domingo, 13 de outubro de 2013

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Lc 11,29-32 - 14.10.2013 - Nenhum sinal será dado a esta geração a não ser o sinal de Jonas.

Verde. 2ª-feira da 28ª Semana Tempo Comum

Evangelho - Lc 11,29-32

Nenhum sinal será dado a esta geração a não ser o sinal de Jonas.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,29-32

Naquele tempo:
29Quando as multidões se reuniram em grande quantidade,
Jesus começou a dizer:
'Esta geração é uma geração má.
Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado,
a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas
foi um sinal para os ninivitas,
assim também será o Filho do Homem para esta geração.
31No dia do julgamento,
a rainha do Sul se levantará
juntamente com os homens desta geração,
e os condenará.
Porque ela veio de uma terra distante
para ouvir a sabedoria de Salomão.
E aqui está quem é maior do que Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas
se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão.
Porque eles se converteram
quando ouviram a pregação de Jonas.
E aqui está quem é maior do que Jonas.'
Palavra da Salvação.



Reflexão - Lc 11, 29-32

Para muitas pessoas, Deus deve manifestar-se constantemente para todos, pois somente assim o mundo poderá crer. Na verdade, essas pessoas querem uma demonstração evidente da existência de Deus e da sua presença no nosso dia a dia, porém o Evangelho de hoje nos mostra que assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, Jesus é um sinal para nós, e Jonas foi um sinal para os ninivitas apenas por suas palavras, que os ninivitas ouviram e creram. Deste modo, Jesus é um sinal para nós por sua palavra e é nela que devemos crer e não ficar exigindo que ele fique realizando "milagres" para que fundamentemos a nossa fé.



O PEDIDO DE UM MILAGRE Lc 11,29-32
HOMILIA

Jesus denomina de "más" as pessoas que pedem um milagre como sinal da aprovação de Deus. Afirma que o Filho do Homem é o sinal para as pessoas de hoje. Não é um sinal espetacular que deve levar as pessoas à conversão, mas à adesão ao projeto da nova história, manifestado na palavra de Jesus.
Jesus Cristo, o maior de todos os enviados de Deus, condenava uma geração que só acreditava em palavras antigas. Geração que como Jonas só acreditaria em milagres. Uma geração de homens parecida com a de hoje. Apesar dos muitos milagres, que hoje ainda acontecem, muitos ainda não crêem na Palavra de Deus. Na sabedoria, vemos muitos que hoje acham que caminham com Deus, sabemos que de fato não é verdade. No dia do julgamento, muitos serão condenados por não estarem completamente no caminho. O pior, é que os que sabem ainda esperam uma confirmação de Deus sobre sua presença. Pobres homens que esperam que a sabedoria chegue.
Deus escolhe aquele que merece o sinal da Verdade como muitos os que tiveram a presença de Maria e de Jesus em suas vidas. Não busquemos ser como os ninivitas, os tempos que estamos são de grandes provações. E as pessoas não estão amando como deveriam ao Pai.
No dia das acusações, vocês saberão que Deus terá misericórdia dos quais ele acha que permaneceram no caminho. Porém, aos desviados da Verdade, que seguem por outros tipos de ensinamentos, a estes o Senhor, pela justiça, jamais os dará o Reino de Deus. Era preciso que existisse unidade cristã, mas como esta nas Escrituras, os homens se dividiram. Deus cumpre sua Palavra e não há ninguém que controle o desígnio a não ser o Pai.
O que a Palavra diz para mim? Como é a minha fé? Fico à procura de milagres, sinais especiais em meu favor? Ou acredito em Deus, independentemente dos sinais? Os bispos, em Aparecida, apontam para um sinal muito importante na vida de todo cristão – o anúncio do amor de Deus: “Anunciamos a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é uma ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas.” (DA 29).
Pai, torna-me dócil e sensível para acolher as palavras de Jesus, sem exigir sinais espetaculares como pré-requisito para aderir a ele.

Fonte Homilia: Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla

Nenhum comentário:

Postar um comentário