Branco. 6ª-feira da 26ª Semana Tempo Comum
S. Francisco de Assis, Rlg, memória
Evangelho - Lc 10,13-16
Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas
10,13-16
Naquele tempo, disse Jesus:
13Ai de ti, Corazim! Aí de ti, Betsaida!
Porque se em Tiro e Sidônia
tivessem sido realizados os milagres
que foram feitos no vosso meio,
há muito tempo teriam feito penitência,
vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas.
14Pois bem: no dia do julgamento,
Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós.
15Ai de ti, Cafarnaum!
Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno.
16Quem vos escuta, a mim escuta;
e quem vos rejeita, a mim despreza;
mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
Palavra da Salvação.
Reflexão - Lc 10,
13-16
Existem pessoas que vivem profundamente uma religião, mas na
verdade essas pessoas não possuem fé. Fazem da religião um ritualismo e um
cumprimento de preceitos e conhecem todos os seus dogmas e suas normativas
morais, porém não possuem fé, porque não se sentem interpelados por Deus para a
mudança de vida tanto em nível pessoal como comunitário. São pessoas que como
diz o profeta Isaías, louvam a Deus com os lábios, mas seus corações estão
longe dele, porque na verdade, não compreenderam que Deus é amor. O coração que
se aproxima de Deus é o coração que é capaz de amar, não com romantismo, mas
com compromisso de solidariedade, de busca de libertação, de luta contra a
exclusão. Este sim, é o verdadeiro amor, e esta é a verdadeira conversão.
AS CIDADES QUE NÃO
CRERAM Lc 10,13-16
HOMILIA
No Primeiro Testamento eram comuns as imprecações contra
nações ou cidades adversárias de Israel ou de Judá. Nos Evangelhos, temos aqui
as imprecações, com os "ais" como anúncio de desgraça, contra três
cidades vizinhas ao Lago da Galileia, Cafarnaum, Corazim e Betsaida, próximas
entre si. Depois haverá também a imprecação sobre "Jerusalém, que matas os
profetas.
Com estas censuras às três cidades, Lucas encerra as
orientações aos setenta e dois enviados em missão. Lucas julgou as censuras
oportunas para completar a advertência aos discípulos sobre a possível rejeição
que poderiam encontrar por parte de alguma cidade na qual entrassem em missão.
Em Mateus estas censuras estão articuladas à advertência a "esta
geração", formada pelos chefes religiosos de Israel, que rejeitam Jesus. A
censura a Corazim, Betsaida e Cafarnaum é um caso único de censura a cidades.
Depois será feita também a censura a Jerusalém. As três cidades eram locais de
comércio. Em ambiente de riqueza, as cidades fecham-se à novidade do Reino. Por
rejeitarem os milagres feitos por Jesus, Corazim e Betsaida terão condenação
maior do que as cidades gentílicas de Tiro e Sidônia, execradas por Isaías (Is
23,1-18). E Cafarnaúm será julgada com maior rigor do que Sodoma, protótipo
bíblico de cidade da corrupção. Encerrando as palavras de envio, Jesus
identifica-se com o próprio discípulo em missão.
Assim Jesus começa o
Evangelho de hoje. Essas palavras foram ditas após o retorno dos discípulos
enviados, os quais não foram bem recebidos nestas cidades. Com essas palavras,
Jesus expressa o seu sentimento de desgosto. Imagino Jesus pronunciando esses
"Ais" com toda a sua autoridade deveria fazer o coração parar de
bater por uma fração de segundo. Nós, cristãos, deveríamos tremer diante da
possibilidade de escutar um "ai" de Jesus dirigido a nós.
Pai, move-me à conversão e à penitência diante do testemunho
de Jesus, de modo que eu não incorra em castigo por minha incapacidade de
reconhecer o apelo da salvação.
Fonte Homilia: Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
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