser modelo de nossa oração: "Eu creio, senhor, mas ajuda-me na minha falta de fé".No final, Jesus explica aos discípulos que também nós cristãos só podemos agir com plena força se pedirmos esta força ao Pai, em oração.Como é a minha oração? Freqüente? Confiante? Humilde?
Disseram os bispos, em Aparecida: " Cremos e anunciamos "a boa nova de Jesus, Messias, Filho de Deus" (Mc 1,1). Como filhos obedientes á voz do Pai queremos escutar a Jesus (cf. Lc 9,35) porque Ele é o único Mestre (cf. Mt 23,8). Como seus discípulos sabemos que suas palavras são Espírito e Vida (cf. Jo 6,63.68). Com a alegria da fé somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, n Ele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação." (DAp 103).



3- ORAÇÃO (VIDA)

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus? Reze ainda com Jacques Lebret:
Venha a tua Palavra, Senhor, e,
uma vez aceso em nossos corações o teu fogo inextinguível,
nós mesmos seremos portadores deste fogo uns para os outros.
Torna-nos, Senhor, palavras quentes e luminosas,
capazes de incendiar o mundo,
a fim de que cada pessoa possa sentir-se cercada
pelas chamas infinitas do teu amor. Amém.

4- CONTEMPLAÇÃO (VIDA E MISSÃO)

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (Vida).
Quero transformar minha vida em oração para comunicar a força, a bondade e a misericórdia de Deus.

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Fonte Leitura Orante Ir. Patrícia Silva, fsp – Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário