Verde. 3ª-feira da 25ª Semana Tempo Comum
Evangelho - Lc 8,19-21
Minha mãe e meus irmãos são aqueles
que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas
8,19-21
Naquele tempo:
19A mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se,
mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão.
20Então anunciaram a Jesus:
'Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver.'
21Jesus respondeu:
'Minha mãe e meus irmãos são aqueles
que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.'
Palavra da Salvação.
Reflexão - Lc 8,
19-21
Existem muitas pessoas que querem demonstrar-se religiosas,
mostrar a todos que participam da vida da Igreja e têm amizade com o clero e
até usam dos cargos e funções sociais para conseguir isso. Porém, essas pessoas
querem apenas se promover, não querem nenhum compromisso com o Evangelho e com
o Reino de Deus. A atitude de Jesus nos mostra quem é importante para ele:
aquele que ouve a Palavra de Deus e a coloca em prática, aquele que é capaz de
amar, perdoar, partilhar, acolher, socorrer, consolar, compreender, ensinar,
comprometer-se, doar-se, reunir, celebrar, orar, ser feliz com os que são
felizes, chorar com os que choram, são empáticos, solidários, vivem o amor de
Deus.
HOMILIA
A PROVA DE SER FILHO
DE DEUS Lc 8,19-21
“Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a mensagem de
Deus e a praticam”. Ao declarar que todo aquele que faz a vontade de Deus é a
Sua família, Ele não estava renunciando à Sua família segundo a carne. Como
filho mais velho, Ele continuou a cuidar do bem estar da Sua mãe. Isto foi
comprovado quando, ao dar a Sua vida na cruz, Ele passou essa responsabilidade
ao discípulo a quem ele amava. Simplesmente Jesus define claramente que o
parentesco de ordem humana, seja a mãe, os irmãos ou irmãs que ele tinha, não
tem qualquer significação no Reino de Deus.
O relacionamento mais chegado do Senhor Jesus é com o Seu
Pai, que está nos céus, o próprio Deus Pai. O único “parentesco” permanente que
Ele pode ter é de ordem espiritual - e é com aqueles que fazem a vontade de
Deus. A estes, Ele chama de meus irmãos.
Deixando de lado os laços sangüíneos, representado pelo
parentesco segundo a carne com sua mãe e seus irmãos, o Senhor Jesus passará
agora a ampliar o Seu ministério a todos aqueles que O receberem, sem distinção
entre judeus e gentios. Não se dará mais exclusividade a Israel, devido à sua
incredulidade e rejeição.
O relacionamento segundo a carne passa a ser inteiramente
superado por afinidades espirituais. A obediência a Deus é agora o fator
predominante e definitivo para estabelecer tais afinidades, sem outra distinção
qualquer.
O mesmo se aplica a todo aquele que recebe Cristo como o seu
Senhor e Salvador. Ele disse: Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua
mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a
mim, não pode ser meu discípulo. Nosso relacionamento espiritual com Cristo
produz um vínculo maior do que nosso parentesco de sangue.
Um aspecto muito importante que deve ser esclarecido é sobre
os irmãos de Jesus. Há dias uma das assíduas comentadoras da homilia diária
perguntava sobre este aspecto. Os irmãos de Jesus, como fica claro pelo próprio
texto bíblico, eram filhos de Alfeu e sua esposa, e não de José e Maria. A
dúvida sobre se Maria teve outros filhos só revela a Em diversos lugares o
Evangelho fala desses ‘irmãos’. Assim, S. Marcos e S. Lucas referem que
‘estando Jesus a falar, disse-lhe alguém: eis que estão lá fora tua mãe e teus
irmãos que querem ver-te” (Mt 12, 46-47; Mc 3, 31-32; Lc 8, 19-20; e também em
Jo 7, 1-10).
Toda a pessoa que pergunte sobre os irmãos de Jesus somente
revela a sua ignorância da própria Bíblia. Até porque as línguas hebraica e
aramaica não possuem palavras que traduzam o nosso ‘primo’ ou ‘prima’, e
serve-se da palavra ‘irmão’ ou ‘irmã’.
No Antigo Testamento encontramos e sobretudo em Gn 37, 16;
42, 15; 43, 5; 12, 8-14; 39, 15), sobrinhos, primos irmãos (1 Par 23, 21), e
primos segundos (Lv 10, 4) - e até ‘parentes’ em geral (Job 19, 13-14; 42, 11).
Há muitos exemplos na Sagrada Escritura. Lê-se no Gêneses que ‘Taré era pai de
Abraão e de Harão, e que Harão gerou a Lot (Gn 11, 27), que, por conseguinte,
vinha a ser sobrinho de Abraão. Contudo, no mesmo Gênesis, mais adiante, chama
a Lot ‘irmão de Abraão’ (Gn 13, 3). ‘Disse Abraão a Lot: nós somos irmãos” (Gn
14, 14). Jacó se declara irmão de Labão, quando, na verdade, era filho de
Rebeca, irmã de Labão (Gn 29, 12-15).
No Novo Testamento, fica claríssimo que os ‘irmãos de Jesus’
não eram filhos de Nossa Senhora. Os supostos ‘irmãos de Jesus’ são indicados
por S. Marcos: “Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, e de
José, e de Judas e de Simão e não estão aqui conosco suas irmãs?” Tiago e
Judas, conforme afirma S. Lucas, eram filhos de Alfeu e Cleófas: ‘Chamou Tiago,
filho de Alfeu… e Judas, irmão de Tiago” (Lc 6, 15-16). E ainda: “Chamou Judas,
irmão de Tiago” ( Lc 6, 16). Quanto a ‘José’, S. Mateus diz que é irmão de
Tiago: “Entre os quais estava… Maria, mãe de Tiago e de José (Mt 27, 56). Em S.
Mateus se lê: “Estavam ali (no calvário), a observar de longe…., Maria Mágdala,
Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu”. Essa Maria, mãe
de Tiago e José, não é a esposa de S. José, mas de Cleofas, conforme S. João
(19, 25). Era também a irmã de Nossa Senhora, como se lê em S. João (19, 25):
“Estavam junto à Cruz de Jesus sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria (esposa) de
Cleofas, e Maria de Mágadala”. Simão, irmão dos três outros, ‘Tiago, José e
Judas’ são verdadeiramente irmãos entre si, filhos do mesmo pai e da mesma mãe.
Alfeu ou Cleophas é o pai deles.
Da mesma forma, se Nossa Senhora tivesse outros filhos, ela
não teria ficado aos cuidados de S. João Evangelista, que não era da família,
mas com seu filho mais velho, segundo ordenava a Lei de Moisés. Eis um dilema
sem saída para os protestantes, pois os ‘irmãos de Jesus’ são filhos de Maria
Cléofas e Alfeu.
Também decorre uma pergunta: Por que nunca os evangelhos
chamam os ‘irmãos de Jesus’ de ‘filhos de Maria’ ou de ‘José’, como fazem em
relação à Nosso Senhor? E por que, durante toda a vida da Sagrada Família,
apenas conta-se três membros: Jesus, Maria e José?
Portanto, a própria Sagrada Escritura demonstra que os
supostos ‘irmãos’ de Jesus são seus primos e não seus irmãos carnais. Sua
afirmação de que o trecho de S. Mateus tem duas passagens, uma referindo-se à
filiação carnal e a segunda à filiação espiritual fica sem sentido, visto que
não conferem com o texto bíblico. Até porque o parentesco de sangue não é
sequer mencionado pelos seus irmãos nas cartas que escreveram e que se
encontram no Novo Testamento, indicando que não davam valor a isso. Ao invés
disso, eles se dizem servos de Jesus Cristo.
Pai que minha condição de membro da grande família do Reino
se expresse no meu modo de proceder. Pela disposição a amar, quero dar provas
de ser teu filho.
Fonte Homilia: Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
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